Mundo

Convocação de reservistas para a Guerra na Ucrânia evidencia fragilidade do capitalismo russo

Há sete meses da entrada das tropas russas na Ucrânia, Putin anuncia mobilização “parcial” de 300 mil reservistas para a frente, inicialmente aqueles mais capacitados com treinamento e experiência militar. Ainda assim, há fuga em massa do país; as imagens e vídeos mostram despedidas devastadoras de pais, irmãos e filhos …

Leia Mais »

Irã: a necessidade de um programa revolucionário

O movimento contra o regime iraniano continua nas ruas, apesar da forte repressão das forças do regime. Tendo se espalhado por mais de 140 cidades, vilas e vilarejos em todo o país, o que começou como um protesto contra o assassinato de uma jovem curda se transformou em um poderoso …

Leia Mais »

“Escória da Terra”: os capitalistas que criaram a crise dos opióides

Mais de 100.000 pessoas morreram no ano passado por overdose de drogas nos EUA. Foi o segundo ano consecutivo em que o número de mortos ultrapassou esse número, de acordo com estatísticas do CDC. Essas overdoses estão desproporcionalmente concentradas em regiões pobres, particularmente Appalachia, que foi devastada por uma crise …

Leia Mais »

Eleições italianas: por que a direita venceu e o que ela prepara?

Dia 25, o que é descrito como o governo “mais direitista” desde a Segunda Guerra Mundial foi eleito na Itália, com Fratelli d’Italia [Irmãos da Itália], liderados por Giorgia Meloni, surgindo como o primeiro partido, com 26% dos votos válidos. Como explicar esse aumento de votos para um partido que …

Leia Mais »

Itália: Pântano Eleitoral e o Advento da Luta de Classes

A queda do governo Draghi na Itália resultou na convocação de eleições antecipadas para o dia 25 de setembro. Enquanto o pânico sobre a inevitável vitória da coalizão direitista liderada pelo partido “Irmãos da Itália” de Meloni se espalha, o fato é que os trabalhadores e a juventude tem poucas …

Leia Mais »

Tremores revolucionários no Irã após assassinato de jovem curda

Eclodiram protestos em todo o Irã, após o assassinato de uma jovem curda, Jina Mahsa Amini, pela infame polícia da moralidade do país. Começando nas áreas curdas do Irã, os protestos se espalharam por mais de 30 cidades, incluindo todas as maiores: Teerã, Mashhad, Isfahan, Karaj, Tabriz e a chamada …

Leia Mais »

Paquistão: massas são devastadas por chuvas e enchentes enquanto os governantes continuam pilhando e saqueando

O Paquistão foi devastado por chuvas torrenciais e enchentes enquanto os governantes continuam pilhando e saqueando as massas empobrecidas em meio ao desastre e à angústia. De acordo com notícias, cerca de ⅓ do país foi devastada pelas chuvas e inundações dos últimos três meses, sendo 33 milhões de pessoas …

Leia Mais »

As implicações da derrota da Rússia na frente de Kharkiv

Nos últimos dias, as forças ucranianas fizeram avanços significativos na frente de Kharkiv, forçando os russos a uma retirada desorganizada. De onde veio essa contraofensiva surpresa e qual é o seu significado para a guerra em geral? “Talvez quanto menos temos, mais somos forçados a nos gabar.” ― John Steinbeck, …

Leia Mais »

EUA: a “Lei de Redução da Inflação” dos Democratas – uma tentativa desesperada de salvar as aparências

A presidência de Biden tem sido um desastre, um reflexo do sistema em crise que ela representa. Seu índice de aprovação atualmente é de apenas 41% – um pouco acima de um recorde de baixa de 38%. O Congresso, controlado pelo partido de Biden, tem 17% de aprovação. Outra pesquisa …

Leia Mais »

Grã-Bretanha: Morte da Rainha – De uma era para outra

Assim como o reinado mais longo do país, Rainha Elizabeth II representou uma eternidade em estabilidade. A sua morte marcou uma nova era de crises. Outro pilar de ruínas do elitismo britânico, gerando levantes revolucionários! Foi inevitável. Um apresentador do canal de notícias britânico BBC interrompeu a programação local Bargain …

Leia Mais »