Dialética e Materialismo

Filosofia, ciência e misticismo (Filosofia da História – parte 3)

ÍNDICE Filosofia, ciência e misticismo (parte 1) Filosofia, ciência e misticismo (parte 2) Filosofia, ciência e misticismo (Parte 2 – Continuação) Filosofia, ciência e misticismo (Filosofia da História – parte 1) Filosofia, ciência e misticismo (Filosofia da História – parte 2) “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Essa frase representa …

Leia Mais »

Em defesa de Hegel (parte 3)

Dialética “O ser, o imediato indeterminado, é de fato nada, e nem mais nem menos do que nada” (Ciência da Lógica, Hegel). Como afirmamos acima, o pós-modernismo levanta a “diferença” como o princípio (des)organizador dominante na história e na natureza. Em outras palavras, afirmam eles, a ilusão de categorias, estágios, …

Leia Mais »

Em defesa de Hegel (parte 2)

Dualismo, monismo e a revolução de Hegel na filosofia No desenvolvimento geral da sociedade e do pensamento humanos, dos níveis inferiores aos superiores, nenhum estágio é permanente. Não é difícil de se ver as implicações revolucionárias dessas ideias. Mas Hegel nunca chegou a essas conclusões de forma explícita. Embora simpatizasse …

Leia Mais »

Em defesa de Hegel (parte 1)

Georg Wilhelm Friedrich Hegel nasceu há 250 anos em 27 de agosto de 1770 em uma família pequeno-burguesa na cidade alemã de Stuttgart. Um gênio altaneiro com uma mente enciclopédica, Hegel revolucionou todos os campos do conhecimento aos quais se dedicou. O impacto das ideias de Hegel não pode ser …

Leia Mais »

Filosofia, ciência e misticismo (parte 2)

A revolução Newtoniana (em dois segmentos) Tempo Tempo é dinheiro (ditado capitalista) Tempo é relativo (ditado popular) Todos nós somos hoje regidos pelo relógio: hora de acordar, hora do almoço, hora do trabalho, hora do estudo, a novela começa às 20h, o jornal começa as 20h30, é hora de dormir. …

Leia Mais »

Filosofia, ciência e misticismo (parte 1)

Na década de 1970, dizia-se que todo brasileiro era técnico de futebol. Hoje, todo mundo é filósofo e cientista. Um presidente que faz propaganda de uma droga ineficaz contra a Covid-19, livros que repetem velhos ditados e preconceitos culturais como “autoajuda” ou filosofia, pseudociência que se vende como ciência… uma …

Leia Mais »

Introdução à “Filosofia Revolucionária do Marxismo”

Apresentamos a introdução à mais recente publicação de Marxist Books, “A Filosofia Revolucionária do Marxismo”, escrita pelo editor de In Defence of Marxism, Alan Woods. Essa nova seleção de escritos sobre materialismo dialético está agora disponível em inglês para venda a um preço especial de lançamento em MarxistBooks.com/box] Fiquei encantado …

Leia Mais »

Karl Marx está vivo e cheio de saúde

Há dois séculos, nascia uma criança cujo nome faria com que as classes dominantes do mundo temessem uma revolução comunista. E, no entanto, apesar de seus esforços centenários para desacreditá-lo, zombar dele e distorce-lo, o espectro de Karl Marx continua a assombrá-los. A razão é simples: Marx tinha razão! Mais …

Leia Mais »

Karl Marx: o homem, o pensador, o revolucionário

Os filósofos apenas interpretaram o mundo de diferentes maneiras; o que importa é transformá-lo. (Karl Marx, Teses sobre Feuerbach) Há 200 anos, em 5 de maio de 1818, na cidade alemã de Trier, nasceu uma das maiores figuras da história humana. Dois séculos depois, a despeito de todos os ataques …

Leia Mais »