Início / Teoria | Ver Mais / História / Revoluções do Século 20

Revoluções do Século 20

1968: um ano de revolução

Este artigo de 2001 foi publicado originalmente em inglês para introduzir um esforço da Corrente Marxista Internacional (CMI) em analisar vários dos acontecimentos revolucionários que preencheram e rodearam o ano de 1968. Acreditamos que seu conteúdo permanece plenamente atual, e serve como introdução para os jovens e trabalhadores que desejam …

Continue lendo... »

Luta de Classes em Cuba (Parte 1)

De qualquer forma, eu continuarei ao lado de Espártaco, nunca com os Césares, e até contra a ciência manterei minha confiança na capacidade de as massas trabalhadoras se libertarem do julgo do capitalismo, porque quem já viu essas massas em ação sabe que isso é possível. (Trotsky em “O homem que …

Continue lendo... »

50 anos da Revolução Cultural: uma análise marxista

Há cinquenta anos, no ano de 1966, o então líder chinês Mao Tsé-Tung anunciava sua mais nova campanha: a Revolução Cultural. Começava aí um dos episódios mais traumáticos do século 20 e até mesmo da milenar história chinesa. As ondas de choque que balançaram tão intensamente essa nação asiática ficariam …

Continue lendo... »

Os tortuosos caminhos até a Revolução Chinesa de 1949

Em 1º de outubro de 1949 era proclamada a República Popular da China. Neste artigo, retomaremos alguns antecedentes que vão culminar nesse evento histórico, que colocou um quarto da humanidade sob um novo regime. A civilização chinesa possui raízes milenares, com avanços culturais impressionantes na antiguidade, foram os primeiros a …

Continue lendo... »