Podcast

Podcast – Por que precisamos de uma internacional comunista?

Nesse terceiro episódio do Foice & Martelo, André Mainardi recebe a camarada Lucy Dias, da coordenação nacional da Juventude Comunista Internacionalista (JCI) para um debate que aborda a importância da fundação de uma nova organização internacional dos trabalhadores que seja a expressão organizativa de toda a insatisfação que brota das entranhas do atual sistema. Uma discussão que passa também por um profundo balanço histórico de todas as internacionais.

Leia Mais »

Podcast – Cabanagem e Revolta dos Malês

O segundo episódio do Foice & Martelo traz uma exposição sobre a Cabanagem e a Revolta dos Malês, dentro do contexto do que ficou conhecido como Período Regêncial, análise do camarada Chico Aviz, membro da coordenação nacional da Juventude Comunista Internacionalista, historiador e professor de rede estadual em Joinville.

Leia Mais »

Podcast – O Estado e a Revolução (Parte 2)

Nesse episódio, André Mainardi traz a parte final de uma introdução ao estudo de “O Estado e a Revolução”, obra seminal da literatura marxista e uma das principais elaborações teóricas de Vladimir Ilitch Lênin, comemorando o legado desse grande revolucionário na ocasião dos 100 anos de sua morte.

Leia Mais »

Podcast – O Estado e a Revolução (Parte 1)

No episódio de estreia do Foice & Martelo, o podcast da Organização Comunista Internacionalista (Esquerda Marxista), André Mainardi traz a primeira parte de uma introdução ao estudo de "O Estado e a Revolução", obra seminal da literatura marxista e uma das principais elaborações teóricas de Vladimir Ilich Lênin, comemorando o legado desse grande revolucionário na ocasião do 100 anos de sua morte.

Leia Mais »

#44 Sangue e Ouro: a conquista espanhola das Américas

Como foi a conquista espanhola das Américas? Quais as suas consequências? No que marca o lançamento da Revista América Socialista – Em Defesa do Marxismo nº 22, André Mainardi e Marcelo Pancher fazem uma apresentação, em linhas gerais, do artigo “Sangue e Ouro” dos camaradas Jorge Martin e Ubaldo Oropeza.

Leia Mais »

Podcast da Esquerda Marxista discutirá o Biênio Vermelho e a ascensão do fascismo na Itália

Um novo episódio do Podcast da Esquerda Marxista vai ao ar na próxima quinta-feira, dia 20 de abril. Nele, André Mainardi vai expor a conjuntura política da Itália de 1919 a 1922 e como a derrota da Revolução Italiana, conhecida como O Biênio Vermelho, preparou o terreno para a  ascensão do fascismo ao poder do Estado.

Leia Mais »

#42 – Pode Putin desnazificar a Ucrânia?

O episódio de hoje traz um bate-papo, gravado ao vivo no dia 29/03, entre os camaradas André Mainardi e Caio Dezorzi (Canal Visão Marxista) onde é desmontada a farsa da "desnazificação da Ucrânia", um dos principais argumentos que sustentam a atual empreitada militar de Putin. Um debate de fundo, partindo das origens do forte sentimento nacionalista anti-russo dos ucranianos, passando pelo nascimento do fascismo no país, dirigido por Stepan Bandera, até chegar aos temas mais atuais, explicando o Euromaidan e o surgimento da nova extrema-direita ucraniana e seu papel na presente guerra.

Leia Mais »

#41 – Alemanha Oriental: do surgimento à destruição (parte 2)

Como foi a recuperação da economia na Alemanha Oriental, após a construção do Muro de Berlim? Como os stalinistas dirigiam essa economia? A vida na República Democrática da Alemanha era, de fato, ruim? O que foi e quais as consequências da reunificação? Afinal, como foi destruída a Alemanha Oriental? Na segunda parte do episódio que inaugura a 3ª temporada, traçaremos um panorama da economia da Alemanha Oriental. Explicaremos como esse país, "ressurgido das ruínas", como dizia o seu lema nacional, se tornou, no curso de alguns poucos anos, um dos países mais industrializados e avançados tecnologicamente entre todos os regimes do Leste Europeu. Analisaremos também como se deu o declínio da República Democrática da Alemanha, bem como o de todos esses regimes no final dos anos de 1980, causado por anos de gestão burocrática do Estado e da produção, sem nenhum controle por parte dos trabalhadores.

Leia Mais »

#41 – Alemanha Oriental: do surgimento à destruição (parte 1)

Como surgiu e se consolidou a Alemanha Oriental? Era a República Democrática da Alemanha, de fato, um país socialista? Qual o caráter e o tipo de Estado ali implantado? Quais as principais crises políticas, as dores do parto e crescimento, que marcaram os primeiros anos dessa jovem república? Na primeira parte do episódio que inaugura a 3ª temporada do Podcast da Esquerda Marxista, André Mainardi apresenta um apanhado dos primeiros anos dessa república, surgida dos territórios alemães ocupados pelas forças soviéticas após a Segunda Guerra Mundial. A partir de seu surgimento em 1949, o camarada faz um raio-x no modelo de Estado burocraticamente degenerado ali implantado, o diferenciando do Estado operário genuíno, proposto por Karl Marx e Vladimir Ilitch Lênin. A transmissão ainda traz uma análise sobre a revolta popular de 16 de junho de 1953, esmagada pelo Exército Vermelho e as forças de segurança locais, comandadas por Lavrenti Beria, chefe da polícia secreta de Stalin, que marcou o início da escalada nas tensões entre os Estados Unidos e a União Soviética levando a Crise de Berlim em 1961. O limite dessa crise forçou a burocracia, comandada por Walter Ulbricht a fortificar as fronteiras e construir o famigerado muro entre as duas Alemanhas.

Leia Mais »