Educação

Abaixo a PEC 206/2019! Contra a cobrança de mensalidade nas universidades públicas

Foi incluído na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 206/2019, que pretende instituir a cobrança de mensalidade em universidades públicas. O projeto é de autoria do deputado bolsonarista General Peternelli (União Brasil-SP) e terá como relator …

Leia Mais »

Após mobilização dos estudantes, Ufes cancela contrato com empresa que serviu comida estragada

Na última segunda-feira, 9 de maio, os estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) organizaram um ato após o Restaurante Universitário (RU) servir marmitas contendo larvas, feijão azedo e carne estragada. Os alimentos eram fornecidos por uma empresa privada que teve o contrato cancelado pela universidade após as mobilizações. …

Leia Mais »

Balanço e lições das lutas dos servidores públicos de Caieiras em 2021

Com este texto, pretendemos apresentar um breve histórico das lutas recentes dos servidores públicos de Caieiras em torno do reajuste salarial e do aumento do salário-base do magistério de acordo com o novo piso federal, apresentando um balanço dos resultados conquistados e o papel das direções de suas principais organizações …

Leia Mais »

Estudantes secundaristas do Paraná mostram o caminho!

Na terra das araucárias, o governo Ratinho Júnior, forte aliado de Bolsonaro, repassou para a iniciativa privada – Unicesumar – a tarefa de conduzir as disciplinas técnicas ofertadas aos estudantes do Ensino Médio. Para terceirizar o serviço o governo do estado drenou R$ 38,4 milhões dos cofres públicos, diretamente para …

Leia Mais »

Emprego e Educação Superior para todos

“O poder do Estado moderno não passa de um comitê que administra os negócios comuns da classe burguesa como um todo.” (Manifesto Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels) Vivemos a maior crise mundial do capitalismo – até agora – intensificada pela crise sanitária em decorrência da pandemia da Covid-19. A …

Leia Mais »

A corrupção e o obscurantismo religioso do governo Bolsonaro

O quarto ministro da Educação do governo Bolsonaro, o pastor Milton Ribeiro, pediu demissão no dia 28 de março. A nova crise ministerial começou após a divulgação de um áudio, no dia 21, revelando que, ao distribuir verbas do Ministério da Educação (MEC), o governo Bolsonaro priorizava as prefeituras “cujos pedidos de liberação (...) foram negociados por dois pastores”, Gilmar Santos e Arilton Moura.

Leia Mais »

Novo Plano de Carreira em São Paulo: “privatização” e rolo compressor das escolas de tempo integral

O novo “Plano de Carreira e Remuneração”, anunciado em dezembro do ano passado pelo governador João Doria (PSDB), foi publicado no dia 4 de março no Diário Oficial. O Projeto de Lei Complementar 3/2022 (PLC 3/22) é, segundo o governo do estado, resultado do fraco desempenho das escolas nos índices …

Leia Mais »

Todo apoio à greve dos professores da Unimontes

A Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Montes Claros (Adunimontes) deflagrou greve da categoria em assembleia realizada no Campus Darcy Ribeiro, em Montes Claros, no último dia 8 de março. É pauta da greve o cumprimento de Decisão Judicial que exige a implementação dos itens dos acordos das greves …

Leia Mais »

Uma posição marxista sobre o Fundeb

O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foi amplamente discutido no início do século 21 no Brasil, e continua sendo pauta quando a discussão é sobre a valorização de profissionais e recursos para a educação pública. Apesar da amplitude do …

Leia Mais »

Abaixo a atribuição compulsória! Organizar os trabalhadores temporários e exigir mobilização da Apeoesp!

Direções escolares divulgaram comunicados extraoficiais nesta segunda-feira (20/12) alegando que na atribuição de aulas o professor temporário terá sua jornada de trabalho definida de forma compulsória até completar a quantidade de aulas escolhidas na inscrição (19 ou 24 ou 32 aulas). O professor vai ter suas aulas atribuídas no máximo …

Leia Mais »