Resoluções & Declarações

Solidariedade ao deputado Glauber Braga (PSOL) contra a provocação do MBL

O Movimento Brasil Livre (MBL) fez uma provocação, na tarde hoje (16), ao deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) na Câmara dos Deputados. O provocador foi expulso do espaço aos chutes por atitude do próprio deputado. Os bolsonaristas de extrema direita perseguem e agridem Glauber porque ele é um defensor consistente e determinado da classe trabalhadora no parlamento.

Leia Mais »

Saudação à declaração dos comunistas venezuelanos sobre as eleições na Venezuela

O Comitê Central (CC) da Organização Comunista Internacionalista (OCI) saúda a resolução da seção venezuelana da Corrente Marxista Internacional (CMI), Lucha de Clases, sobre a atual situação política e as eleições presidenciais na Venezuela defendendo que “os trabalhadores [venezuelanos] não têm, hoje, uma alternativa eleitoral capaz de expressar genuinamente suas aspirações”.

Leia Mais »

Exigir de Lula a ruptura das relações com Israel

O massacre de palestinos na Faixa de Gaza continua, já são mais de 12 mil mortos, dentre estes, mais de 5 mil crianças! Além dos que estão desaparecidos e feridos. É um genocídio em curso perpetrado pelo Estado sionista de Israel, apoiado, armado e financiado pelo imperialismo norte-americano. Lula fala em paz e declara em discurso que o Estado israelense também está cometendo atos de terrorismo. Mas reuniu-se em 16/11 com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e mantém as relações diplomáticas e comerciais com o Estado sionista, assim como o acordo militar Brasil-Israel firmado por Bolsonaro.

Leia Mais »

A Esquerda Marxista agora é a Organização Comunista Internacionalista

Nós estamos de acordo com Marx, Engels, Lênin e Trotsky sobre a necessidade da organização internacional do proletariado e do caráter internacional da revolução socialista para abrir caminho para uma sociedade comunista. Para nós, os operários não têm pátria, e diante das guerras do capital dizemos: “Paz entre nós, guerra aos senhores!”. Nosso novo nome é Organização Comunista Internacionalista, a OCI, seção brasileira da Corrente Marxista Internacional.

Leia Mais »

A Esquerda Marxista, agora Organização Comunista Internacionalista, decide sair do PSOL para continuar seu combate contra o imperialismo, a direita e a política do governo Lula

A Esquerda Marxista, seção brasileira da Corrente Marxista Internacional, realizou o seu 8º Congresso Nacional no último fim de semana (4 e 5 de novembro de 2023). Este foi um congresso histórico, que adotou importantes resoluções, como a mudança de nome da organização para Organização Comunista Internacionalista (OCI).

Leia Mais »

O mundo em 2023: crise, guerra e revolução

O seguinte documento foi aprovado no Congresso Mundial da Corrente Marxista Internacional (CMI) de 2023 . Aqui, oferecemos a nossa perspectiva e análise das principais tendências que estão a moldar a política mundial e a luta de classes neste período dramático de agonia mortal do capitalismo.

Leia Mais »

Informe político do Comitê Central ao 8º Congresso da Esquerda Marxista

Publicamos aqui o Informe Político ao 8º Congresso Nacional da Esquerda Marxista (EM) aprovado pelo Comitê Central (CC) da EM em 18 de junho de 2023. Este documento analisa a situação política internacional e nacional, as perspectivas para a luta de classes no Brasil e no mundo, e as tarefas dos revolucionários comunistas para o próximo período. O Informe Político do CC é a base política para a convocação do Congresso Nacional da EM que ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro deste ano. Ele está sendo, agora, debatido em todas as instâncias da organização em preparação ao Congresso e recebendo contribuições dos camaradas.

Leia Mais »

Morre o neto de Trotsky: Esteban Volkov, presente!

Recebemos ontem (16/6) à noite, a triste notícia do falecimento de Esteban Volkov, neto de Leon Trotsky. Esteban dedicou a vida à defesa do legado de seu avô. Fundou a Casa Museu Leon Trotsky, na casa em que viveu com Trotsky e Natalia, no bairro de Coyoacán, Cidade do México.

Leia Mais »

Por uma CUT classista, de luta, democrática, de base e socialista! Pela liberdade e independência sindical!

Este ano marca o aniversário de 40 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores, a CUT. Junto com essa data histórica, está convocado seu 14º Congresso Nacional. A CUT nasceu das lutas da classe trabalhadora contra os patrões e a Ditadura, combatendo o peleguismo das direções sindicais e a tutela do Estado sobre o movimento sindical. É preciso que a CUT retome os princípios de sua fundação e volte a ser um instrumento de luta da classe trabalhadora.

Leia Mais »

Ataques a escolas, o que expressam e como combater

Os recentes ataques a instituições de ensino em São Paulo (SP) e Blumenau (SC) chocaram o país. Novas ameaças de “massacres” em escolas têm se multiplicado nas redes sociais, alastrando o medo entre professores, estudantes e pais. Desde 2011 são contabilizados 11 atentados em unidades de ensino no Brasil, sendo que 5 ocorreram apenas nos últimos 7 meses. É um fenômeno que cresce, não só no Brasil.

Leia Mais »