Podcast da Esquerda Marxista

#35 – A Revolução Mexicana: Zapata e a Comuna de Morelos

Quais as condições que levaram os camponeses mexicanos a utilizar a Convenção Revolucionária como instrumento de poder? Qual era o programa de Emiliano Zapata, e como a Comuna de Morelos, superando esse seu próprio programa, pôs em questão o ponto central de poder da classe dominante? Afinal, como e porque o governo revolucionário à frente da República Mexicana, foi derrotado? Abrindo a programação do mês de abril, que marca o lançamento da edição de número 18 da Revista América Socialista, órgão teórico e político da Corrente Marxista Internacional nas Américas, publicado semestralmente pela Esquerda Marxista no Brasil, André Mainardi fala sobre América Latina, mais especificamente sobre a Revolução Mexicana, Zapata e a Comuna de Morelos. O bloco "Nossas Lutas" traz um importante recado da camarada Lucy Dias, militante da Liberdade e Luta em São Paulo, sobre o 2º Seminário em defesa da educação pública, gratuita e para todos, que acontecerá online no próximo sábado, dia 17/04. Inscreva-se já!

Leia Mais »

#34 – 150 anos da Comuna de Paris

Há 150 anos, milhares de homens e mulheres decidiram tomar as rédeas de seus próprios destinos, assumindo o poder da então “capital do mundo” – Paris. Uma Paris que já há seis meses, estava envolta numa guerra entre a Prússia e a França: uma guerra que nada interessava aos trabalhadores. Uma Paris de homens e mulheres famintos e armados que, ao contrário dos seus governantes, não estavam dispostos a se render diante do invasor. E o que parecia impossível aconteceu: os trabalhadores parisienses "assaltaram os céus". Quais as condições que levaram os trabalhadores de Paris, a enfrentar a morte pela liberdade? Como esse evento marcou definitivamente, a ferro, fogo e sangue, a história da luta de classes? O que a experiência parisiense têm a ensinar às novas gerações de revolucionários? Mas afinal, o que foi a Comuna de Paris? Na transmissão de hoje, André Mainardi e Caio Dezorzi contam como foi essa primeira experiência de governo operário da história. A equipe do Podcast da Esquerda Marxista, como singela homenagem, dedica esse episódio à memória do camarada Hans-Gerd Öfinger, um dos principais dirigentes da seção alemã da Corrente Marxista Internacional, que nos deixou na última sexta-feira, vítima da Covid-19.

Leia Mais »

#33 – 150 anos de Rosa Luxemburgo

O ano de 2021 marca os 150 anos do nascimento de Rosa Luxemburgo. Como não é possível ignorar ou apagar a história, a burguesia tenta ludibriar as verdadeiras lições de Rosa, bem como as verdadeiras lições legadas pelos revolucionários. O capitalismo tenta de alguma forma transformar a imagem de Rosa Luxemburgo em um produto vendável, em especial tenta marcar Rosa como uma crítica da Revolução Russa de 1917, o que, vindo da propaganda burguesa, é a mais pura difamação. Por outro lado, alguns movimentos vinculam a imagem dessa grande revolucionária alemã ao feminismo. Teria sido Rosa Luxemburgo uma feminista? Como foi sua trajetória política e quais foram seus principais combates dentro da poderosa social-democracia alemã e da Segunda Internacional? Mas afinal, quem foi e pelo o que lutou Rosa Luxemburgo? No episódio de hoje, para fazer essa homenagem à grande revolucionária Rosa Luxemburgo nos 150 anos de seu nascimento, André Mainardi recebe Maritania Camargo, professora da rede estadual de Santa Catarina e dirigente da Esquerda Marxista em Joinville.

Leia Mais »

#32 – A Revolta da Vacina

Quais os precedentes desse motim? Porque ele não pode ser considerado como uma simples revolta anti-vacina? O que estava por trás das políticas sanitárias do governo da época? Afinal, o que foi e como terminou a Revolta da Vacina? Como primeiro convidado do ano de 2021, trazendo uma exposição sobre a Revolta da Vacina, André Mainardi recebe o camarada Chico Aviz, graduando em História, pesquisador da questão agrária no Brasil do século 20 e militante da Esquerda Marxista.

Leia Mais »

#31 – As relações entre Stalin e o Exército Vermelho

Stalin realmente foi um grande estrategista e general? Qual papel ele jogou junto ao Exército Vermelho durante a Guerra Civil Revolucionária e depois que ascendeu ao poder? Quais os reflexos dessa atuação antes e durante a 2ª Guerra Mundial? Como, apesar de Stalin, os soldados e proletários soviéticos venceram a máquina de guerra nazista?

Leia Mais »

Especial #3 – A Trégua do Natal de 1914

Em dezembro de 1914, durante a noite de natal, soldados britânicos, franceses e alemães deixaram a guerra de lado pra confraternizar, trocar histórias de casa e amaldiçoar a guerra no episódio que ficou conhecido como A Trégua de Natal. Por que as classes dominantes das principais potências mundiais na época tiveram a necessidade de se enfrentar numa guerra dessa magnitude? Quais as condições desumanas que trouxeram, no curso de alguns meses, tamanha insatisfação vinda das trincheiras? O que foi e o que significou a Trégua de Natal?

Leia Mais »

Episódio #30 – A Revolta da Chibata

Há 110 anos ocorria um dos mais importantes movimentos operários da luta contra o racismo no Brasil: a Revolta da Chibata. Qual é o contexto dessa revolta? Quem foi João Cândido e qual seu papel nesse levante dos marinheiros? Afinal, o que foi a Revolta da Chibata?

Leia Mais »

Episódio #29 – A escravidão e a origem do capitalismo

Por que o capitalismo precisou da escravidão para se consolidar como sistema econômico dominante e assegurar o poderio da burguesia? Que relações podemos estabelecer entre a escravidão e o capitalismo? Para falar um pouco mais sobre a história dessa relação brutal prática da escravidão e o surgimento do capitalismo, André Mainardi recebe novamente a camarada Flávia Antunes, historiadora e roteirista do Podcast da Esquerda Marxista.

Leia Mais »

Episódio #28 – O racismo enquanto mecanismo de divisão

Os preconceitos, ressentimentos e o menosprezo em relação a um “estranho”  são tão antigos quanto a própria sociedade de classes. Assim, já na Grécia Antiga, aqueles que não falavam grego, por exemplo, eram chamados de “bárbaros”. Na Idade Média europeia, os não-cristãos, principalmente os judeus e muçulmanos, eram vilipendiados como “diabólicos” e “não civilizados”. Já o surgimento do racismo está intimamente associado à implantação do modo de produção capitalista e sua fase de acumulacão primitiva. Para fazer uma exposição sobre esse tema, André Mainardi recebe Felipe Araujo, professor da rede estadual do Rio de Janeiro, militante da Esquerda Marxista e do Movimento Negro Socialista.

Leia Mais »

Episódio #27 – A verdadeira história do Outubro Vermelho

Neste episódio, conheça a verdadeira história por trás do filme de Hollywood, A Caçada ao Outubro Vermelho, uma versão cinematográfica do best-seller de Tom Clancy.  De acordo com Clancy, seu livro foi inspirado no épico motim da fragata soviética Storozhevoy (Cão de Guarda) liderado pelo comissário político Valery Sablin, em 1975. Porém, a história real é muito mais rica, extraordinária e comovente do que as melhores obras de ficção, que sem dúvida, inspirará os trabalhadores e a juventude da Rússia e do mundo inteiro.

Leia Mais »