Brasil

1º de Maio foi dia de luta pelo fim da escala 6×1

A grande novidade do 1º de Maio deste ano foram os atos que o movimento Vida Além do Trabalho (VAT) organizou em várias cidades pelo país, exigindo o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho, sem redução dos salários. Se levarmos em conta que o VAT surgiu de maneira totalmente espontânea em agosto do ano passado; que se trata de um movimento independente dos patrões e seu Estado; e que inicialmente não possuía quase nenhum apoio político ou sindical, podemos concluir que seus feitos alcançados até o momento são muito expressivos!

Leia Mais »

O que fazer diante das chuvas no Rio Grande do Sul

Esse é mais um evento climático extremo, recente, que assola o estado, em 2023 ocorreram três catástrofes. Em junho um ciclone extratropical deixou 16 mil pessoas desabrigadas e causou 16 mortes; em setembro o desastre natural (com chuvas intensas) deixou 25 mil desabrigados e causou 54 mortes; e em novembro (temporais) deixaram cinco mortos e 25 mil desabrigados. E seguimos atuando, apenas para socorrer as vítimas desses eventos extremos.

Leia Mais »

Solidariedade ao deputado Glauber Braga (PSOL) contra a provocação do MBL

O Movimento Brasil Livre (MBL) fez uma provocação, na tarde hoje (16), ao deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) na Câmara dos Deputados. O provocador foi expulso do espaço aos chutes por atitude do próprio deputado. Os bolsonaristas de extrema direita perseguem e agridem Glauber porque ele é um defensor consistente e determinado da classe trabalhadora no parlamento.

Leia Mais »

O assassinato de Marielle e Anderson é parte da barbárie que se espalha no Rio de Janeiro

Os desdobramentos recentes sobre o assassinato de Marielle e Anderson reforçam que não existe crime organizado sem a atuação ativa de agentes do Estado. Por vezes, a participação envolve instituições inteiras, como apontado pela Polícia Federal com relação à Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro e seu ex-chefe Rivaldo Barbosa, que coordenou e ao mesmo tempo obstruiu as investigações em troca de propina. Junto com a crise econômica e o atraso na organização da classe trabalhadora como força política independente, a situação se desenvolve para um desfecho trágico.

Leia Mais »

Por um Primeiro de Maio independente do governo e dos patrões!

O Primeiro de Maio é o Dia Internacional de Luta dos Trabalhadores! A data surgiu da campanha que a Segunda Internacional revolucionária e os sindicatos operários do final século XIX travavam pela redução da jornada de trabalho. Reivindicavam a divisão do dia em 8h de trabalho, 8h de descanso e 8h livres para estudo e lazer, por exemplo.

Leia Mais »

Lutar contra as privatizações no Rio Grande do Sul

Desde a privatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), realizada pelo governo Leite (2019-2022), são inúmeros os exemplos de precarização do serviço, a qual começou pelas demissões de 50% dos trabalhadores da companhia, passando pela piora das condições de trabalho (o que levou à morte de três profissionais em serviço no ano passado), até o apagão que atingiu milhões de trabalhadores por uma semana em janeiro de 2024. 

Leia Mais »

Lula percebe o sentimento das massas e condena o massacre sionista em Gaza

A burguesia está em polvorosa. Lula foi declarado persona non grata por Netanyahu após afirmar que o genocídio palestino promovido por Israel é sem precedentes na história, com exceção, de acordo com Lula, do momento em que “Hitler resolveu matar os judeus”. A crise instaurada no Itamaraty é acompanhada de perto pela grande imprensa, porta-voz da classe dominante, que defende descaradamente o Estado sionista de Israel, mente e distorce as informações sobre esse massacre a todo o momento. Mas, o que motivou essa declaração de Lula?

Leia Mais »

Bolsonaro e as instituições

Na última semana se viu uma ofensiva na investigação e punição dos responsáveis pelos ataques contra os prédios dos órgãos dos três poderes no dia 8 de janeiro de 2023. Com as provas apresentadas, confirma-se o envolvimento no episódio de Jair Bolsonaro e de seus aliados, ainda que não diretamente na organização da invasão. Contudo, um dos elementos mais interessantes desse processo não é tanto repetir o papel criminoso dos membros do antigo governo, mas passa por perceber como atuam as instituições burguesas na busca pela manutenção da ordem.

Leia Mais »

8 de janeiro, das invasões golpistas de 2023 aos atos pela união nacional em 2024

Há um ano assistíamos à invasão dos prédios dos três poderes por uma horda de bolsonaristas inconformados com a derrota eleitoral. O episódio foi uma aventura golpista, sem base de massas, sem apoio dos setores majoritários da burguesia, sem apoio do imperialismo. A Esquerda Marxista, agora Organização Comunista Internacionalista, repudiou …

Leia Mais »

Polícia do Rio apreende jovens negros sem flagrante

A polícia do Rio de Janeiro está atuando de forma mais abusiva e arbitrária. Jovens são detidos sem flagrante delito, sem mandato de busca e apreensão, sem qualquer tipo de investigação criminal. São crianças e adolescentes que não se encontram nem mesmo em situações de abandono, mas por estarem nas praias da Zona Sul ou em deslocamento, são jogados dentro de um camburão e depois fichados nas delegacias.

Leia Mais »