Artigos

Pela estatização da CAOA-Chery sob controle operário!

No dia 05 de maio, a fabricante de veículos CAOA-Chery anunciou o fechamento da sua unidade de Jacarezinho/SP, demitindo cerca de 480 trabalhadores diretos. Decisão totalmente arbitrária e que pegou de surpresa os trabalhadores e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. A empresa alega que precisará reorganizar …

Leia Mais »

Abaixo a PEC 206/2019! Contra a cobrança de mensalidade nas universidades públicas

Foi incluído na pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 206/2019, que pretende instituir a cobrança de mensalidade em universidades públicas. O projeto é de autoria do deputado bolsonarista General Peternelli (União Brasil-SP) e terá como relator …

Leia Mais »

O imperialismo, a guerra e a esquerda: a capitulação de Chomsky 

Em recente entrevista, Noam Chomsky fez comentários elogiosos sobre a posição de Donald Trump em relação à Guerra na Ucrânia. Segundo o linguista norte-americano, o ex-presidente dos Estados Unidos teria feito “uma declaração muito sensível sobre como solucionar a crise, facilitando negociações em vez de miná-las”. Trump teria sugerido uma …

Leia Mais »

A saúde mental sob ameaça de retrocesso

O Brasil, sob o governo de Jair Bolsonaro, está retrocedendo décadas nas políticas públicas voltadas à saúde mental. O Ministério da Saúde revogou, por meio da Portaria 596, de 22 de março de 2022, o Programa de Desinstitucionalização que integra as Estratégias de Desinstitucionalização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), …

Leia Mais »

Funeral de Shireen Abu Akleh atacado pela polícia: o sadismo de Israel e a hipocrisia imperialista

Depois de assassinar a popular jornalista palestina-americana da Al Jazeera, Shireen Abu Akleh, na semana passada, o Estado israelense não permitiu que seu corpo chegasse em paz ao seu local de descanso final. Em um ato chocante de sadismo, a polícia israelense atacou o cortejo fúnebre de Abu Akleh na …

Leia Mais »

Impugnação da Chapa 3 no Sinte Joinville: Um golpe da burocracia sindical

Na tentativa de impedir a expressão de um setor muito significativo, senão majoritário, dos servidores estaduais em Joinville, a Corrente “O Trabalho” do PT (chapa 2), na figura de Osvaldo França, pediu a impugnação da chapa 3 para a regional de Joinville sob a alegação de que alguns candidatos ACTs …

Leia Mais »

Polícia e Judiciário ameaçam Ocupação Carlos Marighella em Santa Catarina

No dia 05 de maio, deu-se início a ocupação Carlos Marighella, na cidade de Palhoça, localizada na região da grande Florianópolis, em Santa Catarina. Na ocasião, mais de 100 famílias tomaram quatro prédios inacabados e abandonados por mais de 10 anos. No dia 10, quarta-feira, a PM entrou na ocupação, …

Leia Mais »

Jornalista palestina assassinada por Israel: isso é um crime de guerra!

A repórter palestina da Al Jazeera, Shireen Abu Akleh, de 51 anos de idade, foi morta a tiros pelos militares israelenses no início da manhã [do dia 11 de maio], enquanto cobria uma incursão no campo de refugiados de Jenin, na Cisjordânia ocupada. Este assassinato a sangue frio de um …

Leia Mais »

Após mobilização dos estudantes, Ufes cancela contrato com empresa que serviu comida estragada

Na última segunda-feira, 9 de maio, os estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) organizaram um ato após o Restaurante Universitário (RU) servir marmitas contendo larvas, feijão azedo e carne estragada. Os alimentos eram fornecidos por uma empresa privada que teve o contrato cancelado pela universidade após as mobilizações. …

Leia Mais »

O bonapartismo desperto

No dia 21 de abril, o presidente Jair Bolsonaro (PL) concedeu perdão de pena ao deputado Daniel Silveira, condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 8 anos e 9 meses de prisão, em regime inicial fechado, por ataques aos ministros da corte. Contudo, as ações do bolsonarismo não pararam no …

Leia Mais »