Coletânea Roque Ferreira

Homenagem ao camarada Roque Ferreira

Amanhã, no dia 4 de setembro, completará um ano da morte do nosso imprescindível camarada Roque Ferreira. Dirigente da Esquerda Marxista e fundador do Movimento Negro Socialista (MNS), Roque atuou no sindicato dos Ferroviários de Bauru, SP, na Câmara Municipal sendo vereador por dois mandatos, nas lutas conta o racismo, …

Leia Mais »

Repúdio aos ataques da direita à memória do camarada Roque Ferreira

Revolucionários, mesmo após a morte, seguem sendo um incômodo para a burguesia pelo legado que deixaram. Os capitalistas, invariavelmente, buscam atacar este legado com calúnias e falsificações. Nosso camarada Roque Ferreira, vítima da Covid-19 em setembro do ano passado, dedicou toda sua vida à defesa dos interesses da classe trabalhadora, …

Leia Mais »

Episódio #4 | Reprise – O 13 de Maio e a luta histórica dos negros no Brasil

Reprise do quarto episódio do podcast que contou com a participação do camarada Roque Ferreira, dirigente da Esquerda Marxista e do Movimento Negro Socialista, falecido na última sexta-feira, vítima do novo coronavírus. É possível acabar com o racismo dentro do capitalismo? Afinal, devemos ou não comemorar o 13 de Maio? Roque respondeu a essas e outras perguntas em uma verdadeira aula sobre a história das lutas dos negros e sobre o movimento operário no Brasil.  Esta é uma singela homenagem de toda a equipe do Podcast da Esquerda Marxista a esse camarada que dedicou uma vida inteira no combate antirascista, anticapitalista e na construção de um mundo novo, livre da exploração do homem pelo homem. Camarada Roque Ferreira, nas ruas e nas lutas, presente!

Leia Mais »

Em memória do camarada Roque Ferreira

Alan Woods, editor de marxist.com, presta homenagem ao camarada Roque Ferreira, um dos principais membros de nossa seção brasileira que morreu tragicamente ontem de COVID-19. Ontem à noite, recebemos a trágica notícia da morte do camarada Roque Ferreira, um veterano comunista, dirigente operário e dirigente da seção brasileira do CMI. …

Leia Mais »

Brasil, um país fora dos trilhos

A Rumo informou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sua proposta de devolução da Malha Oeste para União. A Malha Oeste, antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, foi a primeira a ser concedida à iniciativa privada em março de 1996. Essa ferrovia tem 1.625 km, cuja linha tronco …

Leia Mais »

Bauru: onde os trabalhadores são sacrificados para salvar os lucros da burguesia local

Este artigo tem por objetivo tornar pública uma situação que, diariamente, vem afetando milhares de pessoas na cidade de Bauru, interior do estado de São Paulo. Desde o início da pandemia, o Comitê de Luta Fora Bolsonaro tem feito um grande esforço se mobilizando para exigir que o prefeito Clodoaldo …

Leia Mais »

Bolsonaro manda e Congresso aprova privatização de água e esgoto

Em meio à pandemia e crise econômica, o Senado aprovou, em 24 de junho, o Projeto de Lei 4.162/2019, por 65 votos a 13, que institui o novo marco regulatório do saneamento. O relator do projeto foi o senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), que trabalhou de maneira intensa pela aprovação. Jereissati …

Leia Mais »

Live: Onda de protestos abala EUA

Na live deste domingo (7/6) do canal Visão Marxista, Caio Dezorzi recebe Flora Steeves, direto de Nova York e Roque Ferreira, do Movimento Negro Socialista, para debater a onda insurrecional de protestos que está abalando os EUA após o assassinato de George Floyd pela polícia de Minneapolis.

Leia Mais »

O que era ruim pode piorar no sistema de transportes do país

A autorização concedida pelo ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), em despacho interno proferido, na noite de quarta-feira (20), para a renovação antecipada do contrato de concessão da Malha Paulista com a Rumo é a entrega pura e simples do controle do sistema de transporte ferroviário …

Leia Mais »