Artigos

Catástrofe anunciada deixou Joinville sem água

No início do ano (29/1) um acidente de caminhão que transportava ácido sulfônico, um perigoso produto químico, afetou a fauna, a flora e as pessoas da maior cidade de Santa Catarina. O acidente ocorreu na Serra Dona Francisca, na SC-418, em um local com duas insinuantes curvas no cenário contínuo de acidentes de veículos, muitos deles mortais.

Leia Mais »

Demissão motivada nas empresas públicas: a decisão do STF é uma vitória?

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou no dia 08 de fevereiro a ação que discutia a necessidade de motivação para a dispensa de trabalhadores concursados de empresa pública e de sociedade de economia mista. Por maioria de votos, o STF decidiu a que demissão não pode ser injustificada (sem justa causa). Embora tenha decidido pela necessidade de motivos para a dispensa, resta ainda ao STF definir a tese do julgamento.

Leia Mais »

Por Luís Felipe! Por todos os trabalhadores! Pela Vida Além do Trabalho!

Um jovem chamado Luís Felipe tirou a própria vida após ser demitido de uma unidade da empresa Mercado Livre em Cajamar, região metropolitana de São Paulo, no dia 19 de fevereiro. Colegas de trabalho relatam que o jovem era um trabalhador extremamente dedicado e o próprio Luís Felipe postou nas redes sociais sua satisfação em trabalhar para a empresa.

Leia Mais »

A ofensiva contra Rafah: a faísca que poderia incendiar o Oriente Médio

Netanyahu está levando sua guerra a um outro nível. Ele está em uma posição na qual sabe que não pode recuar se quiser permanecer no cargo. E, no entanto, as suas ações ameaçam desestabilizar todo o Oriente Médio, com o risco real de generalizar a guerra. A revolução também está espreitando todos os regimes da região à medida que a ira das massas é levada a níveis cada vez maiores. O próximo ato trágico, o bombardeamento massivo e a invasão terrestre de Rafah, poderá revelar-se o ponto de virada.

Leia Mais »

Lula percebe o sentimento das massas e condena o massacre sionista em Gaza

A burguesia está em polvorosa. Lula foi declarado persona non grata por Netanyahu após afirmar que o genocídio palestino promovido por Israel é sem precedentes na história, com exceção, de acordo com Lula, do momento em que “Hitler resolveu matar os judeus”. A crise instaurada no Itamaraty é acompanhada de perto pela grande imprensa, porta-voz da classe dominante, que defende descaradamente o Estado sionista de Israel, mente e distorce as informações sobre esse massacre a todo o momento. Mas, o que motivou essa declaração de Lula?

Leia Mais »

A China e o seu papel no mundo

Qual é o papel atual da China? Embora algumas pessoas de esquerda celebrem as ambições da China como um contrapeso aos Estados Unidos, Jorge Martín explica que o capitalismo foi restaurado há muito tempo na China.

Leia Mais »

Canto de Liberdade do Tuiuti: homenagem a João Cândido

O Paraíso do Tuiuti é uma Escola de Samba do morro do Tuiuti, em São Cristóvão, vizinho da Mangueira. Seus assentamentos informais começaram a ser levantados após os primeiros despejos dos cortiços do Centro do Rio, derrubados com violência na reforma urbana Pereira Passos nos anos 1900. A Escola foi …

Leia Mais »

É hora de lançar uma Internacional Comunista Revolucionária!

“Este é um renascimento, uma renascença!” Estas palavras, proferidas por Alan Woods, principal teórico da CMI, resumiram os sentimentos em uma recente reunião do nosso Comitê Executivo Internacional na Itália. Um estrato significativo de trabalhadores e jovens está se dispondo a agarrar a bandeira do comunismo com ambas as mãos – devemos nos voltar de forma decidida para eles a fim de mobilizá-los através da construção de uma Internacional Comunista Revolucionária.

Leia Mais »

Bolsonaro e as instituições

Na última semana se viu uma ofensiva na investigação e punição dos responsáveis pelos ataques contra os prédios dos órgãos dos três poderes no dia 8 de janeiro de 2023. Com as provas apresentadas, confirma-se o envolvimento no episódio de Jair Bolsonaro e de seus aliados, ainda que não diretamente na organização da invasão. Contudo, um dos elementos mais interessantes desse processo não é tanto repetir o papel criminoso dos membros do antigo governo, mas passa por perceber como atuam as instituições burguesas na busca pela manutenção da ordem.

Leia Mais »