Movimento Negro

Fundação Palmares: defenestrando os “inimigos” da temática negra

No último dia 11 de junho a Fundação Palmares, na figura de seu presidente Sérgio Camargo, ganhou, mais uma vez, as manchetes dos veículos de comunicação. Nesse episódio, a Fundação torna público um relatório intitulado “Retrato do Acervo: A Doutrinação Marxista”. Segundo consta no relatório entre os 5.300 livros encontram-se …

Leia Mais »

É preciso derrotar o capitalismo, o racismo e seus sistemas de repressão!

No último dia 08, aconteceu mais um caso de bala perdida durante operação da Polícia Militar no Rio de Janeiro. A vítima foi a modelo Kathlen Romeu, de 24 anos. Esse tipo de assassinato, infelizmente, faz parte da normalidade do violento Estado burguês que diariamente mata a população negra, mostrando …

Leia Mais »

Entrevista com o Movimento Negro Socialista: campanha Ser Negro Não é Crime!

A Liberdade e Luta é uma organização de juventude que luta pela liberdade e pelo socialismo. Assim, convidamos o Movimento Negro Socialista a ceder uma entrevista para nós sobre a campanha Ser Negro Não é Crime, para que possamos apoiar essa luta e o desenvolvimento dessa campanha pela liberdade dos …

Leia Mais »

Justiça para Bruno e Yan Barros: Ser negro não é crime!

Uma frase que deveria ser levantada por todos, mas na prática vemos o contrário na realidade brasileira, onde a vida negra vale menos que alguns quilos de carne. No dia 1º de maio aconteceu mais um brutal caso de crime racista, desta vez em Salvador na Bahia. Os jovens Bruno …

Leia Mais »

A chacina no Jacarezinho, o racismo da polícia e a luta dos negros hoje

Atividades da campanha “Ser Negro não é Crime” para o 13 de maio: São Paulo – 19h30 Inscrições aqui. Rio de Janeiro – 19h Inscrições aqui. Convocatória para o Encontro Nacional de Luta – 10 de Julho: Abaixo Bolsonaro! Por um governo dos trabalhadores sem patrões nem generais!

Leia Mais »

Magazine Luiza, Mercado Livre e as cotas raciais: indicadores sociais, lucro e divisão dos explorados

Embora a pandemia tenha aprofundado espantosamente o número de desempregados no Brasil (no último período o país acumula um número de mais de 14 milhões de trabalhadores sem colocação), o percentual majoritário de negros dentro desse universo é muito anterior ao quadro que se apresenta na crise sanitária. Nos dados …

Leia Mais »

Assassinato de Daunte Wright: o capitalismo e seu braço armado precisam morrer!

Beirando quase um ano desde o assassinato de George Floyd por Derek Chauvin, a cidade norte-americana de Minneapolis se vê novamente movimentada por manifestações referentes à violência policial que assola seu interior. No último domingo (11), Daunte Wright, 20 anos, foi violentamente assassinado após uma abordagem policial. Segundo a polícia, …

Leia Mais »

As vítimas da polícia no Rio de Janeiro

O ano de 2021 começou e trouxe consigo as mesmas táticas perversas já conhecidas: o número de mortos pela polícia nas favelas do estado do Rio de Janeiro não para de crescer. A maioria dos mortos são negros,  o que deixa evidente o racismo e a brutal repressão da classe …

Leia Mais »

Racismo e capitalismo sempre de mãos dadas

No mês da Consciência Negra, a Rede Globo fez diversas matérias mostrando os negros bem-sucedidos. A mensagem serve para dizer, em bom tom, que é possível um negro “vencer na vida” dentro do capitalismo. Realmente, os fatos demonstram que alguns negros até conseguem se destacar dentro desse sistema, porém, enquanto …

Leia Mais »

Vidas negras não importam para a burguesia: o antirracismo deve combater o capitalismo

A crise econômica e sanitária que há meses afeta o mundo vem exacerbando as contradições do capitalismo. Com isso, o racismo, expressão desse sistema de exploração dos trabalhadores, se manifesta em toda a sua brutalidade, tanto por meio da violência do aparato de repressão como pela ação de outros órgãos do Estado.

Leia Mais »