Blog Mulheres Pelo Socialismo

Trabalho doméstico ou escravidão?

Em razão das diversas atividades que o movimento Mulheres Pelo Socialismo (MPS) promove em todo o país sobre a questão do trabalho doméstico e a emancipação da mulher, publicamos aqui um texto introdutório sobre o tema. As posição dos marxistas e a diferença com os reformista e mesmo com o …

Leia Mais »

A questão do trabalho doméstico remunerado na perspectiva marxista

A camarada Rafaela Leite, da Esquerda Marxista, convida para atividade do Movimento Mulheres Pelo Socialismo de São Paulo nesta quarta, 16/06, às 19h, para discutir a polêmica sobre a questão do trabalho doméstico remunerado sob a perspectiva marxista, com base em um artigo publicado na última edição da revista teórica …

Leia Mais »

Trotsky e a luta das mulheres

Dando prosseguimento ao Curso Trotsky, que vem sendo realizado pela Esquerda Marxista Paraná ao longo do primeiro semestre desse ano, o próximo módulo, organizado em parceria com o movimento Mulheres pelo Socialismo, irá abordar as contribuições do revolucionário russo para a luta das mulheres trabalhadoras. Nos cinco módulos já realizados, …

Leia Mais »

O marxismo e a questão trans

O Brasil é o país que mais mata pessoas transexuais e travestis no mundo. No ano de 2020 houve um aumento no número de casos, sendo o maior dos últimos quatro anos. Foram 175 pessoas trans – travestis e mulheres transexuais – assassinadas no Brasil. Segundo relatório da Antra1, não …

Leia Mais »

Mulheres Pelo Socialismo SP: mês de março com agenda de luta!

O mês de março historicamente tem sido um período de luta e reivindicação dos direitos das mulheres da classe trabalhadora. Por isso, o Mulheres Pelo Socialismo de São Paulo, participou e realizou diversos debates online sobre os temas mais latentes e as demandas mais urgentes das mulheres proletárias no mundo …

Leia Mais »

Pelo direito ao aborto: a vida das mulheres trabalhadoras e jovens importam!

A pesquisa “Aborto no Brasil: o que dizem os números oficiais?“, realizada pela Fiocruz permitiu traçar um perfil das mulheres mais vulneráveis, que recorrem ao aborto no Brasil, dentro dos poucos casos que são permitidos pelo Código Penal. De 1940! A pesquisa mostrou que as mulheres que mais sofrem com aborto …

Leia Mais »

Abaixo o “bolsa estupro”! Abaixo o PL 5435/2020! Pelo aborto seguro, legal e gratuito para todas!

Voltou a circular no Senado um projeto de lei que, como outras iniciativas anteriores, afronta o já combalido direito das mulheres realizarem abortos mesmo dentro dos casos já previstos na legislação brasileira. O PL 5435, de autoria do senador Eduardo Girão (Podemos), dispõe sobre o que ele chama de “Estatuto …

Leia Mais »

A vida de todos importa! Resposta à nota do CRM/SC

No dia 16 de março, o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) se manifestou contra o decreto municipal da Prefeitura de Florianópolis (n.22.636), de 15 de março de 2021, com relação à suspensão das aulas presenciais até o dia 22 de março. Sua defesa é que se permaneçam as aulas presenciais, pois não existem dados científicos que comprovem a eficácia desta medida para o controle da pandemia, já que as crianças são pouco atingidas pela Covid-19.

Leia Mais »

Após três anos seguimos sem a resposta: quem mandou matar Marielle?

No último dia 14 completaram-se três anos dos assassinatos da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes. Mesmo depois de tanto tempo, seguimos sem a resposta sobre quem mandou assassiná-los e por quê. O assassinato da vereadora do PSOL e de Anderson representa, de muitas formas, a falência do …

Leia Mais »