Educação

Homeschooling versus Educação Pública: as prioridades do governo Bolsonaro

Estamos diante de uma pandemia que dura mais de 16 meses e já matou mais de 490 mil pessoas no Brasil. Até o momento, o que o governo fez foi aprofundar a pandemia, não somente no discurso, mas, especialmente, na diminuição da destinação de recursos para a área da saúde …

Leia Mais »

Professor, antes de morrer, não esqueça de finalizar o diário de classe…  

Em áudio recentemente difundido pelas redes sociais, aparentemente, uma diretora da rede estadual de Santa Catarina expressa o total desprezo pela vida humana e naturalização do processo de assassinato social sofrido pela classe trabalhadora em meio à pandemia. De acordo com a diretora:  Parece que está tendo caso de professores que não estão completando o professor …

Leia Mais »

De frente pro vírus: professores e a Covid-19

“Tá lá o corpo estendido no chão […] Olhei o corpo no chão e fechei Minha janela de frente pro crime” Aldir Blanc, 1975. A canção de Blanc fala de um crime cotidiano em uma cidade brasileira, onde muitas mortes ocorrem e acabam sendo banalizadas pela população. Porém, no caso …

Leia Mais »

Como lutar pela educação pública, gratuita e universal construindo uma direção revolucionária na educação

Apresentamos aqui o informe para a “Mesa 2” do 2º Seminário em Defesa da Educação Pública, Gratuita e Para Todos, ocorrido no dia 17 de abril: Como lutar pela educação pública, gratuita e universal construindo uma direção revolucionária na educação. Você pode conferir a apresentação de slides utilizada e acompanhar …

Leia Mais »

O PL5595/20 da educação como “essencial” e a luta pelo retorno presencial só com vacina para todos

O cotidiano dos trabalhadores tem tido cada vez mais expressões de barbárie social. A pandemia aprofundou as desigualdades e, aos trabalhadores, diante da ausência de uma oposição frontal ao governo e a necessidade imperativa do lockdown, resta a exposição ao vírus nos transportes coletivos lotados, nos galpões das fábricas, amontoados …

Leia Mais »

Vereador ataca professores em luta de Barra Mansa (RJ)

Desde que a pandemia se intensificou, em março de 2020, a educação teve que interromper suas atividades presenciais. Nesse processo, o trabalho dos educadores mais que duplicou. Tivemos que nos adaptar a uma nova forma de trabalho, sob condições precárias. A maioria dos trabalhadores em educação não tinham, e não …

Leia Mais »

IFSC: um ano de intervenção

Há um ano, no dia 20 de abril, o governo Bolsonaro nomeou um interventor para assumir a reitoria do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Na ocasião, o professor Lucas Dominguini, nomeado pelo governo federal como reitor pro tempore, declarou que não assumiria o cargo, afirmando que “o processo democrático …

Leia Mais »

A barbárie na educação: orçamento 2021 aprovado, mais cortes e nosso combate

Quando dizemos socialismo ou barbárie não estamos levantando uma mera palavra de ordem ou uma previsão de piora nas condições de vida, trabalho e estudo que, futuramente, há de chegar, caso não construamos o socialismo. Na realidade, a barbárie está se impondo. Não há mais segredos ou máscaras neste sistema, …

Leia Mais »

Assembleias online e os riscos para a democracia da classe trabalhadora

Tem quem se entusiasme com as possibilidades de a tecnologia ampliar a participação das pessoas nas atividades de um sindicato. Mas os acontecimentos na última assembleia online da APP Sindicato, no dia 17 de fevereiro, mostram que não há motivos para otimismo. Sem qualquer fetichismo, queremos alertar que os recursos …

Leia Mais »

A criminosa manutenção das escolas abertas durante a pandemia em SP

No dia 3 de março de 2021 o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou que a partir de 6 de março o estado estará na fase vermelha por pelo menos duas semanas. Junto a isso, afirma categoricamente que as escolas se manterão abertas. A contradição chocou setores amplos …

Leia Mais »