Racismo & Racialismo

EUA: O Terror Racista de Tulsa em 1921

Nota da Redação: John Peterson é dirigente de Socialist Revolution (Revolução Socialista), seção da Corrente Marxista Internacional (CMI) nos Estados Unidos. Este artigo cita fontes primárias que contêm insultos raciais, totalmente explícitos. Tomamos a decisão de incluir essas citações na íntegra para apresentar uma representação real e gráfica do veneno …

Leia Mais »

O marxismo e a luta contra o racismo

Este artigo foi originalmente publicado na revista teórica marxista América Socialista, nº 11, de setembro de 2017. As explosões sociais que tomaram os EUA e o mundo após o assassinato de George Floyd pela polícia, os assassinatos de jovens, crianças e trabalhadores negros nos bairros proletários brasileiros colocam novamente a …

Leia Mais »

O racismo enquanto mecanismo de divisão

Os preconceitos ou ressentimentos em relação a um “estranho” e ao menosprezo por ele são tão antigos quanto a própria sociedade de classes. Assim, já na Grécia antiga aqueles que não falavam grego eram chamados de “bárbaros” (como os persas, os macedônios, os celtas etc.). Em escritos, peças de teatro …

Leia Mais »

A longa caminhada do Movimento Negro pela emancipação e o combate do MNS

A escravidão no Brasil durou três séculos, de 1550 até 1888. Foram 300 anos de muita luta e resistência contra o regime escravocrata e sua crueldade que desumanizava o povo negro. Vários foram os movimentos de resistência e de luta, sendo que até 1695 a quilombagem era a movimento de …

Leia Mais »

Sobre o Programa do Partido dos Panteras Negras: Que caminho seguir para os trabalhadores e jovens negros? – Parte 2

Na parte final de seu artigo, John Peterson analisa o programa dos Panteras Negras, sublinhando tanto os seus pontos fortes quanto os seus pontos fracos. Trata-se uma importante reflexão para a atual situação política que vive os EUA, onde a violência policial contra trabalhadores e jovens negros desatou uma série …

Leia Mais »