Nossas Lutas | Ver Mais

A luta dos educadores deve ser organizada desde já

O papel de uma direção sindical combativa é antever os ataques futuros a partir dos fatos concretos já consolidados. A direção não deve ficar na retaguarda dos fatos históricos, ela deve ser o motor de orientação e elucidação do melhor caminho a ser percorrido, ela não pode ficar na esfera …

Leia Mais »

Em defesa da Comcap pública e dos direitos dos seus trabalhadores: Fora Gean!

O ano de 2021 já inicia anunciando a necessidade de muita organização e luta por parte dos trabalhadores do serviço público de Florianópolis, Santa Catarina. Reeleito em primeiro turno, o atual prefeito Gean Loureiro (DEM) enviou para Câmara de Vereadores da Capital no dia 15 de janeiro seis projetos que …

Leia Mais »

Em defesa da vida dos trabalhadores no Amazonas e no Brasil!

No dia 14/01, o Brasil assistiu escandalizado às imagens de barbárie vindas de Manaus, Amazonas. Após meses de medidas ineficientes por parte do governo para conter a Covid-19, a tragédia atingiu seu ápice com o esgotamento dos estoques de oxigênio nos hospitais e prontos-socorros da cidade. Longe de ser por …

Leia Mais »

Não ao desmonte do Banco do Brasil. Resistir e impor uma derrota ao governo Bolsonaro!

No dia 11 de janeiro, o Banco do Brasil (BB) anunciou por meio de comunicado ao mercado um novo programa de reestruturação, fechamento de unidades e demissão em massa. A medida prevê a desativação de 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento, além de relocalização de 85 unidades …

Leia Mais »

Comitês de ação pelo Fora Bolsonaro: ferramentas de luta para pôr abaixo esse governo

Estamos encerrando o ano de 2020, atípico, com pressão brutal sobre os trabalhadores e, mesmo assim, de muitas lutas. A necessidade de distanciamento social não freou a urgência de discutir e organizar o combate contra o capitalismo, não impediu ações como pela abertura e ampliação de leitos para a Covid-19 …

Leia Mais »

Universidades privadas: pandemia, ataques e como enfrentá-los em 2021

Com a chegada da pandemia no Brasil, os estudantes e trabalhadores do ensino superior privado tiveram que se adaptar a uma nova rotina e realidade acadêmica. As aulas e as atividades, que antes eram presenciais e coletivas, passaram a ser realizadas de forma virtual e individualizadas, tendo em vista que …

Leia Mais »

A situação da USP diante da pandemia de Covid-19

Na Universidade de São Paulo (USP), a pandemia escancarou as péssimas condições de trabalho as quais estão submetidos os funcionários terceirizados: completo descaso com a vida dos trabalhadores por parte da reitoria e o estado de abandono em que se encontram os alunos oriundos da classe trabalhadora, principalmente aqueles que …

Leia Mais »

Pela reabertura e ampliação de leitos para Covid-19 em Joinville

Joinville vive o pico da pandemia pelo novo coronavírus no mês de dezembro, e os números confirmam isso. Na sexta-feira, 04/12, a cidade encerrou o dia com a confirmação de mais 673 casos positivos para coronavírus e no domingo, dia 06/12, o Painel Covid-19 apontava 93 pacientes internados nas Unidades …

Leia Mais »

A época do Imperialismo

No dia 12/12, sábado, às 14h, venha participar da atividade sobre “A época do Imperialismo”. O evento faz parte da Universidade Marxista – Brasil e o informante dessa edição será o dirigente da Esquerda Marxista, Serge Goulart, que irá abordar os seguintes temas: As cinco características do imperialismo, segundo Lenin; …

Leia Mais »

Encontro Regional de Juventude pela Revolução Socialista – Campinas e Região

Convocatória da Liberdade e Luta de Campinas e Região para o Encontro Regional de Juventude pela Revolução Socialista O capitalismo falhou! Se mesmo antes da pandemia a economia cambaleava em uma grande crise que já se arrasta há 12 anos, a pandemia do coronavírus deixou ainda mais claro o que …

Leia Mais »