Mundo | Ver Mais

Itália: Trabalhador morto em Novara, só a greve geral pode impedir assassinatos e repressão!

Hoje um trabalhador imigrante na Itália da organização Si Cobaso foi morto em um piquete de greve, atos de solidariedade estão sendo convocados e a ideia da necessidade de uma greve geral aumenta. A seção italiana da CMI, Sinistra Classe Rivoluzione (Esquerda, Classe, Revolução) participará da marcha de amanhã, 19 …

Leia Mais »

Anistia para os presos políticos catalães! Lutar contra a direita e o judiciário reacionário com a mobilização em massa!

A intenção do governo espanhol de perdoar parcialmente os presos políticos do movimento catalão de independência provocou uma reação irada da direita, que tenta agitar sua base social para desgastar o presidente do Partido Socialista (PSOE), Pedro Sánchez. No entanto, setores-chave da classe dominante apoiam a anistia, nos bastidores, confiantes …

Leia Mais »

Colômbia: a organização é a única resposta à repressão

O pior inimigo da espontaneidade é o cansaço. Ele adere às articulações do movimento até deixá-las inertes e entorpecidas, propensas ao erro. O entorpecimento provoca certo desgosto e, com este, chegam os oportunistas e avança a reação. A incerteza que nasce daí se torna desesperadora e se deixa contagiar facilmente …

Leia Mais »

Peru: esquerda vence eleições em meio à polarização política

O candidato da esquerda Pedro Castillo (Peru Libre) venceu o segundo turno das eleições presidenciais do Peru. Na votação, ocorrida neste domingo, com a apuração ainda em andamento, Castillo que conta 50,2% votos válidos, derrotando Keiko Fujimori (Fuerza Popular), que conta com 49,8%.[1] Diante da crise social e política e …

Leia Mais »

Kamala Harris: mulher, negra e a serviço do imperialismo

O fato de Kamala Harris, vice-presidente de Joe Biden, ser mulher, negra e filha de migrantes, não a impediu em absoluto de defender abertamente a política imperialista de imigração norte-americana na última terça-feira (7/6). Em alto e bom tom, em um pronunciamento proferido na Guatemala, ela disse à população da …

Leia Mais »

Após a guerra de Netanyahu: emerge um movimento palestino unificado

Após onze dias do bombardeio implacável a Gaza – que matou mais de 240 palestinos (quase metade dos quais eram crianças e mulheres) e deixou milhares gravemente feridos –, Israel finalmente concordou com um cessar-fogo. O bombardeio causou o deslocamento de 75 mil pessoas. Suas casas foram destruídas e graves …

Leia Mais »

Grã-Bretanha e a variante indiana: aqueles que esquecem o passado

Uma nova e preocupante cepa do coronavírus emergiu da segunda onda de pesadelo na Índia, que alguns cientistas temem que possa desencadear outra onda na Grã-Bretanha (onde ganhou um ponto de apoio), e atrasar a luta global contra a pandemia. Esta cepa “duplo mutante”, que parece ser mais transmissível do …

Leia Mais »

Peru: eleição presidencial revela profunda polarização social e política

Faltando poucos dias1 para o segundo turno das eleições presidenciais no Peru, Pedro Castillo tem apenas uma vantagem muito estreita sobre sua rival, Keiko Fujimori. A eleição revela a enorme polarização política no país andino, que foi devastado pela pandemia da Covid-19. Pedro Castillo é um professor primário que ganhou …

Leia Mais »

Pandemia, patentes e lucros

Estamos há 16 meses em uma pandemia que, de acordo com alguns relatórios, ceifou 6,9 milhões de vidas e mergulhou o capitalismo em sua crise mais profunda, e a classe dominante ainda está dividida por disputas destrutivas sobre renúncias de patentes, proibições de exportação e acordos prioritários. Novas divisões se …

Leia Mais »

Colômbia: 22 dias de resistência

A história continua sendo escrita diante de nossos olhos, narrando sobre um povo aguerrido que está determinado a escrever com dignidade o seu futuro, embora a tinta que lhe obrigaram a usar seja, infelizmente, seu próprio sangue. Esses parágrafos inteiros que se redigem a cada dia nos mostram como são …

Leia Mais »