Artigos

Bolsonaro afronta a classe trabalhadora

A semana de 22 a 29 de março foi marcada por um debate acalorado, especialmente nas redes sociais, e uma grave afronta à classe trabalhadora. A centelha novamente foi lançada por Jair Bolsonaro ao convocar o retorno da população do período de quarentena. Com a campanha publicitária “O Brasil não …

Leia Mais »

Banksy e o cinismo

O principal eixo da arte de Banksy é a contradição entre a cultura oficial, que se transmite através dos meios de comunicação, a cultura de massas, as redes sociais, a publicidade e a política burguesa, que exalta uma felicidade despreocupada, sensual e de curto prazo, da liberdade individual expressa através …

Leia Mais »

Uma bomba-relógio em perspectiva

Mesmo que a pandemia fosse controlada hoje, a abissal profundidade da crise econômica, que já se anunciava antes dela, causará um genocídio em escala planetária. Não há saída liberal ou keynesiana para a queda da taxa de lucro global e o consequente desinvestimento desta vez, porque a centralização da riqueza, …

Leia Mais »

Suspender o pagamento da dívida federalizada de Bauru

Não é segredo para ninguém que os estados e municípios precisarão de todos os recursos necessários para enfrentar a crise financeira e a pandemia da Covid-19. A falta de material, equipamentos, recursos humanos existe em todas as secretarias. Neste momento de pandemia, as deficiências e fragilidades da Secretaria de Saúde …

Leia Mais »

Coronavírus nas favelas e a luta contra Bolsonaro

O coronavírus chegou nas imensas favelas do Rio de Janeiro. O número de casos de moradores de favelas (bairros proletários) contaminados pode ser difícil de conhecer, pois a contagem e o registro tem sido feito por bairros oficialmente reconhecidos e não por favelas. Esses são espaços com alta densidade demográfica …

Leia Mais »