Mundo | Ver Mais

A vergonhosa especulação da pandemia pela Pfizer

Lenin disse uma vez que “a guerra é terrível, terrivelmente lucrativa”. A atual pandemia leva à guerra, não apenas em termos das vidas que tirou, mas também em termos dos grotescos ganhos inesperados que proporcionou aos especuladores capitalistas. A empresa americana Pfizer emergiu como o exemplo mais flagrante da Big …

Leia Mais »

Cazaquistão: presidente chama tropas estrangeiras para esmagar protestos

Este texto foi originalmente publicado no dia 07 de janeiro de 2022. Da Redação Ontem, o exército e as forças de segurança do Cazaquistão, apoiados por forças especiais russas, avançaram para reprimir o que se tornou o maior movimento de massa no Cazaquistão desde o colapso da União Soviética. Na quinta-feira, …

Leia Mais »

Cazaquistão: protestos contra o preço dos combustíveis levam à revolta

Este informe foi recebido esta noite de um correspondente no Cazaquistão após um blecaute de Internet de 7 horas. Da noite para o dia, os protestos que começaram contra o aumento do preço do gás se transformaram em um levante que já levou à renúncia do governo, mas que não …

Leia Mais »

Chile: Mobilização do voto popular e operário derrota candidato de Pinochet

O candidato de Apruebo Dignidad, Gabriel Boric, venceu as eleições presidenciais chilenas com 56% dos votos. Maioria recorde em termos absolutos, com cerca de 4 milhões 600 mil votos e quase 1 milhão de votos à frente do candidato de Pinochet, Juan Antonio Kast, que obteve 44%. Após a baixa …

Leia Mais »

Tornados nos EUA: trabalhadores assassinados pelo capitalismo!

Nos últimos dias, um surto de tornados massivos nos Estados Unidos causou uma série de mortes nos locais de trabalho, devido à recusa dos patrões em tomar as medidas mínimas necessárias para manter os empregados seguros. Tragédias como essas equivalem a assassinatos corporativos. Elas expõem a insensibilidade inerente ao capitalismo, …

Leia Mais »

Assange pode ser extraditado para os EUA

Julian Assange, jornalista e fundador da organização de denúncias WikiLeaks, agora pode ser extraditado para os Estados Unidos para enfrentar acusações de espionagem, determinou a Alta Corte de Justiça em 10 de dezembro. Esta decisão foi a favor de um apelo do governo dos Estados Unidos para anular a decisão …

Leia Mais »

Tragédia no Canal da Mancha: socialismo ou barbárie

A trágica morte por afogamento de 27 migrantes no Canal da Mancha aproximou a Grã-Bretanha da miséria e da devastação que os refugiados enfrentam em todo o mundo. O capitalismo é um horror sem fim. Só a revolução socialista pode derrubar as fronteiras e evitar esta catástrofe. No dia 24 …

Leia Mais »

Paquistão: realizado vitorioso encontro nacional de trabalhadores

No dia 4 de dezembro, centenas de trabalhadores do setor público e privado, bem como representantes sindicais, estudantes e líderes camponeses de todo o Paquistão, se reuniram em Lahore para participar da convenção central dos trabalhadores organizada pela Frente Vermelha dos Trabalhadores [Red Worker’s Front – RWF]. A convenção foi …

Leia Mais »

Prenúncio de lutas revolucionárias no Marrocos

Nos últimos dias, cidades e vilas por todo o Marrocos testemunharam movimentos em massa envolvendo estudantes universitários e jovens desempregados. Como todos os movimentos sérios e profundamente enraizados, este foi marcado pela participação massiva de mulheres jovens, que estiveram na linha de frente e trouxeram consigo altos níveis de militância. …

Leia Mais »