Podcast da Esquerda Marxista

Sejam bem-vindos ao podcast semanal da Esquerda Marxista, seção brasileira da Corrente Marxista Internacional. Um podcast proletário, socialista e independente onde você vai encontrar análises marxistas, formação política e informes das nossas intervenções diretas na luta de classes.

Episódio #26 – O movimento sufragista e a luta das mulheres

No final do século 19 houve uma agitação crescente pelo direito ao voto feminino, dando origem ao movimento sufragista. Qual é o papel desse movimento na luta pela igualdade entre homens e mulheres? Essa igualdade é possível dentro dos marcos do capitalismo? Afinal, o que era e quais os limites do Movimento Sufragista? Na transmissão de hoje  André Mainardi recebe a camarada Ana Gabriela, estudante de enfermagem e militante da Esquerda Marxista e do movimento Mulheres pelo Socialismo em Florianópolis, SC, para explicar o que foi o movimento sufragista.

Leia Mais »

Episódio #24 – A participação dos marxistas nas eleições e no Parlamento burguês

Se a tarefa histórica do proletariado é a revolução e a tomada do poder e se os marxistas são a fração mais consciente do proletariado, seria papel dos marxistas participar das eleições burguesas? Se o "Estado moderno nada mais é do que um comitê para administrar os negócios de toda a classe burguesa", como disse Marx, e o parlamento é o coração pulsante dele, devem os marxistas integrá-lo? Afinal, qual o papel dos marxistas nas eleições e no parlamento burguês? Na transmissão de hoje, André Mainardi recebe o camarada Pedro Bernardes, professor da rede estadual de São Paulo, dirigente da Esquerda Marxista e candidato a vereador pela Esquerda Marxista e pelo PSOL, para um rico debate sobre essas questões. No bloco "Nossas Lutas" os camaradas Mayara Colzani e Chico Aviz trazem um perfil das suas candidaturas para a prefeitura de Joinville.

Leia Mais »

Episódio #23 – Os primeiros anos do trotskismo no Brasil

Os trotskistas brasileiros, organizados como Oposição de Esquerda no interior do PCB e mais tarde na Liga Comunista Internacionalista, lideraram e organizaram a luta contra o fascismo no Brasil, apontando a necessidade da reconstrução de uma verdadeira Internacional dos trabalhadores, baseada no Programa de Transição de Trotsky. No episódio que encerra o mês de debates sobre a história do Brasil, André Mainardi recebe Mayara Colzani, dirigente da Esquerda Marxista e candidata à prefeitura de Joinville, para falar um pouco mais sobre as ideias de Trotsky, como elas chegaram ao Brasil e sua importância para os rumos do movimento operário.

Leia Mais »

Episódio #22 – A Era Vargas

Getúlio Vargas, ao se colocar acima das classes sociais, encarnar a figura do “herói nacional” e se utilizar da força do aparato repressivo do estado para se manter no poder, se põe a frente de um governo de 15 anos, marcado por traços bonapartistas e por intensos ataques à classe trabalhadora. Apesar dos esforços da historiografia burguesa e reformista em caracterizá-lo como progressista, Vargas governou a serviço dos interesses gerais da burguesia, para a manutenção e desenvolvimento do capitalismo no Brasil. No episódio de hoje Alex Minoru, dirigente da Esquerda Marxista e da Corrente Marxista Internacional, na sua segunda visita ao podcast, fará uma exposição sobre esse conturbado e decisivo período da história brasileira.

Leia Mais »

Episódio #21 – O que foi a Independência do Brasil?

No dia 7 de Setembro de 1822, D. Pedro I, príncipe português, regente em terras brasileiras, proclama a independência do Brasil, às margens do riacho do Ipiranga. Em meio as agitações revolucionárias que incendiavam as Américas, a partir daquele momento, o Brasil se emancipa de Portugal e inicia o processo de endividamento que o pôs de joelhos, definitivamente e por vários séculos, diante do capital estrangeiro, sobretudo o capital inglês. Quais as condições, do período colonial, as relações sociais e de produção, que permitiram esse acontecimento? O que está por trás dessa nossa suposta autonomia? Afinal, o que foi a Independência do Brasil? Na transmissão de hoje, André Mainardi recebe Flávia Antunes, historiadora e roteirista do Podcast da Esquerda Marxista, para um debate sobre o tema.

Leia Mais »

Episódio #4 | Reprise – O 13 de Maio e a luta histórica dos negros no Brasil

Reprise do quarto episódio do podcast que contou com a participação do camarada Roque Ferreira, dirigente da Esquerda Marxista e do Movimento Negro Socialista, falecido na última sexta-feira, vítima do novo coronavírus. É possível acabar com o racismo dentro do capitalismo? Afinal, devemos ou não comemorar o 13 de Maio? Roque respondeu a essas e outras perguntas em uma verdadeira aula sobre a história das lutas dos negros e sobre o movimento operário no Brasil.  Esta é uma singela homenagem de toda a equipe do Podcast da Esquerda Marxista a esse camarada que dedicou uma vida inteira no combate antirascista, anticapitalista e na construção de um mundo novo, livre da exploração do homem pelo homem. Camarada Roque Ferreira, nas ruas e nas lutas, presente!

Leia Mais »

Episódio #20 – A Guerra do Contestado

A Guerra do Contestado foi o maior e mais sangrento conflito camponês da América do Apesar do forte cunho religioso - já que os camponeses em luta contra o estado e contra as milícias dos grandes proprietários, eram liderados por um monge messiânico - ela foi uma violenta expressão da luta de classes, no Brasil da Velha República, controlado pelo grande latifúndio e completamente submisso ao imperialismo. Neste episódio trataremos da Guerra do Contestado com a exposição do camarada Chico Aviz, graduando em História e pesquisador da questão agrária no Brasil do século 20.

Leia Mais »

Episódio #19 – Trotsky e o Exército Vermelho

Como Trotsky conseguiu transformar homens famintos, assustados e desmoralizados pela guerra imperialista no grande Exército Vermelho dos operários e camponeses? Como transcorreu a sangrenta guerra civil revolucionária? Que o papel jogou Lev Davidovich Bronstein nessa guerra e no comando da gigantesca vanguarda armada do proletariado?

Leia Mais »

Episódio #18 – Por que Stalin mandou matar Trotsky?

Stalin consolidou seu regime ditatorial sobre os cadáveres do partido de Lenin. Em meio às traições mais terríveis, derrotas e desmoralização, Trotsky levantou uma bandeira limpa, defendeu as genuínas tradições do leninismo, de Outubro e do Partido Bolchevique.  Qual o legado que deixa que esse grande revolucionário àqueles que dedicam sua vida à construção socialismo? Afinal, por que Stalin mandou matar Leon Trotsky?

Leia Mais »