Brasil

A novidade é Simone Tebet?

E a novidade que seria um sonhoO milagre risonho da sereiaVirava um pesadelo tão medonhoAli naquela praia, ali na areia (Gilberto Gil) Acompanhamos nas eleições deste ano a repetição do apelo eleitoreiro para conquistar o voto das mulheres. Parte disso é o discurso de candidatas que defendem que “mulher vota …

Leia Mais »

Inflação e desemprego em meio à crise do capitalismo

Os recentes dados sobre queda da inflação foram motivos de comemoração pelo governo federal em meio à provável derrota da candidatura de Jair Bolsonaro. No final de agosto, a divulgação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), prévia da inflação oficial do país, registrou queda de 0,73%. …

Leia Mais »

Contrarreformas trabalhista, sindicais e da previdência: De FHC a Bolsonaro

Marx explicou que a extração de mais-valia, isto é, de trabalho não pago, ocorre através de duas maneiras. A extração da mais-valia relativa, por meio da aceleração do sistema de máquinas e aumento da produtividade consequente, intensificando a exploração do trabalho na mesma jornada. Já a extração de mais-valia absoluta …

Leia Mais »

Entre ameaças bolsonaristas e defensores do Estado de Direito

A marcha dos acontecimentos está empurrando a classe trabalhadora brasileira para uma escolha entre duas opções nesta campanha eleitoral. Uma delas é representada por Jair Bolsonaro, significando a continuidade da política ultraliberal praticada em seu primeiro mandato, com a adição de novos dispositivos autoritários e repressivos. Outra alternativa gira em …

Leia Mais »

O oportunismo parlamentar do PT no caso da privatização da Eletrobras

O PT, partido criado pela classe trabalhadora e a juventude como um partido operário independente, abandonou a muito tempo sua base histórica, se adaptando ao regime capitalista, ao Estado e a suas instituições burguesas. Essa adaptação e oportunismo ficam explícitos mais uma vez no posicionamento contraditório adotadas pela bancada do …

Leia Mais »

Carta aberta à juventude do PCB e da UP

Camaradas, Nos dirigimos a vocês como comunistas que somos e temos em grande apreço o impulso revolucionário da juventude militante. Vocês se reconhecem como membros do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e da Unidade Popular (UP) porque essas organizações reivindicam a revolução e o comunismo. Vocês desejam mudar o mundo e …

Leia Mais »

Sobre as cartas do Estado de Direito e quem luta pela democracia no capitalismo

Os meios de comunicação burgueses estão animados com a “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito!”. O documento divulgado em 26 de julho pela Faculdade de Direito da USP ruma para 900 mil adesões virtuais. Entre estudantes, professores, advogados, intelectuais e artistas se misturam …

Leia Mais »

A carta em defesa das instituições reacionárias e a necessidade de combatê-la

A burguesia e seus porta-vozes tentam reunir atrás de si todos os setores descontentes com o governo Bolsonaro por meio da “Carta às Brasileiras e aos Brasileiros em defesa do Estado Democrático de Direito”. Esses que hoje se apresentam como paladinos da democracia foram os mesmos que apoiaram o impeachment …

Leia Mais »

Atentados bolsonaristas e a necessidade de autodefesa dos trabalhadores

Exatamente no período de início do processo eleitoral, acompanhamos nos mais diversos noticiários acontecimentos diários envolvendo ações violentas e terroristas por parte de grupos e militantes bolsonaristas. Estão desesperados com a iminente derrota de Bolsonaro nas urnas em outubro e se organizam para avançar contra a esquerda, os trabalhadores e …

Leia Mais »

A situação do emprego e o arrocho dos trabalhadores

No começo de junho, foram divulgados novos dados do balanço do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Segundo as informações divulgadas, em abril o saldo de contratação de empregos formais foi de 196.966, o que representa um pequeno crescimento em relação ao mês anterior, quando o saldo registrado …

Leia Mais »