Educação

Retorno das aulas presenciais em SP – A burguesia e a arte de obscurecer a realidade

“A gente está com as escolas preparadas”? No dia 13 de outubro a imprensa paulista noticiou o retorno das aulas presenciais obrigatórias no estado de SP, para a rede estadual e privada, com apelo às redes municipais. Um dos principais argumentos de Rossieli Soares (Secretário da Educação) e do governador …

Leia Mais »

O avanço do EaD e a luta pela educação pública, gratuita e para todos

A atual crise do sistema capitalista tem aprofundado os cortes e ataques à ciência e educação pública. É possível observar a estagnação dos números de acessos às universidades presencias e como nos últimos anos a busca pelo Ensino a Distância (EaD) tem se tornado um paliativo aos que buscam continuar …

Leia Mais »

Professores são perseguidos por criticarem Bolsonaro em sala de aula e helicóptero da PM sobrevoa escola

Duas professoras tiveram suas aulas interrompidas por criticarem o presidente Jair Bolsonaro em sala de aula. O primeiro caso aconteceu no Colégio Olimpo, no dia 30 de agosto em Goiânia, GO, quando uma mãe invadiu uma aula virtual e interrompeu a fala da professora de história para defender que houve …

Leia Mais »

Suicídios na USP e a precariedade dos programas de permanência

As recentes mortes por suicídio de universitários da USP abriram a pauta para discussões e denúncias sobre a qualidade de vida, de moradia e o relacionamento dos estudantes com a instituição de ensino, sobretudo entre aqueles que dependem dos recursos das políticas de permanência para que possam continuar estudando. Entre …

Leia Mais »

O fechamento dos centros de educação infantil e a luta pelo direito à creche em São Paulo

Os primeiros dias do mês de julho foram marcados pela decisão da prefeitura de São Paulo de fechar sete Centros de Educação Infantil (CEI), por meio de decreto no Diário Oficial, sendo cinco delas na zona norte e duas na zona sul da cidade. As creches afetadas pela decisão foram: …

Leia Mais »

Future-se: o projeto de Bolsonaro para destruir as universidades públicas

O “Future-se” é um programa de incentivo à adoção de recursos privados pelas universidades federais, formulado pelo Ministério da Educação (MEC) e apresentado em junho de 2019 pelo ministro da educação da época, Abraham Weintraub, e o secretário da Educação Superior do MEC, Arnaldo Lima. O projeto não foi bem …

Leia Mais »

Por que a UFRJ não pode fechar? Campanha “Universidades Ficam, Bolsonaro Sai!”

A história da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acompanha a história do Brasil. Criada em 07 de setembro de 1920 pelo Decreto nº 14343, o governo federal criou a primeira universidade: a Universidade do Rio de Janeiro (URJ). A Universidade do Rio de Janeiro nasceu a partir da …

Leia Mais »

O público e o privado nas universidades

Nos últimos meses circularam notícias de que as universidades federais correm o risco de fechar as portas em todo o país, diante dos novos cortes de orçamento em 2021. O caso mais emblemático foi o da UFRJ, uma das maiores e mais antigas universidades do Brasil, a partir de artigo …

Leia Mais »

Novo Ensino Médio em SP: um ataque à educação pública, gratuita e para todos

No dia 15 de junho foi anunciada a implementação do Novo Ensino Médio. Muitas lacunas ainda existem nessa proposta, mas é necessário retomar algumas questões sobre esse projeto. A Reforma do Ensino Médio foi primeiramente apresentada como Medida Provisória, sendo posteriormente aprovada como alteração da LDB, no Congresso Nacional, e …

Leia Mais »

Homeschooling versus Educação Pública: as prioridades do governo Bolsonaro

Estamos diante de uma pandemia que dura mais de 16 meses e já matou mais de 490 mil pessoas no Brasil. Até o momento, o que o governo fez foi aprofundar a pandemia, não somente no discurso, mas, especialmente, na diminuição da destinação de recursos para a área da saúde …

Leia Mais »