Educação

A barbárie na educação: orçamento 2021 aprovado, mais cortes e nosso combate

Quando dizemos socialismo ou barbárie não estamos levantando uma mera palavra de ordem ou uma previsão de piora nas condições de vida, trabalho e estudo que, futuramente, há de chegar, caso não construamos o socialismo. Na realidade, a barbárie está se impondo. Não há mais segredos ou máscaras neste sistema, …

Leia Mais »

Assembleias online e os riscos para a democracia da classe trabalhadora

Tem quem se entusiasme com as possibilidades de a tecnologia ampliar a participação das pessoas nas atividades de um sindicato. Mas os acontecimentos na última assembleia online da APP Sindicato, no dia 17 de fevereiro, mostram que não há motivos para otimismo. Sem qualquer fetichismo, queremos alertar que os recursos …

Leia Mais »

A criminosa manutenção das escolas abertas durante a pandemia em SP

No dia 3 de março de 2021 o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), declarou que a partir de 6 de março o estado estará na fase vermelha por pelo menos duas semanas. Junto a isso, afirma categoricamente que as escolas se manterão abertas. A contradição chocou setores amplos …

Leia Mais »

Suspensão das aulas presenciais em Joinville já!

Ao mesmo tempo em que noticiários não escondem o descontrole da pandemia, com grande número de novos casos, colapso na saúde em diferentes regiões do país e número elevado de mortes pela Covid-19 (média móvel de 1.300 mortes diárias), vários municípios insistem na retomada das aulas presenciais. Em Santa Catarina, …

Leia Mais »

Volta às aulas, circulação e cadáveres: a acumulação de capital não pode parar

No dia 8 de fevereiro houve o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas estaduais no estado de São Paulo e, no dia 15 de fevereiro, o retorno de parte das escolas públicas municipais da cidade de São Paulo. Nem todas as unidades voltaram, pois 580 escolas não puderam abrir …

Leia Mais »

Desemprego, trabalho temporário e concurso público

O desemprego e a luta concorrencial entre a força de trabalho por um emprego também acontecem no serviço público. Isso porque milhares de trabalhadores temporários em todo Brasil vivem em condições de insegurança e instabilidade. A maior parte dos trabalhares temporários no serviço público está nas ocupações no ramo da …

Leia Mais »

Aula presencial, só com vacina! Preparar a greve em defesa da vida

Mais de 212 mil pessoas morreram por Covid-19 no Brasil, com índices de contaminações e mortes batendo recordes em diversas regiões.  No mundo inteiro continuamos a ver a absoluta ineficiência capitalista em produzir e distribuir as vacinas e, no Brasil, ainda nos deparamos com setores obscurantistas, como do atual presidente …

Leia Mais »

Atribuição de aulas 2021 em São Paulo e a situação dos professores de contrato temporário

A atribuição de aulas no estado de São Paulo para 2021 começou em dezembro de 2020. O processo apresentou inúmeras modificações e, para variar, prejudicando ainda mais a vida dos profissionais da educação. Os professores efetivos atribuíram aulas em meio a uma política intensa de fechamento de salas pelo governo …

Leia Mais »

Entrevista entre pesquisadores: a situação da pesquisa científica no Brasil e os ataques do capital

Thaís Tolentino é doutoranda em Literatura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), integrante do Mulheres pelo Socialismo/Floripa e militante da Esquerda Marxista. Luiz Devegilli é Formado em Ciências Sociais pela UFSC, mestrando em Educação pela UFSC e militante da Esquerda Marxista. Luiz Devegilli: Muitas dúvidas surgem quando se fala …

Leia Mais »