Luta de Classes | Ver Mais

A variante Ômicron e a evolução da pandemia

A variante Ômicron é o mais recente produto da evolução descontrolada da pandemia. Nos EUA, até 11 de dezembro, a nova variante ainda representava menos de 10% dos novos casos de Covid-19, mas essa proporção pulou para mais de 70% na semana anterior ao Natal, e chegou a 98% no …

Leia Mais »

Ano novo, tragédias capitalistas e otimismo revolucionário

Um novo ano se inicia, um novo ciclo, esperança de dias melhores… No entanto, a continuidade do decadente capitalismo regendo a sociedade frustra, em poucos dias, estas expectativas. Desemprego, inflação, miséria e fome, desastres ambientais e sociais, nova onda da pandemia. O ano é novo, mas os velhos problemas persistem. …

Leia Mais »

Mensagem de ano novo 2022 de Alan Woods: vi isto no cinema

Na madrugada de 2022, os gritos de “Feliz Ano Novo” soam vazios para a maioria das pessoas, porque a maioria das pessoas não está nada feliz. No passado, em tempos difíceis, eles buscavam consolo na religião. Mas, hoje em dia, as igrejas estão vazias. Em vez disso, as pessoas tendem …

Leia Mais »

“Não olhe para cima… e nem para os lados”

Este artigo não é uma crítica ao filme em si, mas busca abrir uma discussão com aqueles que assistiram ao filme sobre a realidade atual e suas perspectivas a partir do marxismo. Alerta de Spoilers: Se você não gosta de receber spoilers de filmes que ainda não viu, sugerimos que …

Leia Mais »

Aumento no transporte público de Joinville: Nada de NOVO com Adriano Silva

Na última terça-feira (21), foi anunciado pela prefeitura de Joinville, SC, o aumento da passagem de ônibus embarcada de R$ 4,90 para R$ 5,00. O aumento entrará em vigor a partir do dia 1º de janeiro de 2022. O atual prefeito, e empresário, Adriano Silva (NOVO) serve diretamente à burguesia …

Leia Mais »

Crescimento econômico em meio à crise?

Dados do IBGE afirmam, que o PIB do Brasil variou positivamente 3,9% no acumulado de 12 meses e as expectativas do mercado sugerem um crescimento do PIB de 4,71% para 2021 (Boletim Focus, 03/12/21), projeção reduzida em relação as últimas quatro semanas. Contudo, o fato incontestável da realidade é que o crescimento econômico apontado nos dados acima não é sentido na melhoria das condições de vida dos trabalhadores e a pequena-burguesia amarga cada vez mais sua proletarização. Por que isso acontece?

Leia Mais »

Abaixo a atribuição compulsória! Organizar os trabalhadores temporários e exigir mobilização da Apeoesp!

Direções escolares divulgaram comunicados extraoficiais nesta segunda-feira (20/12) alegando que na atribuição de aulas o professor temporário terá sua jornada de trabalho definida de forma compulsória até completar a quantidade de aulas escolhidas na inscrição (19 ou 24 ou 32 aulas). O professor vai ter suas aulas atribuídas no máximo …

Leia Mais »

A ficção de Marighella e os métodos do guerrilheiro urbano

Em polvorosos, as direções de esquerda, os setores liberais da imprensa e muitas pessoas honestas que se entusiasmaram ao assistir o longa-metragem exaltam Marighella (2021), dirigido por Wagner Moura, como um “ato de resistência”, uma “necessidade histórica” e um tributo à vida e obra do guerrilheiro dos Anos de Chumbo. …

Leia Mais »

Burocracia sindical quer fazer negócio com a Quadra dos Bancários

Os trabalhadores associados ao Sindicato dos Bancários de São Paulo participarão de uma votação virtual a partir de hoje (14/12), com duas decisões importantes a serem tomadas: autorizar (ou não) um contrato de permuta para construção de um prédio residencial na área da nossa Quadra dos Bancários; promover (ou não) …

Leia Mais »

Artistas Famintos: CEO do Spotify preferiria investir na guerra do que pagar músicos

Conforme o ano-novo se aproxima, milhões de usuários do Spotify participaram da “Retrospectiva Spotify”, uma tendência anual dessa mídia social em que os ouvintes e artistas compartilham suas músicas mais ouvidas, gêneros etc. Porém, submersa nessa tendência, está a realidade em que o capitalismo está transformando nosso amor em música …

Leia Mais »