Mundo | Ver Mais

Lições do protesto de outubro de 2020 na Nigéria

Em 6 de outubro de 2020, apenas cinco dias após a celebração da chamada Independência da Nigéria, os nigerianos acordaram para um dos movimentos da juventude mais inéditos na história do país. Este artigo tenta destacar algumas das principais lições que podem ser extraídas dessa experiência. O movimento foi uma …

Leia Mais »

Vitória esmagadora da classe trabalhadora no Chile

No dia 15 de outubro, publicamos o artigo “Chile: plebiscito constituinte e a luta pelo Fora Piñera!” no jornal Foice & Martelo, em que explicamos que era necessário acabar com a atual constituição dos anos 1980: A pergunta que fica é, qual a posição dos marxistas nessa discussão? Como explicado …

Leia Mais »

Por que o governo dos EUA está processando o Google?

“A exportação de capitais, uma das bases econômicas mais essenciais do imperialismo, acentua ainda mais este divórcio completo entre o setor dos rentistas e a produção, imprime umna marca de parasitismo a todo o país, que vive da exploração do trabalho de uns quantos países e colônias do ultramar.” (Imperialismo: …

Leia Mais »

Ira insurrecional varre Nigéria após massacre de jovens

A juventude da Nigéria se revoltou contra a brutalidade da odiada unidade pelo Esquadrão Especial Antirroubo (SARS, na sigla em inglês). Nem as concessões nem o chicote da reação fizeram com que o movimento #EndSARS recuasse; pelo contrário, apenas lhe deu mais força. Esta manifestação espontânea de raiva deve ser …

Leia Mais »

Para além do plebiscito constitucional: Por uma solução real às demandas do Outubro Vermelho chileno

Em 18 de outubro de 2019 abriu-se uma nova etapa no Chile pós-ditadura. O Outubro Vermelho chileno foi antecipado por massivas manifestações estudantis em 2006 e 2011, reivindicando a demanda concreta por uma educação pública e gratuita, mas que já acumulavam em seu seio frustração e descontentamento muito mais amplos. …

Leia Mais »