Luta de Classes | Ver Mais

Movimento Negro Socialista debate a história do Partido dos Panteras Negras

Participe da próxima atividade sobre os Panteras Negras. Inscreva-se aqui! Na última quinta-feira os militantes do Movimento Negro Socialista (MNS) fizeram uma atividade discutindo a formação, o auge, a decadência e a dissolução de um dos grandes movimentos de luta dos trabalhadores negros nos Estados Unidos, o Partido dos Panteras …

Leia Mais »

Lula na terra dos altos coqueiros

No dia 15 de agosto, Lula chegou à terra dos altos coqueiros, em plena pandemia. Com o país passando por uma de suas maiorias crises, o líder do Partido dos Trabalhadores (PT) vem ao estado tentando uma aliança com partidos do centro e alguns de esquerda (inclusive o PSOL) para …

Leia Mais »

O Programa Auxílio Brasil e o aumento da miséria

O Governo Bolsonaro apresentou no dia 09 de agosto deste ano ao Congresso Nacional a Medida Provisória (MP) nº 1.061/2021, que institui o Programa Auxílio Brasil e o Programa Alimenta Brasil – o novo programa de transferência de renda – e revoga o Programa Bolsa Família, criado pela Lei nº …

Leia Mais »

O avanço do EaD e a luta pela educação pública, gratuita e para todos

A atual crise do sistema capitalista tem aprofundado os cortes e ataques à ciência e educação pública. É possível observar a estagnação dos números de acessos às universidades presencias e como nos últimos anos a busca pelo Ensino a Distância (EaD) tem se tornado um paliativo aos que buscam continuar …

Leia Mais »

Aumento da fome, desmonte dos serviços públicos e desnutrição infantil em Joinville

Após postagem de uma nutricionista de Joinville em sua rede social, relatando que uma criança de 10 anos em desnutrição diz não aceitar nenhum alimento além de arroz e feijão, justificando que a comida está cara e que sua mãe não tem dinheiro, a Prefeitura apresentou à imprensa um balanço …

Leia Mais »

Os trabalhadores da saúde e a defesa dos serviços públicos e da estabilidade no emprego

Em meados de agosto, os trabalhadores da saúde dos municípios de São Bernardo do Campo e São Paulo foram às ruas protestar contra as demissões e por melhores condições de trabalho, respectivamente. No dia 18, os trabalhadores terceirizados da OS (Organização Social) Fundação ABC – que administra diversos serviços públicos …

Leia Mais »

Professores são perseguidos por criticarem Bolsonaro em sala de aula e helicóptero da PM sobrevoa escola

Duas professoras tiveram suas aulas interrompidas por criticarem o presidente Jair Bolsonaro em sala de aula. O primeiro caso aconteceu no Colégio Olimpo, no dia 30 de agosto em Goiânia, GO, quando uma mãe invadiu uma aula virtual e interrompeu a fala da professora de história para defender que houve …

Leia Mais »

Suicídios na USP e a precariedade dos programas de permanência

As recentes mortes por suicídio de universitários da USP abriram a pauta para discussões e denúncias sobre a qualidade de vida, de moradia e o relacionamento dos estudantes com a instituição de ensino, sobretudo entre aqueles que dependem dos recursos das políticas de permanência para que possam continuar estudando. Entre …

Leia Mais »

Relatório sobre o clima demonstra sinais de esgotamento do capitalismo

Na segunda-feira, 9 de agosto, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) divulgou seu último relatório sobre o clima, resultado de sete anos de pesquisa. O presidente da COP-261, Alok Sharma, declarou que “Não podemos nos permitir esperar dois anos, cinco anos, dez anos, mas nos aproximamos …

Leia Mais »

A luta contra o racismo deve ser uma luta anticapitalista  

A humilhação, a tristeza e o ódio causados em quem sofre discriminação em função da cor da sua pele é uma marca invisível, mas tão dura quanto a marca de ferro quente feita pelos antigos proprietários de escravos. A marca invisível a que nos referimos aqui, é aquela reforçada diariamente …

Leia Mais »