Blog Mulheres Pelo Socialismo

Caso Mariana Ferrer: segunda instância reafirma o caráter da Justiça burguesa

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou no dia 07 de outubro a decisão de primeiro grau e manteve a absolvição do empresário André de Camargo Aranha, acusado por Mariana Ferrer de tê-la estuprado em Florianópolis em 2018. A justificativa dos três desembargadores foi a falta de provas. De …

Leia Mais »

México: criminalização do aborto declarada inconstitucional

Em uma votação histórica e unânime de 10 ministros, a Suprema Corte do México declarou inconstitucional a penalização das mulheres que decidirem fazer um aborto. O fato de esta votação ter ocorrido agora é claramente o resultado da nossa luta nas ruas, que tornou impossível que os direitos das mulheres …

Leia Mais »

Movimento Mulheres pelo Socialismo realiza Encontro Nacional de Núcleos

No dia 25 de setembro o Movimento Mulheres pelo Socialismo (MPS) realizou mais uma atividade nacional. A primeira foi em março e teve como tema central a campanha pelo direito ao aborto legal e público, a luta contra a violência contra a mulher e o Fora Bolsonaro. No encontro de …

Leia Mais »

Debates abordam a condição das mulheres no Afeganistão e a luta pelo socialismo

Em ocasião da retomada do poder pelo Talibã no Afeganistão, em agosto deste ano, a grande mídia inflamou os debates sobre a importância dos direitos das mulheres, conhecidamente suprimidos pelo grupo fundamentalista islâmico, e caracterizaram toda a opressão e violência sob as quais as mulheres afegãs viverão a partir de …

Leia Mais »

Encontro Nacional de Núcleos do Movimento Mulheres Pelo Socialismo

Faça sua inscrição aqui! A pandemia da Covid-19 desnudou a barbárie capitalista em que vivemos e o papel dos governos diante da anarquia do mercado. No Brasil, Bolsonaro sabotou a vacinação sendo responsável direto pela tragédia que já provou a morte de quase 600 mil brasileiros, segundo os dados oficiais. …

Leia Mais »

Trabalho doméstico ou escravidão?

Em razão das diversas atividades que o movimento Mulheres Pelo Socialismo (MPS) promove em todo o país sobre a questão do trabalho doméstico e a emancipação da mulher, publicamos aqui um texto introdutório sobre o tema. As posição dos marxistas e a diferença com os reformista e mesmo com o …

Leia Mais »

A questão do trabalho doméstico remunerado na perspectiva marxista

A camarada Rafaela Leite, da Esquerda Marxista, convida para atividade do Movimento Mulheres Pelo Socialismo de São Paulo nesta quarta, 16/06, às 19h, para discutir a polêmica sobre a questão do trabalho doméstico remunerado sob a perspectiva marxista, com base em um artigo publicado na última edição da revista teórica …

Leia Mais »

Trotsky e a luta das mulheres

Dando prosseguimento ao Curso Trotsky, que vem sendo realizado pela Esquerda Marxista Paraná ao longo do primeiro semestre desse ano, o próximo módulo, organizado em parceria com o movimento Mulheres pelo Socialismo, irá abordar as contribuições do revolucionário russo para a luta das mulheres trabalhadoras. Nos cinco módulos já realizados, …

Leia Mais »

O marxismo e a questão trans

O Brasil é o país que mais mata pessoas transexuais e travestis no mundo. No ano de 2020 houve um aumento no número de casos, sendo o maior dos últimos quatro anos. Foram 175 pessoas trans – travestis e mulheres transexuais – assassinadas no Brasil. Segundo relatório da Antra1, não …

Leia Mais »