Artigos

A necessidade da Frente Única para enfrentar as ações do bolsonarismo radical e de grupelhos nazistas

Bolsonaro obteve 58 milhões de votos no 2º turno. No entanto, além de sair derrotado, seria um erro avaliar que todos estes eleitores são defensores das pautas da extrema-direita. Há entre eles uma pequena-burguesia assustada com a crise que viu em Bolsonaro seu salvador, e mesmo parcelas menos conscientes da …

Leia Mais »

China: os protestos contra o confinamento acendem um furioso barril de pólvora

Quase um mês após o pomposo 20º Congresso do Partido Comunista Chinês, a raiva a partir de baixo está vindo à tona. Na semana passada, a mega fábrica da Foxconn em Zhengzhou, Henan, viu um confronto violento entre trabalhadores e a polícia por conta da sonegação de salários pela administração …

Leia Mais »

Greve Ferroviária nos EUA: Não ao Congresso, Apoie o Direito de Greve!

Com outro período de amortecimento chegando ao fim, Biden – um autoproclamado “orgulhoso presidente pró-trabalhista” – convocou o Congresso a aprovar uma legislação para forçar o acordo provisório do contrato do Conselho de Emergência Presidencial para os trabalhadores ferroviários, um movimento apoiado pela presidente da Câmara, Nancy Pelosi. Isso tornaria …

Leia Mais »

Live Comemorativa dos 20 anos das Fábricas Ocupadas

Os trabalhadores e os jovens estão convidados a celebrar uma das mais inspiradoras experiências da classe trabalhadora brasileira. O Movimento das Fábricas Ocupadas se espalhou por dezenas de empresas pelo país, compartilhou suas lições com trabalhadores de vários países, e mostrou que os explorados podem gerir seus próprios destinos. Dia …

Leia Mais »

Capitalismo, racismo e humilhação: muito além de danos morais

O mês de novembro marcado pela articulação dos movimentos sociais pela luta antirracista, foi um mês, como qualquer outro, repleto de casos asquerosos de racismo. Foi registrado em 2022 um aumento de mais de 100% de ataques racistas no Brasil durante o mês da Consciência Negra, em relação ao mesmo …

Leia Mais »

Venezuela: A classe trabalhadora retornou à cena – derrotar Onapre, derrubar o capitalismo!

Após anos de intenso refluxo, os níveis de mobilização e protestos da classe trabalhadora venezuelana começam a se elevar. Nos últimos meses, contingentes de trabalhadores dos setores público e privado rumaram pelo caminho da luta para repudiar a fraude salarial do governo e sua política anti-operária de maneira geral e …

Leia Mais »

Que sua voz ecoe, Annie Ernaux! Sobre o aborto e a obra da Nobel de Literatura

Nem só de Copa do Mundo vive o Brasil. Em paralelo ao campeonato mundial, acontece em Paraty/RJ a tradicional festa de literatura Flip 2022; este ano a escritora Annie Ernaux é uma das atrações. A autora francesa, pouco conhecida no Brasil antes de ganhar o Nobel 2022, escreve literatura de …

Leia Mais »

O governo de transição e a colaboração de classes

No dia 3 deu-se início oficialmente ao governo de transição. Coordenado pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), a transição já mostra o caráter político do futuro governo e as perspectivas de ataques contra os trabalhadores. No governo de transição também pode-se identificar os grupos econômicos e políticos que devem intervir …

Leia Mais »

Irã: movimento se organiza sob o chicote da contrarrevolução

Mais de dois meses desde o início da revolta revolucionária da juventude iraniana, após um refluxo sob forte repressão, uma nova rodada de protestos ocorreu entre 16 e 19 de novembro, que mostram o chicote da contrarrevolução impulsionando o movimento. Para que a vitória final seja alcançada, deve haver uma …

Leia Mais »