A Comuna de Paris

Lissagaray: um relato vivo da Comuna de Paris

“A História da Comuna de 1871” de Prosper-Olivier Lissagaray, traz um relato vivo dos mais de dois meses da Comuna de Paris, a primeira experiência da história de um governo operário legítimo. Em seu formato final, a narrativa procura dar um panorama preciso desses acontecimentos de forma inédita, ou seja, segundo a ótica dos oprimidos, combatendo as distorções e o escamoteamento dos fatos, organizados pela historiografia oficial. A obra forneceu rico material de estudo, inspirou e foi lida avidamente por toda a geração de revolucionários do final do século 19, alguns dos quais viriam a ser os grandes dirigentes das revoluções proletárias do início do século 20.

Leia Mais »

A Comuna de Paris e as lições para a revolução

Neste texto procuramos discutir algumas das lições que os dirigentes da Revolução Russa, especialmente Lenin e Trotsky, tiraram da experiência da Comuna de Paris, destacando temas como a questão das milícias proletárias, o internacionalismo e a organização política dos trabalhadores. “Os comunistas se recusam a dissimular suas opiniões e seus …

Leia Mais »

Da Revolução de Fevereiro à Guerra Franco-Prussiana: os eventos que precederam a Comuna de Paris

A Comuna de Paris, que alcança seu cento-cinquentenário no ano 2021, é o auge de um período de convulsões sociais que marcou a luta de classes na França. A compreensão do desenvolvimento do radicalismo político da classe trabalhadora francesa, que a direcionou nos rumos desse grande acontecimento da história da …

Leia Mais »

A Comuna é Imortal: Lênin e Trotsky sobre o Assalto aos Céus de 1871 (parte 2)

PARTE 1 Trotsky e as Lições da Comuna Guerra e Revolução frequentemente se sucedem na história. […] É assim que há 46 anos na França a guerra franco-prussiana de 1870-1871 resultou na revolta dos trabalhadores e na criação da Comuna de Paris. […] A bandeira da Comuna é a bandeira …

Leia Mais »

A Comuna é Imortal: Lênin e Trotsky sobre o Assalto aos Céus de 1871 (parte 1)

A análise materialista e dialética da história nos permite uma compreensão totalizante dos acontecimentos, pois mira holofotes ao passado para uma atuação consequente no presente. Para isto deve servir a historiografia, ser uma escrita destinada à balanços e perspectivas para as gerações, explicando como deram-se os caminhos que nos trouxeram …

Leia Mais »

A Comuna de Paris e a educação

Participe da atividade “150 anos da Comuna de Paris”, no dia 30/05, às 15h. A atividade será online e faz parte da  Universidade Marxista Brasil 2021. Confira o evento no Facebook e inscreva-se. Há 150 anos, no dia 18 de março, os trabalhadores de Paris estabeleceram a Comuna de Paris, …

Leia Mais »

#34 – 150 anos da Comuna de Paris

Há 150 anos, milhares de homens e mulheres decidiram tomar as rédeas de seus próprios destinos, assumindo o poder da então “capital do mundo” – Paris. Uma Paris que já há seis meses, estava envolta numa guerra entre a Prússia e a França: uma guerra que nada interessava aos trabalhadores. Uma Paris de homens e mulheres famintos e armados que, ao contrário dos seus governantes, não estavam dispostos a se render diante do invasor. E o que parecia impossível aconteceu: os trabalhadores parisienses "assaltaram os céus". Quais as condições que levaram os trabalhadores de Paris, a enfrentar a morte pela liberdade? Como esse evento marcou definitivamente, a ferro, fogo e sangue, a história da luta de classes? O que a experiência parisiense têm a ensinar às novas gerações de revolucionários? Mas afinal, o que foi a Comuna de Paris? Na transmissão de hoje, André Mainardi e Caio Dezorzi contam como foi essa primeira experiência de governo operário da história. A equipe do Podcast da Esquerda Marxista, como singela homenagem, dedica esse episódio à memória do camarada Hans-Gerd Öfinger, um dos principais dirigentes da seção alemã da Corrente Marxista Internacional, que nos deixou na última sexta-feira, vítima da Covid-19.

Leia Mais »

A Comuna de Paris e suas lições para os trabalhadores

Em 1871, na França, pela primeira vez na História, o proletariado construiu seu próprio governo. Essa experiência, conhecida como Comuna de Paris, que durou alguns poucos meses, entre março e maio, mostrou para os trabalhadores que era possível construir um novo mundo a partir de suas organizações. Contudo, para tanto, …

Leia Mais »

A Comuna de Paris (1871)

A Comuna de Paris foi um dos maiores episódios da história da classe trabalhadora francesa. Entre a revolta de 18 de março e a “Semana Sangrenta” no final de maio, Paris foi governada pelos órgãos democráticos dos trabalhadores, que tentavam reorganizar a sociedade sobre bases inteiramente novas – sem exploração …

Leia Mais »

Hoje comemoramos 149 Anos da COMUNA DE PARIS

(18 de março a 28 de maio de 1871) Este texto foi publicado pela primeira vez em 1989, aos 118 anos da Comuna de 1871. Uma homenagem militante aos revolucionários da França que apontaram o caminho para o proletariado moderno e que ousaram declarar durante os dias da Comuna: “Estamos …

Leia Mais »