Movimento Negro

Assassinato de Daunte Wright: o capitalismo e seu braço armado precisam morrer!

Beirando quase um ano desde o assassinato de George Floyd por Derek Chauvin, a cidade norte-americana de Minneapolis se vê novamente movimentada por manifestações referentes à violência policial que assola seu interior. No último domingo (11), Daunte Wright, 20 anos, foi violentamente assassinado após uma abordagem policial. Segundo a polícia, …

Leia Mais »

As vítimas da polícia no Rio de Janeiro

O ano de 2021 começou e trouxe consigo as mesmas táticas perversas já conhecidas: o número de mortos pela polícia nas favelas do estado do Rio de Janeiro não para de crescer. A maioria dos mortos são negros,  o que deixa evidente o racismo e a brutal repressão da classe …

Leia Mais »

Racismo e capitalismo sempre de mãos dadas

No mês da Consciência Negra, a Rede Globo fez diversas matérias mostrando os negros bem-sucedidos. A mensagem serve para dizer, em bom tom, que é possível um negro “vencer na vida” dentro do capitalismo. Realmente, os fatos demonstram que alguns negros até conseguem se destacar dentro desse sistema, porém, enquanto …

Leia Mais »

Vidas negras não importam para a burguesia: o antirracismo deve combater o capitalismo

A crise econômica e sanitária que há meses afeta o mundo vem exacerbando as contradições do capitalismo. Com isso, o racismo, expressão desse sistema de exploração dos trabalhadores, se manifesta em toda a sua brutalidade, tanto por meio da violência do aparato de repressão como pela ação de outros órgãos do Estado.

Leia Mais »

Justiça para João Alberto! Punição ao Carrefour e todos os envolvidos

No dia Nacional da Consciência Negra no Brasil o país acorda com a notícia de mais um assassinato racista cometido contra um trabalhador. Desta vez o ocorrido foi em Porto Alegre, em uma loja da rede francesa de supermercados Carrefour. No dia 19 de novembro João Alberto Freitas, 40 anos, …

Leia Mais »

O 20 de novembro e a luta antirracista: capitalismo negro versus socialismo

De acordo com a base de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 54% da população brasileira é negra, logo, no espectro da classe trabalhadora os negros também são a maioria e recebem os menores salários, ocupam os piores postos de trabalho, estão na informalidade e nos …

Leia Mais »

Uma só luta contra o racismo e o capitalismo

O racismo e o capitalismo são duas faces da mesma moeda (Steve Biko) Hoje, 31 de maio, ocorrerão manifestações em São Paulo e Rio de Janeiro por conta dos assassinatos cometidos pela polícia de João Pedro Matos – baleado dentro de casa, em 18 de maio – e George Floyd, …

Leia Mais »

Uma pandemia que não tem remédio dentro do sistema capitalista

Em três dias consecutivos, três assassinatos de jovens negros ocorreram na cidade do Rio de Janeiro: João Pedro, de 14 anos, João Vitor, 18, e Rodrigo Cerqueira, 19. Nenhuma novidade. Nos bairros populares, operários, alagados e favelas deste país, as forças de segurança que protegem o patrimônio das elites econômicas …

Leia Mais »

Expulsão de cotistas na Unesp e a nossa luta contra o racismo

A expulsão de 30 estudantes cotistas da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) ganhou destaque nos grandes veículos de comunicação no início desse ano.  A portaria que informou o desligamento dos alunos foi divulgada em 30 de janeiro e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 31. Dos 30 …

Leia Mais »

Paraisópolis, o Estado e as instituições racistas

Paraisópolis é uma favela de São Paulo onde moram quase 100 mil pessoas e fica ao lado do Morumbi, bairro nobre na zona oeste da cidade. Nela existem cerca de oito mil estabelecimentos comerciais, a maioria pertencente a moradores, sendo que cerca de 21% dos habitantes trabalham dentro da própria …

Leia Mais »