Início / Foice & Martelo (Exclusivo Assinantes)

Foice & Martelo (Exclusivo Assinantes)

Quem são os partidos de “esquerda”?

Frequentemente os jornais relatam a reunião de partidos “de esquerda”, aí incluídos o PT, o PSOL, o PCdoB e ainda PSB e PDT. Mas serão todos eles de esquerda? O conceito de esquerda e direita nasceu na Revolução Francesa, quando os partidos mais radicais, em particular os jacobinos, sentavam-se à …

Continue lendo... »

Um plano mundial para acabar com a previdência

Durante a última Copa do Mundo, os meios de comunicação não conseguiram esconder que uma reforma da previdência acontecia no país que sediava o evento, a Rússia. O fato gerou espanto nos trabalhadores brasileiros que passam nesse exato momento pelo maior ataque ao sistema previdenciário dos últimos 20 anos: o …

Continue lendo... »

Uma candidata de esquerda em Nova York?

No mês passado, um fenômeno bastante interessante sacudiu a política norte-americana. Uma jovem nova-iorquina de apenas 28 anos chamada Alexandria Ocasio-Cortez, filha de uma porto-riquenha, pertencente ao DSA (Socialistas Democráticos da América) derrotou durante as primárias do Partido Democrata*, Joe Crowley, que é deputado há 10 mandatos e que compunha …

Continue lendo... »

Grã-Bretanha: Junte-se aos marxistas! Lute pela revolução!

O quinto ano da Federação de Estudantes Marxistas (MSF -Marxists Students Federation) celebra um período de grande agitação política na Inglaterra e em toda Grã-Bretanha. No ano passado, os camaradas da Federação intervieram nas eleições gerais apoiando a candidatura de Jeremy Corbyn. Impulsionaram a campanha “Defend Corbyn, Fight for Socialism!” …

Continue lendo... »

O comércio da saúde: lucro em sangue

Numa trajetória que atravessa milhares de anos, o acesso à saúde sempre obedeceu à ordem de que “a história da humanidade até os dias atuais tem sido a história da luta de classes”. Sob o capitalismo, essa realidade é cada vez mais escancarada nas crises e a classe trabalhadora sangra …

Continue lendo... »

Trump, a OTAN e as armas

Quando Trump, fiel a seu estilo, chegou na reunião da OTAN atacando seus aliados europeus, os analistas viram nisso mais uma de suas fanfarronadas. Mas os número frios demonstram que o presidente dos EUA tem um objetivo bem real, que nada tem a ver com a Rússia. Trata-se do comércio …

Continue lendo... »