Podcast da Esquerda Marxista

Especial #3 – A Trégua do Natal de 1914

             Em dezembro de 1914, durante a noite de natal, soldados britânicos, franceses e alemães deixaram a guerra de lado pra confraternizar, trocar histórias de casa e amaldiçoar a guerra no episódio que ficou conhecido como A Trégua de Natal. Por que as classes …

Leia Mais »

Episódio #30 – A Revolta da Chibata

Há 110 anos ocorria um dos mais importantes movimentos operários da luta contra o racismo no Brasil: a Revolta da Chibata. Qual é o contexto dessa revolta? Quem foi João Cândido e qual seu papel nesse levante dos marinheiros? Afinal, o que foi a Revolta da Chibata?

Leia Mais »

Episódio #29 – A escravidão e a origem do capitalismo

Por que o capitalismo precisou da escravidão para se consolidar como sistema econômico dominante e assegurar o poderio da burguesia? Que relações podemos estabelecer entre a escravidão e o capitalismo? Para falar um pouco mais sobre a história dessa relação brutal prática da escravidão e o surgimento do capitalismo, André Mainardi recebe novamente a camarada Flávia Antunes, historiadora e roteirista do Podcast da Esquerda Marxista.

Leia Mais »

Episódio #28 – O racismo enquanto mecanismo de divisão

Os preconceitos, ressentimentos e o menosprezo em relação a um “estranho”  são tão antigos quanto a própria sociedade de classes. Assim, já na Grécia Antiga, aqueles que não falavam grego, por exemplo, eram chamados de “bárbaros”. Na Idade Média europeia, os não-cristãos, principalmente os judeus e muçulmanos, eram vilipendiados como “diabólicos” e “não civilizados”. Já o surgimento do racismo está intimamente associado à implantação do modo de produção capitalista e sua fase de acumulacão primitiva. Para fazer uma exposição sobre esse tema, André Mainardi recebe Felipe Araujo, professor da rede estadual do Rio de Janeiro, militante da Esquerda Marxista e do Movimento Negro Socialista.

Leia Mais »

Episódio #27 – A verdadeira história do Outubro Vermelho

Neste episódio, conheça a verdadeira história por trás do filme de Hollywood, A Caçada ao Outubro Vermelho, uma versão cinematográfica do best-seller de Tom Clancy.  De acordo com Clancy, seu livro foi inspirado no épico motim da fragata soviética Storozhevoy (Cão de Guarda) liderado pelo comissário político Valery Sablin, em 1975. Porém, a história real é muito mais rica, extraordinária e comovente do que as melhores obras de ficção, que sem dúvida, inspirará os trabalhadores e a juventude da Rússia e do mundo inteiro.

Leia Mais »

Episódio #26 – O movimento sufragista e a luta das mulheres

No final do século 19 houve uma agitação crescente pelo direito ao voto feminino, dando origem ao movimento sufragista. Qual é o papel desse movimento na luta pela igualdade entre homens e mulheres? Essa igualdade é possível dentro dos marcos do capitalismo? Afinal, o que era e quais os limites do Movimento Sufragista? Na transmissão de hoje  André Mainardi recebe a camarada Ana Gabriela, estudante de enfermagem e militante da Esquerda Marxista e do movimento Mulheres pelo Socialismo em Florianópolis, SC, para explicar o que foi o movimento sufragista.

Leia Mais »

Episódio #25 – O que é o reformismo?

O que reivindicam os reformistas? Qual tem sido seu papel na história do movimento operário internacional? Como essa linha se manifestou aqui no Brasil e quais foram suas consequências? Afinal, o que é o reformismo?

Leia Mais »

Episódio #24 – A participação dos marxistas nas eleições e no Parlamento burguês

Se a tarefa histórica do proletariado é a revolução e a tomada do poder e se os marxistas são a fração mais consciente do proletariado, seria papel dos marxistas participar das eleições burguesas? Se o "Estado moderno nada mais é do que um comitê para administrar os negócios de toda a classe burguesa", como disse Marx, e o parlamento é o coração pulsante dele, devem os marxistas integrá-lo? Afinal, qual o papel dos marxistas nas eleições e no parlamento burguês? Na transmissão de hoje, André Mainardi recebe o camarada Pedro Bernardes, professor da rede estadual de São Paulo, dirigente da Esquerda Marxista e candidato a vereador pela Esquerda Marxista e pelo PSOL, para um rico debate sobre essas questões. No bloco "Nossas Lutas" os camaradas Mayara Colzani e Chico Aviz trazem um perfil das suas candidaturas para a prefeitura de Joinville.

Leia Mais »

Episódio #23 – Os primeiros anos do trotskismo no Brasil

Os trotskistas brasileiros, organizados como Oposição de Esquerda no interior do PCB e mais tarde na Liga Comunista Internacionalista, lideraram e organizaram a luta contra o fascismo no Brasil, apontando a necessidade da reconstrução de uma verdadeira Internacional dos trabalhadores, baseada no Programa de Transição de Trotsky. No episódio que encerra o mês de debates sobre a história do Brasil, André Mainardi recebe Mayara Colzani, dirigente da Esquerda Marxista e candidata à prefeitura de Joinville, para falar um pouco mais sobre as ideias de Trotsky, como elas chegaram ao Brasil e sua importância para os rumos do movimento operário.

Leia Mais »

Episódio #22 – A Era Vargas

Getúlio Vargas, ao se colocar acima das classes sociais, encarnar a figura do “herói nacional” e se utilizar da força do aparato repressivo do estado para se manter no poder, se põe a frente de um governo de 15 anos, marcado por traços bonapartistas e por intensos ataques à classe trabalhadora. Apesar dos esforços da historiografia burguesa e reformista em caracterizá-lo como progressista, Vargas governou a serviço dos interesses gerais da burguesia, para a manutenção e desenvolvimento do capitalismo no Brasil. No episódio de hoje Alex Minoru, dirigente da Esquerda Marxista e da Corrente Marxista Internacional, na sua segunda visita ao podcast, fará uma exposição sobre esse conturbado e decisivo período da história brasileira.

Leia Mais »