Blog Mulheres Pelo Socialismo

Criança não é mãe: a barbárie da moral burguesa

Não bastasse uma legislação de 1940, que só permite o aborto em caso de estupro ou risco de vida à mulher (em 2012 também trouxe a possibilidade do feto anencéfalo), os conservadores brasileiros avançam com políticas ainda mais reacionárias. Tramitam no Congresso o Estatuto do Nascituro (2007), o PL 5435/2020 …

Leia Mais »

Suprema Corte dos EUA ataca o direitos ao aborto – Os trabalhadores devem responder com luta de classes

Mais uma bomba sem precedentes abalou o mundo já polarizado da política norte-americana e da luta de classes. Em um memorando interno vazado, redigido pelo juiz da Suprema Corte Samuel Alito, a maioria desse órgão reacionário delineia sua abordagem para a anulação judicial de Roe vs Wade.

Leia Mais »

Estupro inevitável? Abaixo a exploração da mulher trabalhadora!

Não é exclusividade de políticos conservadores (representantes da burguesia) brasileiros realizar comentários que desrespeitam as mulheres e ferem sua dignidade. No dia 06 de março deste ano, Robert Regan, candidato à Câmara do Michigan (EUA), pelo Partido Republicano, realizou uma fala extremamente asquerosa, marcada por todo o seu machismo. Essa …

Leia Mais »

Professor condenado por assediar alunas é demitido da UDESC

A Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) decidiu demitir o professor Paulino de Jesus Francisco Cardoso, acusado de assédio sexual contra alunas da instituição. A demissão foi determinada pela comissão de Processo Administrativo Disciplinar (PAD), que apurava a conduta do professor. O resultado do procedimento foi publicado no Diário …

Leia Mais »

“Mamãe Falei”, o machismo e o cinismo do capitalismo

Na última sexta-feira, 04 de março, circularam as mensagens de áudio do deputado estadual de São Paulo, Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como “Mamãe Falei”. O deputado estava em viagem na Ucrânia sob a justificativa de prestar apoio à população. Em nome do Movimento Brasil Livre (MBL) e como seu …

Leia Mais »

A mulher trabalhadora pede socorro: suas lutas e esperanças não cabem numa caixa de sapatos!

Na última terça-feira (01/03) foi encontrado na região de Palhoça (SC) um bebê recém-nascido numa caixa de papelão com uma mamadeira e uma carta deixada pela mãe. Nesta, a mulher escreveu: “Por favor, cuidem dela. Não sou daqui de Palhoça, mas minha patroa me mandou embora depois que ganhei ela. …

Leia Mais »

Mulheres Pelo Socialismo no 8 de março de 2022

No dia 8 de março, o Movimento Mulheres Pelo Socialismo (MPS) foi às ruas e participou dos atos que marcaram o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora levando as palavras de ordem: Contra a guerra! Abaixo os governos reacionários de Putin e Ucrânia! Abaixo o imperialismo, desmantelamento da OTAN! Abaixo Bolsonaro! …

Leia Mais »

8M! Ocupar as ruas para derrotar Bolsonaro! Contra a guerra e o imperialismo! Lutar pelo socialismo!

Hoje, 8 de março, o Movimento Mulheres Pelo Socialismo (MPS) estará nas ruas participando dos atos que marcam o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora. Confira o panfleto que será distribuídos nos atos. Saímos às ruas neste 8 de março honrando a luta das mulheres trabalhadoras que, ao longo da história, …

Leia Mais »

Caso Mariana Ferrer: segunda instância reafirma o caráter da Justiça burguesa

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou no dia 07 de outubro a decisão de primeiro grau e manteve a absolvição do empresário André de Camargo Aranha, acusado por Mariana Ferrer de tê-la estuprado em Florianópolis em 2018. A justificativa dos três desembargadores foi a falta de provas. De …

Leia Mais »