Revoluções do Século 20

Rosa Luxemburgo, o marxismo e a revolução

Em comemoração aos 150 anos do nascimento de Rosa Luxemburgo, publicaremos uma série de artigos ao longo do ano, analisando a vida e a obra desta grande revolucionária, seus acertos e seus erros. A história de Rosa Luxemburgo está intimamente ligada aos mais importantes eventos do século 20, passando pela …

Leia Mais »

As lições da Espanha: A última advertência (1937)

A experiência trágica da Espanha é uma terrível advertência – talvez a última – antes de eventos ainda maiores, uma advertência dirigida a todos os trabalhadores avançados do mundo. “As revoluções”, disse Marx, “são as locomotivas da história”. Elas se movem mais rápido do que o pensamento de partidos semi-revolucionários …

Leia Mais »

“Avançar sempre, nunca retroceder”: a tragédia da Revolução Granadina

O dia 13 de março marcou o aniversário de uma insurreição de um pequeno partido em 1979 – com o apoio popular das massas – que derrubou um ditador e tentou se livrar dos grilhões do imperialismo. Essa insurreição foi realizada por um partido conhecido como New Jewel Movement (NJM), auto-descrito como …

Leia Mais »

China e sua história revolucionária

A Revolução Chinesa de 1949 é a mais conhecida e estudada. Entretanto, levantes populares e revoluções marcaram a história da China, antes da tomada do poder pelo Partido Comunista Chinês, dirigido por Mao Tsé-tung. Neste artigo, retomaremos um pouco dessa trajetória revolucionária do povo chinês. O império dominado A civilização …

Leia Mais »

A Internacional Comunista

A Internacional Comunista era a Internacional mais avançada na luta da classe trabalhadora, uma internacional de massas, com uma verdadeira liderança marxista, que no seu auge ajudou partidos trabalhadores de todo o mundo aproximar-se rapidamente a uma posição revolucionária marxista. Mas esta internacional nasceu com uma grande desvantagem: foi formado …

Leia Mais »

El Caracazo: quando Los Barrios sacudiram a Venezuela

“Ao chegar a uma fase determinada de desenvolvimento, as forças materiais produtivas da sociedade entram em contradição com as relações de produção existentes ou, o que não é mais do que a expressão jurídica disto, com as relações de propriedade dentro das quais se desenvolveram até ali. De formas de …

Leia Mais »

O artigo de Mao “Contra o liberalismo” realmente combate o liberalismo?

Os marxista reconhecem as enormes conquistas da Revolução Chinesa de 1949. Como era esperado, muitas palavras de ordem de Mao Tse-Tung[1] encontraram eco em todo o mundo como uma alternativa à burocracia da União Soviética depois da ruptura sino-soviética. Entretanto, existem diferenças políticas significativas entre as ideais do marxismo genuíno …

Leia Mais »

Lições da Espanha: introdução de Ralph Lee e Ted Grant

Sob o transparente disfarce da agitação “aliança pela paz”, a Frente Popular [1] da Grã-Bretanha dá agora seus primeiros passos para entrar na arena política. Os liberais abrem atentamente os seus ouvidos, os dirigentes do Partido Trabalhista se opõem veementemente ao projeto e o Partido Comunista, o iniciador da agitação, …

Leia Mais »

100 anos: Rosa Luxemburgo, Karl Liebknecht e a Revolução Alemã

A revolução alemã de novembro de 1918 envolveu milhões de pessoas, cuja maioria não era envolvida politicamente antes.. Como aconteceu na Rússia, a maioria dos que entraram recentemente no cenário político se voltou para os partidos que já conheciam. Na Rússia, depois de fevereiro, o poder passou para os mencheviques e …

Leia Mais »

América Socialista recorda 100 anos da Revolução Alemã e 80 anos da 4ª Internacional

Este ano é o centenário da Revolução Alemã de novembro 1918 que terminou com a primeira guerra mundial. Um movimento insurrecional poderoso que começou com um motim de marinheiros na frota de guerra alemã e, em poucos dias, provocou a queda da monarquia e a proclamação da República. A Alemanha …

Leia Mais »