Nossas Lutas | Ver Mais

Professores de São Luís paralisam em defesa da educação pública, gratuita e para todos

Sob um sol inclemente, no dia 24 de novembro, os professores da rede pública municipal de ensino de São Luís, MA, reuniram-se em ato diante do Palácio de La Ravardière, sede da prefeitura. Entre os presentes, a insatisfação era um sentimento amplamente compartilhado. Todos que tomaram a palavra emitiam uma …

Leia Mais »

Debate sobre o filme Bacurau

Inscreva-se pelo link: http://encurtador.com.br/kovL5 No dia 4/12, às 15h, o Comitê Abaixo Bolsonaro – Nordeste fará um debate sobre o filme Bacurau, do diretor Kléber Mendonça, de 2019. A intenção do Comitê Abaixo Bolsonaro é trazer para discussão hoje a necessidade cada vez maior de derrubar um governo que ataca …

Leia Mais »

Acampamento Marielle Vive fica

Por um decisão proferida na quinta feira, 25 de novembro, a 37ª Câmara de Direito Privado (SP) negou o recurso contra a sentença que determinou a remoção de 450 famílias da Ocupação Marielle Vive, pelo MST, em Valinhos-SP. As famílias ocupam, desde abril de 2018, uma fazenda com cerca de …

Leia Mais »

111 anos da Revolta da Chibata e a luta contra o racismo hoje

No dia 22 de novembro completa mais um ano da histórica luta dos marinheiros brasileiros contra as práticas racistas da Marinha, uma verdadeira Revolta contra a chibata, ocorrida em 1910. Eram quase 3 mil marinheiros que decidiram tomar os navios e apontar os canhões para a capital do Brasil se …

Leia Mais »

Sampaprev 2: por que sofremos mais essa derrota?

No dia 10 de novembro, os servidores públicos municipais foram fortemente atacados pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) e pela PM com bombas de efeito moral, balas de borracha e gás de pimenta, em frente à Câmara de Vereadores de São Paulo, a mando do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Mais uma …

Leia Mais »

Prefeito de Caieiras se nega a reajustar salário de servidores e professores

Em setembro (25), o governo federal anunciou o reajuste do piso nacional do magistério em 31,3% no Diário Oficial da União a partir de janeiro de 2022. Isso significa que o piso salarial a ser pago ao professor com jornada de 40h/semana passa a ser de R$ 3.789,63 e a …

Leia Mais »

Nota de repúdio ao Governo de SC pelo descaso com o processo seletivo de professores temporários

Os professores Admitidos em Caráter Temporário (ACT), assim como toda a categoria do magistério catarinense, sofreram mais um golpe por parte do governador Carlos Moisés (PSL) e seu Secretário de Educação Luiz Fernando Vampiro. No dia 29 de outubro, a Secretaria de Estado da Educação anunciou em suas redes sociais …

Leia Mais »

São Paulo: luta em defesa dos nossos direitos e contra o Sampaprev

Os trabalhadores sofrem com todo tipo de ataques nesta crise do sistema capitalista, com tantas vítimas da pandemia de Covid-19, aumentos nos preços dos alimentos, da carne, do gás etc. Agora, como se já não bastasse, a elite, não satisfeita, quer arrancar ainda mais da população para manter suas fortunas …

Leia Mais »

Egito: solidariedade com a greve dos trabalhadores da Universal

Desde 16 de setembro, mais de 2.500 trabalhadores da fábrica da empresa de eletrodomésticos Universal estão engajados em uma greve heroica na zona industrial da Cidade 6 de Outubro, perto do Cairo. Os trabalhadores iniciaram a greve após uma série de ataques às condições de trabalho por parte dos patrões. …

Leia Mais »

Esquerda Marxista realiza ciclo de formação sobre liberdade e independência sindical

A liberdade e a independência sindical foram o norte da atividade formativa realizada por uma das células sindicais do Comitê Regional (CR) da Esquerda Marxista em Joinville/SC. A formação aconteceu na noite do dia 15 de setembro em formato online. O encontro foi motivado pela necessidade constante de formação, mas …

Leia Mais »