Brasil História

Os trotskistas e a “revolução” de 1930

O Brasil que começou a ser pensado a partir da “revolução” de 1930 teria como marca, segundo aqueles mesmos “revolucionários”, a unidade em torno do Estado, devendo todos os cidadãos ser parte do projeto de nação então por eles proposto. Nesse sentido, o presidente Getúlio Vargas teria afirmado, em outubro …

Leia Mais »

Getúlio Vargas, um Bonaparte brasileiro

A convite dos camaradas da Esquerda Marxista do Rio de Janeiro, que estão organizando o curso online “Socialismo Contra a Barbárie”, participei de um dos encontros no mês de junho para apresentar o informe sobre “Bonapartismo no Brasil: Getúlio Vargas e o ‘bolsonarismo’”. Preparar esse informe foi particularmente muito enriquecedor. …

Leia Mais »

Novembrada: história, comemoração e apagamento

No último sábado (30/11), comemorou-se os quarenta anos da Novembrada. Esse acontecimento se tornou marcante na história de Florianópolis, afinal não é todo dia que um presidente da república é expulso de uma cidade na base de tapas. Colocando em evidência a liderança dos estudantes em movimentos sociais, a Novembrada …

Leia Mais »

Os 30 anos da Constituição Federal de 1988

Há 30 anos, em 5 de outubro de 1988, era promulgada a atual Constituição Federal, a oitava do Brasil em pouco mais de 160 anos desde a Independência. A promulgação do atual texto constitucional foi saudada pelos mentores da “Nova República” como a Constituição Cidadã, o documento que encerraria o …

Leia Mais »

A rebelião dos negros arrancou a abolição no 13 de Maio

A escravidão negra no Brasil foi impulsionada por duas explorações econômicas: primeiro a indústria do açúcar no Nordeste (o termo escravo é uma corruptela de eslavo, já que os escravos utilizados originalmente na indústria do açúcar no Mediterrâneo provinham deste povo. A sua generalização deveu-se à expansão da indústria para …

Leia Mais »

Impacto da Revolução Russa no Brasil

Há 100 anos a “Conflagração” e a Revolução Russa atingiam o Brasil. A 1ª Guerra Mundial iniciada em 28 de julho de 1914 foi o fruto direto de uma tentativa de redivisão do mercado mundial pelas grandes potencias imperialistas europeias. A poderosa Grã-Bretanha que dominava os mares e terras incontáveis …

Leia Mais »

Áurea a quem mesmo?‏

Nas aulas de História que já ministrei como licenciado em Geografia (distorções do ensino público), ou mesmo nas aulas de Geografia, quando tratava da denominada “Lei Áurea” (nome nada despretensioso!), indagava aos alunos (todos pobres e, na grande maioria, negros) das turmas de Educação de Jovens e Adultos se já …

Leia Mais »