Brasil | Ver Mais

O programa e a luta necessária para resolver os problemas da classe trabalhadora

O capitalismo encontra-se diante de uma profunda crise, acelerada e aprofundada pela pandemia da Covid-19. Esse sistema e suas instituições foram criados pela burguesia para atender aos interesses dela, servindo para manter a exploração do povo trabalhador e da juventude. Diante da crise, não se pode ter nenhuma ilusão de …

Leia Mais »

A pandemia, o negacionismo e as classes sociais

Em Sorocaba (SP), a médica Maria Flávia relata a insistência, muitas vezes agressiva, para que ela receite o “kit-covid” que a prefeitura tornou disponível. Mas ela e os outros médicos, que trabalham no mesmo posto de saúde, não aceitaram prescrever um tratamento que a ciência demonstrou ser ineficaz e, além …

Leia Mais »

Come quem pode comprar: alimentação não é direito no capitalismo, é mercadoria

A pesquisa feita pelo Instituto Data, junto com a Central Única das Favelas (CUFA) e a Locomotiva Pesquisa e Estratégia nos mostra a decrépita cara amarela da fome no Brasil, como a descreveu Carolina de Jesus. A pesquisa abrangeu todos os Estados da federação, em 76 favelas, entrevistando 2.087 pessoas, …

Leia Mais »

O aprofundamento da política do atraso educacional: nomeação de Sandra Ramos em pasta do MEC

No último dia 10, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, nomeou Sandra Ramos para integrar a Diretoria de Articulação e Apoio às Redes de Educação Básica da Secretaria de Educação Básica do MEC. Sandra é professora na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e já prestava assessoria técnica para o Programa …

Leia Mais »

Profissionais de saúde na linha de frente: sucateamento e mortes por Covid-19

A enfermeira Cristiane, 43 anos, chegou em casa após um cansativo plantão. O caçula de quatro anos correu pelo corredor para abraçá-la. “Eu pensei: ‘vixe, e agora?’. Do nada apareceu meu marido Raimundo, também enfermeiro, e segurou o pequeno de última hora, sabe? Ele o abraçou e falou ‘Temos que …

Leia Mais »

Capitalismo leva doença, garimpo e morte para os yanomami de Roraima

No ano em que a Covid-19 atingiu mais de 45 mil indígenas no Brasil, os yanomami do estado de Roraima viram a invasão de suas terras por garimpeiros crescer 30%. São 2.400 hectares de destruídos e um rastro de devastação, doença e morte que são a marca do capitalismo por …

Leia Mais »

O futebol tem que parar – Qual o papel do esporte e da CBF na pandemia?

Mesmo com o Brasil caminhando para 350 mil mortes — picos de mais de 2 mil por dia — e 15 milhões de infectados pela Covid-19, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) insiste na continuidade dos campeonatos nacionais e estaduais. Dessa forma, a entidade responsável pelo esporte mais popular do …

Leia Mais »

As comemorações do golpe de 1964 e os resquícios da ditadura militar

Há 57 anos, militares e setores da burguesia, apoiados pelo imperialismo, promoveram um golpe e iniciaram uma ditadura. Nos dias de hoje, em meio à pandemia provocada pela Covid-19, na qual o Brasil vem alcançando dia após dia recordes de mortes, o governo Bolsonaro ganhou a autorização do Judiciário para …

Leia Mais »

300 mil mortos no Brasil por Covid-19 e a responsabilidade das direções dos trabalhadores

No dia em que o Brasil, oficialmente, atingiu a marca dos 300 mil mortos pela Covid-19, as centrais sindicais (CUT, CTB, Força Sindical etc.), partidos e movimentos sociais realizaram o “Lockdown em Defesa da Vida e dos Direitos”. A ação visava se contrapor à irresponsabilidade do governo Bolsonaro na administração …

Leia Mais »

Por que o capitalismo também mata mais negros na pandemia?

Sob a batuta de um governo lacaio do imperialismo, entreguista, obscurantista e negacionista, o Brasil chega ao final do 1º ano da pandemia com a contribuição horripilante no saldo mundial de 294.042* mortos. Sem medidas concretas para barrar o avanço da pandemia, a desgraça recai com muito mais violência nas costas de uma grande parcela da classe trabalhadora que não tem a alternativa de trabalhar de casa e, portanto, fica muito mais vulnerável ao contágio do vírus.

Leia Mais »