Movimento Negro

Racismo no Mineirão em pleno 20 de Novembro

Quando dissemos que o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, trata-se de uma data de luta deixamos claro que na sociedade do capital nenhuma conquista para o povo negro trabalhador é oferecida pelos exploradores, seja dos abertamente racistas, seja dos que hoje lucram com o punho negro cerrado. E …

Leia Mais »

111 anos da Revolta da Chibata e a luta contra o racismo hoje

No dia 22 de novembro completa mais um ano da histórica luta dos marinheiros brasileiros contra as práticas racistas da Marinha, uma verdadeira Revolta contra a chibata, ocorrida em 1910. Eram quase 3 mil marinheiros que decidiram tomar os navios e apontar os canhões para a capital do Brasil se …

Leia Mais »

Qual é o crime de Julio Dantas? Ser negro?

Dias antes do Dia da Consciência Negra, mais um caso de racismo ocorre. Dessa vez contra um jovem, Julio Dantas, que é um dos proprietários da página no Instagram “Carioquice Negra”, com mais de 180 mil seguidores. Julio sofreu uma abordagem racista de policiais militares do Programa Segurança Presente, no …

Leia Mais »

Mês da Consciência Negra: Movimento Negro Socialista no combate ao racismo e ao capitalismo

“Racismo e capitalismo são as duas faces da mesma moeda” (Steve Biko) Junto com o 13 de maio, que marca a abolição da escravidão no Brasil, o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, é marcado pela memória das lutas pela libertação dos escravos no passado, mas, principalmente, pelo combate …

Leia Mais »

Movimento Negro Socialista debate a história do Partido dos Panteras Negras

Participe da próxima atividade sobre os Panteras Negras. Inscreva-se aqui! Na última quinta-feira os militantes do Movimento Negro Socialista (MNS) fizeram uma atividade discutindo a formação, o auge, a decadência e a dissolução de um dos grandes movimentos de luta dos trabalhadores negros nos Estados Unidos, o Partido dos Panteras …

Leia Mais »

A luta contra o racismo deve ser uma luta anticapitalista  

A humilhação, a tristeza e o ódio causados em quem sofre discriminação em função da cor da sua pele é uma marca invisível, mas tão dura quanto a marca de ferro quente feita pelos antigos proprietários de escravos. A marca invisível a que nos referimos aqui, é aquela reforçada diariamente …

Leia Mais »

Justiça para Luiz Carlos: ser negro não é crime!

Luiz Carlos, de 56 anos, foi abordado na rede atacadista Assaí em Limeira, interior de São Paulo, na sexta-feira (6/8), sendo acusado de roubo. Na abordagem, os funcionários responsáveis por fazerem a segurança do estabelecimento obrigaram o homem a tirar a roupa, ficando somente de peça íntima, para provar que …

Leia Mais »

Fundação Palmares: defenestrando os “inimigos” da temática negra

No último dia 11 de junho a Fundação Palmares, na figura de seu presidente Sérgio Camargo, ganhou, mais uma vez, as manchetes dos veículos de comunicação. Nesse episódio, a Fundação torna público um relatório intitulado “Retrato do Acervo: A Doutrinação Marxista”. Segundo consta no relatório entre os 5.300 livros encontram-se …

Leia Mais »

É preciso derrotar o capitalismo, o racismo e seus sistemas de repressão!

No último dia 08, aconteceu mais um caso de bala perdida durante operação da Polícia Militar no Rio de Janeiro. A vítima foi a modelo Kathlen Romeu, de 24 anos. Esse tipo de assassinato, infelizmente, faz parte da normalidade do violento Estado burguês que diariamente mata a população negra, mostrando …

Leia Mais »

Entrevista com o Movimento Negro Socialista: campanha Ser Negro Não é Crime!

A Liberdade e Luta é uma organização de juventude que luta pela liberdade e pelo socialismo. Assim, convidamos o Movimento Negro Socialista a ceder uma entrevista para nós sobre a campanha Ser Negro Não é Crime, para que possamos apoiar essa luta e o desenvolvimento dessa campanha pela liberdade dos …

Leia Mais »