Brasil História

O PCB e a esquerda brasileira

Os próximos meses serão marcados por diversas comemorações pelo centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB), fundado em 25 de março de 1922. Essa data será celebrada em torno a personagens ou em debates acadêmicos promovidos por grupos de pesquisa e periódicos científicos em todo o país. Contudo, os revolucionários devem …

Leia Mais »

A Revolta da Vacina: Um antídoto para a antidemocrática República burguesa

“A revolta não visava o poder, não pretendia vencer, não podia ganhar nada. Era somente um grito, uma convulsão de dor, uma vertigem de horror e indignação. Até que ponto um homem suporta ser espezinhado, desprezado e assustado? Quanto sofrimento é preciso para que um homem se atreva a encarar …

Leia Mais »

Lei do Ventre Livre e Lei dos Sexagenários: tudo deve mudar para que tudo fique como está

A transformação econômica pela qual passava o mercado em desenvolvimento na Europa do século 19 necessitava se livrar do braço escravo como motor da economia capitalista nascente. A mão de obra negra, que foi tão útil ao projeto expansionista das metrópoles nas colônias, agora, começava a ser vista como indesejada. …

Leia Mais »

110 anos desde a Revolta da Chibata: o que temos a aprender com ela?

Há 110 anos, no dia 22 de novembro de 1910, ocorria um dos mais importantes movimentos operários da luta contra o racismo no Rio de Janeiro: a Revolta da Chibata. Na verdade, o que ocorreu, foi uma revolta contra a chibata. Um conjunto de marinheiros decidiram se colocar contra as …

Leia Mais »

Zumbi dos Palmares: o papel do indivíduo na história

“O grande homem é grande não porque suas particularidades individuais imprimiam uma fisionomia individual aos grandes acontecimentos históricos, mas porque é dotado de particularidades que o tornam o indivíduo mais capaz de servir às grandes necessidades sociais de sua época, surgidas sob a influência de causas gerais e particulares” – …

Leia Mais »

Os quilombos no Brasil e a luta pela libertação dos escravos

A diáspora africana e a acumulação de capital no Novo Mundo O Brasil ocupa o vergonhoso segundo lugar na história da diáspora africana ficando atrás apenas dos EUA. Durante o período colonial cerca de cinco milhões de africanos desembarcaram no Brasil. O tráfico negreiro, que se estendeu do século 15 …

Leia Mais »

Da senzala ao cartório: a Lei de Terras de 1850 e sua importância no processo de abolição da escravatura

A Lei das Terras de 1850[1], mais do que se constituir no “[…] dispositivo legal que, pela primeira vez, buscou regulamentar a questão fundiária no Império do Brasil”[2], foi fundamental para a transição da propriedade privada dos meios de produção no Brasil e, em consequência, um passo conservador das elites …

Leia Mais »

Os trotskistas e a “revolução” de 1930

O Brasil que começou a ser pensado a partir da “revolução” de 1930 teria como marca, segundo aqueles mesmos “revolucionários”, a unidade em torno do Estado, devendo todos os cidadãos ser parte do projeto de nação então por eles proposto. Nesse sentido, o presidente Getúlio Vargas teria afirmado, em outubro …

Leia Mais »

Getúlio Vargas, um Bonaparte brasileiro

A convite dos camaradas da Esquerda Marxista do Rio de Janeiro, que estão organizando o curso online “Socialismo Contra a Barbárie”, participei de um dos encontros no mês de junho para apresentar o informe sobre “Bonapartismo no Brasil: Getúlio Vargas e o ‘bolsonarismo’”. Preparar esse informe foi particularmente muito enriquecedor. …

Leia Mais »

Quando a insatisfação toma as ruas: Em memória de Edson Luís

Hoje, 28 de março, lembramos o assassinato do estudante Edson Luís pelas mãos da Ditadura Militar. Trágica em si mesma, sua morte carrega muito mais simbolismo do que parece a uma primeira vista. Os acontecimentos em torno desse evento foram um daqueles momentos em que o que era dado como …

Leia Mais »