Revoluções do Século 20

Trotsky e a guerra civil na Espanha

Quando se desata o levantamento dos generais, em 19 de julho de 1936, nem Trotsky nem os dirigentes do POUM, Partido Operário de Unificação Marxista, são surpreendidos. O governo da Frente Popular, uma emanação da maioria operário-republicana, levado ao poder pelas eleições de fevereiro, não pôde e nem quis se …

Leia Mais »

Revolução de Saur do Afeganistão: a revolução suprimida da história

Quando um novo reinado de terror do Talibã se aproxima no Afeganistão, vale a pena lembrar uma página gloriosa e apagada na história deste país, a Revolução de Saur de 1978, que trouxe enormes avanços sociais. A origem do Talibã está aqui, quando o imperialismo norte-americano o criou, financiou e …

Leia Mais »

Fundação do Partido Comunista Chinês: heroísmo e tragédia

Há um século, em 1º de julho de 1921, o Partido Comunista Chinês foi fundado. Começou como um partido revolucionário genuíno liderado por quadros dedicados e heroicos, mas veio abaixo ante a trágica derrota na revolução de 1925-27. Hoje, o PCCh é um instrumento de dominação capitalista, mas sua história …

Leia Mais »

Rosa Luxemburgo, o marxismo e a revolução

Em comemoração aos 150 anos do nascimento de Rosa Luxemburgo, publicaremos uma série de artigos ao longo do ano, analisando a vida e a obra desta grande revolucionária, seus acertos e seus erros. A história de Rosa Luxemburgo está intimamente ligada aos mais importantes eventos do século 20, passando pela …

Leia Mais »

As lições da Espanha: A última advertência (1937)

A experiência trágica da Espanha é uma terrível advertência – talvez a última – antes de eventos ainda maiores, uma advertência dirigida a todos os trabalhadores avançados do mundo. “As revoluções”, disse Marx, “são as locomotivas da história”. Elas se movem mais rápido do que o pensamento de partidos semi-revolucionários …

Leia Mais »

“Avançar sempre, nunca retroceder”: a tragédia da Revolução Granadina

O dia 13 de março marcou o aniversário de uma insurreição de um pequeno partido em 1979 – com o apoio popular das massas – que derrubou um ditador e tentou se livrar dos grilhões do imperialismo. Essa insurreição foi realizada por um partido conhecido como New Jewel Movement (NJM), auto-descrito como …

Leia Mais »

China e sua história revolucionária

A Revolução Chinesa de 1949 é a mais conhecida e estudada. Entretanto, levantes populares e revoluções marcaram a história da China, antes da tomada do poder pelo Partido Comunista Chinês, dirigido por Mao Tsé-tung. Neste artigo, retomaremos um pouco dessa trajetória revolucionária do povo chinês. O império dominado A civilização …

Leia Mais »

A Internacional Comunista

A Internacional Comunista era a Internacional mais avançada na luta da classe trabalhadora, uma internacional de massas, com uma verdadeira liderança marxista, que no seu auge ajudou partidos trabalhadores de todo o mundo aproximar-se rapidamente a uma posição revolucionária marxista. Mas esta internacional nasceu com uma grande desvantagem: foi formado …

Leia Mais »

El Caracazo: quando Los Barrios sacudiram a Venezuela

“Ao chegar a uma fase determinada de desenvolvimento, as forças materiais produtivas da sociedade entram em contradição com as relações de produção existentes ou, o que não é mais do que a expressão jurídica disto, com as relações de propriedade dentro das quais se desenvolveram até ali. De formas de …

Leia Mais »

O artigo de Mao “Contra o liberalismo” realmente combate o liberalismo?

Os marxista reconhecem as enormes conquistas da Revolução Chinesa de 1949. Como era esperado, muitas palavras de ordem de Mao Tse-Tung[1] encontraram eco em todo o mundo como uma alternativa à burocracia da União Soviética depois da ruptura sino-soviética. Entretanto, existem diferenças políticas significativas entre as ideais do marxismo genuíno …

Leia Mais »