Início / Artigos / Brasil | Ver Mais

Brasil | Ver Mais

O Judiciário e o candidato a Bonaparte

Hegel observa em uma de suas obras que todos os fatos e personagens de grande importância na história do mundo ocorrem, por assim dizer, duas vezes. E esqueceu-se de acrescentar: a primeira vez como tragédia, a segunda como farsa. (Karl Marx, 18 de Brumário de Luiz Bonaparte) Nesses últimos dias a …

Continue lendo... »

O PSOL e a frente única para derrotar Bolsonaro

O PSOL teve na eleição presidencial deste ano o pior resultado desde que foi fundado. Em 2006, Heloísa Helena teve 6,5 milhões de votos; Plínio de Arruda Sampaio, em 2010, 886.816 votos; Luciana Genro, em 2014, 1,6 milhão. Guilherme Boulos, agora, somou 617.122 votos. Este resultado é contraditório. O partido …

Continue lendo... »

Eleições 2018: O que fazer neste primeiro turno

A imprensa burguesa está fazendo o possível e o impossível para enterrar as manifestações de 29 de setembro e a disposição de luta que lá se expressou. Realizam comparações descabidas com os atos “pró-Bolsonaro” do dia seguinte, que foram dezenas de vezes inferiores, e omitem fatos como as manifestações espontâneas …

Continue lendo... »

Contra Bolsonaro, as massas voltam às ruas

As grandes manifestações de 29/9 foram mais uma demonstração da disposição de luta na base. Convocadas inicialmente pelo grupo de Facebook “Mulheres Unidas Contra Bolsonaro”, os chamados se multiplicaram pela internet. O movimento Mulheres Pelo Socialismo e a Esquerda Marxista participaram dos atos em várias cidades do país colocando “#ElesNão”, …

Continue lendo... »