Podcast da Esquerda Marxista

Sejam bem-vindos ao podcast semanal da Esquerda Marxista, seção brasileira da Corrente Marxista Internacional. Um podcast proletário, socialista e independente onde você vai encontrar análises marxistas, formação política e informes das nossas intervenções diretas na luta de classes.

Episódio #12 – 1924: A Revolução Apagada

No dia 5 de julho de 1924, um levante que tinha por objetivo a destruição da Velha República e suas instituições iniciou-se em São Paulo. Este evento contou com amplo concurso das massas populares paulistanas, especialmente da classe operária, e diferente do episódio de 9 de Julho de 1932 – impulsionado pela oligarquia paulista, inconformada com a perda da sua primazia no cenário político nacional –, o levante de 5 de julho de 1924 foi de fato uma revolução.

Leia Mais »

Episódio #11 – 4 de Julho: A Revolução Americana

Muito mais do que a disputa de poder entre grupos distintos de proprietários de terras ou uma simples guerra colonial, a Revolução Americana foi um momento histórico de profunda ruptura política e social que erradicou os vestígios de um governo monárquico e do feudalismo herdados da parcialmente completa revolução burguesa da Inglaterra. Para falar  sobre a Revolução Americana, suas raízes e contradições, convidamos o camarada Arthur Penna, bacharel em História pela Universidade de São Paulo, professor da rede estadual e militante da Esquerda Marxista em São Paulo.

Leia Mais »

Episódio #10 – Fábrica Flaskô: 17 anos de ocupação

Para comemorar os 17 anos da ocupação da fábrica Flaskô e registrar a história dessa grande luta que se desenvolveu na esteira do Movimento das Fábricas Ocupadas, o podcast da Esquerda Marxista organizou uma conversa com Alexandre Mandl, militante da Esquerda Marxista, advogado e trabalhador da fábrica ocupada Flaskô. Na sequência da transmissão, Adilson Mariano, ex-vereador em Joinville - SC, nos conta como foi a atuação de seu mandato na ocupação da Cipla e da Interfibra.

Leia Mais »

Episódio #9 – História do Movimento das Fábricas Ocupadas

O que é uma ocupação de fábrica? Por que esse método dos trabalhadores amedronta tanto a burguesia? Como algo assim se desenvolveu no Brasil, durante o governo Lula? O que foi o Movimento das Fábricas Ocupadas? No nono episódio, faremos uma conversa com Serge Goulart, dirigente da Esquerda Marxista e da Corrente Marxista Internacional. Serge foi um dos fundadores, nos anos 2000, do Movimento da Fábricas Ocupadas, que atuou em 35 fábricas pelo Brasil, influenciou e estabeleceu contato com movimentos de ocupação semelhantes por todo o mundo.

Leia Mais »

Episódio #8 – Origem, limites e contradições do movimento Antifa

Qual é a origem do movimento Antifa? Por que um número cada vez maior de pessoas, na conjuntura atual, se interessam por ele? Quais são as contradições e os limites deste movimento diante das grandes lutas que se apresentam? Afinal, o que é a Ação Antifascista? Quem nos responde essas perguntas, diretamente da Alemanha é Thaís Tolentino, militante da Esquerda Marxista e colaboradora da Der Funke, seção alemã da Corrente Marxista Internacional (CMI).

Leia Mais »

Especial #2 – Insurreição nos EUA

O assassinato, pela polícia, de George Floyd, um homem negro e desarmado, na cidade de Minneapolis, desencadeou uma onda de protestos nos EUA. Quais são as causas que antecedem esta explosão social? Pode-se afirmar que o racismo é um problema do capitalismo? Quais são as perspectivas para os trabalhadores e a juventude norte-americana?

Leia Mais »

Episódio #7 – Coronavírus, isolamento e a violência contra a mulher

A explosão do novo coronavírus catalisou a crise do capital e está expondo a face mais decadente desse sistema, com toda a crueldade da sociedade de classes, da pobreza e da violência contra a mulher. Neste episódio, conversamos com Francis Madlener, coordenadora nacional movimento Mulheres pelo Socialismo e dirigente da Esquerda Marxista, em Curitiba. Francis nos contou como a pandemia, o isolamento social e a grave crise econômica, têm impactado na vida das mulheres trabalhadoras. As camaradas Suelen Meira, de Florianópolis, e Ana Paula, Rio de Janeiro, também participaram da conversa relatando a experiência de construção do movimento em seus municípios.

Leia Mais »

Episódio #6 – A crise da educação em tempo de coronavírus

O ensino remoto tem realmente funcionado? Qual o panorama geral da implantação desse novo método de ensino no Brasil? Que garantias de acesso têm os alunos de baixa renda a ele? Qual o caminho para garantir um amplo acesso à educação durante e depois da pandemia? Para responder a essas perguntas, convidamos Maritania Camargo, professora do ensino médio da rede estadual de Santa Catarina e dirigente da Esquerda Marxista em Joinville. Também ouvimos os relatos dos camaradas professores Ana Claudia, de Florianópolis, e Pedro Bernardes, de São Paulo, procurando estabelecer um quadro preciso do que está sendo a implementação do ensino remoto nesses estados.

Leia Mais »

Episódio #5 – Luta de classes na Venezuela

A Venezuela é um país socialista? Chávez e Maduro podem ser tachados de ditadores? O que acontece na Venezuela? Neste quinto episódio Caio Dezorzi, dirigente da Esquerda Marxista, coordenador nacional da campanha "Tirem as mãos da Venezuela" e impulsionador do canal do YouTube Visão Marxista, nos traz um panorama preciso da Revolução Bolivariana e suas contradições e os últimos acontecimentos no país latino-americano. Essa semana teremos o bloco "Nota do Editor", com Luiz Bicalho, editor do jornal Foice e Martelo, apresentando as novidades da última edição online, já disponível. 

Leia Mais »

Episódio #4 – O 13 de Maio e a luta histórica dos negros no Brasil

É possível acabar com o racismo no capitalismo? Afinal, devemos ou não comemorar o 13 de Maio? No quarto episódio do Podcast da Esquerda Marxista conversamos com Roque Ferreira, dirigente da Esquerda Marxista, coordenador nacional do Movimento Negro Socialista e ex-vereador e presidente do PSOL em Bauru. Roque responde a essas e outras perguntas em uma verdadeira aula sobre a história das lutas dos negros e sobre o movimento operário no Brasil.

Leia Mais »