Educação

31º Congresso do Sinpeem: “Educação e democracia” para quem?

Entre os dias 18 a 21 de outubro de 2022 aconteceu o Congresso dos servidores municipais de São Paulo, evento organizado pelo sindicato da categoria Sinpeem no Centro de Convenções Anhembi. O Congresso teve como tema “Educação e democracia”, tema contraditório com a prática da direção sindical, uma vez que …

Leia Mais »

A plataforma de Lula-Alckmin e a educação que o proletariado precisa

Na disputa das eleições presidenciais, a chapa Lula-Alckmin apresentou como plataforma política um documento chamado “Diretrizes para o programa de reconstrução e transformação do Brasil”. Essa plataforma, apoiada por partidos de esquerda reformistas, como PT e o PCdoB, e por partidos burgueses, como o PSB e a REDE, tem como …

Leia Mais »

A luta pela educação pública, gratuita e para todos nas universidades privadas (Parte 3)

Leia a parte 1 Leia a parte 2 Mesmo dentro da esquerda, alguns afirmam que a federalização das universidades privadas é “um programa máximo” ou que é utópico, que não vai acontecer. Estes não conhecem a história ou a ignoram, não confiam no potencial revolucionário da juventude e da classe …

Leia Mais »

Mensalidades nas universidades públicas avançam privatização da educação

Embora tenha saído da pauta no Congresso Nacional, o debate sobre uma PEC que permite a cobrança de mensalidades em universidades públicas evidenciou que os capitalistas da educação estão agindo e que o governo Bolsonaro patrocina essa agenda. Um argumento favorável que há bastante tempo é utilizado pela direita é …

Leia Mais »

Abaixo a PEC 206/2019! Contra a cobrança de mensalidade nas universidades públicas

Foi incluído na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 206/2019, que pretende instituir a cobrança de mensalidade em universidades públicas. O projeto é de autoria do deputado bolsonarista General Peternelli (União Brasil-SP) e terá como relator …

Leia Mais »

Após mobilização dos estudantes, Ufes cancela contrato com empresa que serviu comida estragada

Na última segunda-feira, 9 de maio, os estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) organizaram um ato após o Restaurante Universitário (RU) servir marmitas contendo larvas, feijão azedo e carne estragada. Os alimentos eram fornecidos por uma empresa privada que teve o contrato cancelado pela universidade após as mobilizações. …

Leia Mais »

Balanço e lições das lutas dos servidores públicos de Caieiras em 2021

Com este texto, pretendemos apresentar um breve histórico das lutas recentes dos servidores públicos de Caieiras em torno do reajuste salarial e do aumento do salário-base do magistério de acordo com o novo piso federal, apresentando um balanço dos resultados conquistados e o papel das direções de suas principais organizações …

Leia Mais »

Estudantes secundaristas do Paraná mostram o caminho!

Na terra das araucárias, o governo Ratinho Júnior, forte aliado de Bolsonaro, repassou para a iniciativa privada – Unicesumar – a tarefa de conduzir as disciplinas técnicas ofertadas aos estudantes do Ensino Médio. Para terceirizar o serviço o governo do estado drenou R$ 38,4 milhões dos cofres públicos, diretamente para …

Leia Mais »

Emprego e Educação Superior para todos

“O poder do Estado moderno não passa de um comitê que administra os negócios comuns da classe burguesa como um todo.” (Manifesto Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels) Vivemos a maior crise mundial do capitalismo – até agora – intensificada pela crise sanitária em decorrência da pandemia da Covid-19. A …

Leia Mais »