Resoluções & Declarações

Perspectivas Mundiais 2021: uma era global de revolução está sendo preparada

Este documento foi aprovado, no dia 30 de julho de 2021, pelos delegados no Congresso Mundial da Corrente Marxista Internacional de 2021. Ele fornece nossa análise geral dos principais processos que ocorrem na política mundial, em um momento marcado por crises e turbulências sem precedentes. Com a dinamite nas fundações …

Leia Mais »

Manifesto do Encontro Nacional de Luta Abaixo o Governo Bolsonaro! Por um Governo dos Trabalhadores sem patrões nem generais!

No dia 10 de julho, ativistas de diferentes partes do país se reuniram em encontro online para discutir a situação política e os meios e as formas para ajudar a desenvolver o movimento de massas capaz de derrubar o governo Bolsonaro e abrir caminho para um verdadeiro governo dos trabalhadores.Este …

Leia Mais »

Resoluções políticas do 7º Congresso da Esquerda Marxista

A Esquerda Marxista (EM) realizou seu 7º Congresso Nacional entre os dias 11 e 13 de junho de 2021. A sessão de abertura ocorreu na sexta-feira à noite através de uma live pública com informe de conjuntura internacional apresentado pelo camarada Fred Weston, do Secretariado Internacional da CMI. No sábado, …

Leia Mais »

Parem o bombardeio de Gaza! Pelo fim da ocupação! – Mobilização internacional em apoio à luta palestina!

Declaração da Corrente Marxista Internacional (CMI), de 14 de maio, sobre a violência israelense contra a Faixa de Gaza nos últimos dias, que continua a aumentar. Dizemos: acabem com os bombardeios, acabem com a ocupação – trabalhadores e jovens do mundo, mobilizem-se e lutem por uma Palestina livre como parte …

Leia Mais »

Encerramento e Declaração Final do 2º Seminário em Defesa da Educação Pública, Gratuita e Para Todos

Depois de todas as mesas e debates do seminário, chegou enfim a hora do encerramento (leia os relatos do seminário em www.liberdadeeluta.org). O encerramento foi feito pela camarada Mayara Colzani, que leu o documento de declaração final do 2º Seminário em Defesa da Educação Pública, Gratuita e Para Todos, documento …

Leia Mais »

Em defesa da vida e dos empregos, abaixo o governo Bolsonaro!

Um novo ano inicia e deveria trazer consigo a esperança de dias melhores. Porém, sob o capitalismo, as tragédias de 2020 prosseguem em 2021. A pandemia bate recordes de mortes, a crise econômica atinge o proletariado em todo o mundo com o aumento da miséria, da fome, do desemprego. No …

Leia Mais »

Das urnas para as ruas: é preciso mobilização de massas para pôr abaixo o governo Bolsonaro!

Resolução Política do Comitê Central da Esquerda Marxista Os resultados do segundo turno das eleições municipais reforçam o que já analisamos após o primeiro turno: o fracasso dos candidatos bolsonaristas, o derretimento do PT nos principais centros urbanos, além de um relativo crescimento eleitoral do PSOL. Pela primeira vez, desde …

Leia Mais »

Resultado das urnas indica derretimento do bolsonarismo e dos partidos da conciliação de classes

As eleições burguesas – seleção de atores para a encenação do espetáculo da democracia – expressam apenas de maneira deformada a luta de classes, na medida em que os diferentes programas políticos propostos não disputam em igualdade de condições. O programa político dos candidatos da burguesia é propagandeado e agitado …

Leia Mais »

Um novo mundo precisa nascer: situação política e construção da organização revolucionária

Esta é a resolução política do Comitê Central da Esquerda Marxista reunido em 26 de setembro de 2020. Nela analisamos o desenvolvimento da crise econômica e política no mundo e no Brasil, o impacto da pandemia e a disposição de luta presente na base, entre jovens e trabalhadores, o que …

Leia Mais »

Aos militantes e filiados do PSOL sobre um Manifesto em defesa da Lei e da Ordem!

“Estamos Juntos” com a burguesia? Abandonamos o Socialismo? Um Manifesto chamado “Estamos Juntos” foi assinado por Fernando Henrique (PSDB), os presidentes do PDT e do PSB, o ex-ministro da saúde de Bolsonaro, Mandetta, do DEM,  Luciano Hulk, Fernando Haddad (PT), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), Lobão (cantor), o …

Leia Mais »