Artigos

“Rafah está queimando”: civis massacrados pelos bombardeios das FDI ao campo de refugiados

Milhões de pessoas em todo o mundo ficaram horrorizadas na segunda-feira (27/05), depois que um ataque aéreo das FDI que destruiu um acampamento para civis deslocados em Rafah, matando pelo menos 45 pessoas. As redes sociais estão repletas de imagens de homens, mulheres e crianças carbonizados e desmembrados, assassinados enquanto dormiam. Lênin escreveu certa vez que o capitalismo é um horror sem fim: em Gaza, essas palavras estão sendo pronunciadas nas linguagens do fogo e do sangue para todo o mundo ver.

Leia Mais »

Grã-Bretanha: os comunistas na ofensiva contra os sionistas

Nossos camaradas britânicos, que recentemente fundaram o Partido Comunista Revolucionário (RCP em sua sigla em inglês), têm jogado um papel relevante nas manifestações e acampamentos em solidariedade à Palestina, na Grã-Bretanha. Nas últimas semanas, eles tiveram a oportunidade de usar os meios de imprensa da própria burguesia para explicar, para muitas pessoas, o que de fato está acontecendo na Palestina.

Leia Mais »

Levantar os trabalhadores em Educação contra a destruição da escola pública

O governo Ratinho Júnior (PSD/PR) pretende entregar a administração das escolas públicas do Paraná para a iniciativa privada através do programa “Parceiro da Escola Pública”. A proposta não é nova. Já existem duas escolas no estado funcionando neste formato e o governo, com frequência, faz propaganda do modelo que agora pretende implementar em mais 200 escolas do Paraná, visando, futuramente, generalizar o modelo para todas as escolas públicas do Estado. Um projeto de lei sobre o tema deve ser enviado para a Assembleia Legislativa (Alep) muito em breve.

Leia Mais »

Carta aberta à população do RS: o povo trabalhador e pobre não pode pagar pela crise das enchentes

O RS vive uma catástrofe capitalista com as enchentes que atingiram cerca de 90% das cidades do estado, deixando mais de 540 mil pessoas desalojadas, 154 mortos até o momento, 94 desaparecidos e um enorme rastro de destruição. Diante da forma negligente dos governos em responder à situação extrema que se coloca, que é de responsabilidade deles e dos capitalistas, a extrema direita busca fortalecer seu projeto reacionário se apoiando no desespero da população gaúcha e difundindo fake news para se fortalecer. Contra essa perspectiva, a saída para a crise no RS tem que ser construída pela classe trabalhadora e as populações mais pobres, maioria entre os atingidos, com independência política em relação aos governos, que estão ao lado dos capitalistas, e combatendo também a extrema direita e o negacionismo climático.

Leia Mais »

Netanyahu será levado à justiça?

No dia 20 de maio, os veículos de mídia no mundo inteiro foram surpreendidos pela inusitada notícia de que o procurador-chefe do Tribunal Penal Internacional (TPI), Karim Khan, está pedindo mandados de prisão por crimes de guerra contra Benjamin Netanyahu, o primeiro-ministro israelense, e Yoav Gallant, o ministro da defesa.

Leia Mais »

Vitória histórica do movimento de massas na Caxemira controlada pelo Paquistão

Em 13 de Maio, mais de 500 mil pessoas reuniram-se em Muzaffarabad, a capital da “Azad” (“Livre”) Caxemira controlada pelo Paquistão, para exigir eletricidade e farinha de trigo mais baratas. A classe dominante, apesar de ter atacado brutalmente os manifestantes anteriormente, aceitou agora, parcialmente, as exigências das massas. Esta é uma enorme vitória nesta parte da Caxemira, onde as pessoas protestam há mais de um ano por estas demandas. Esta vitória enviou ondas de choque pelos corredores do poder.

Leia Mais »

Eurovision: manifestações em massa ante a hipocrisia imperialista

O Festival Eurovision da Canção começou em 7 de maio, em Malmö, na Suécia, ao mesmo tempo em que Israel lançava o seu ataque a Rafah, onde vivem atualmente mais de 1,5 milhão de refugiados palestinos. Em uma poderosa demonstração de solidariedade, Malmö respondeu com uma das maiores manifestações que a Suécia já viu em décadas.

Leia Mais »

Rio Grande do Sul debaixo d’água: os governos sabem o que estão fazendo?

O povo do Rio Grande do Sul se desespera e promove um esforço coletivo de auto-organização popular e solidário para sobreviver aos efeitos das chuvas frente a falência das instituições. Enquanto um pesadelo paira sobre a nação: quando e onde ocorrerá o próximo evento climático de intensidade?

Leia Mais »

Como os militantes da CMI intervêm no movimento de solidariedade com a Palestina

Publicamos aqui trechos da nota do Secretariado Internacional da CMI, de 8 de maio, que analisa o desenvolvimento do movimento de solidariedade à Palestina em diferentes países e orienta a intervenção dos militantes comunistas nestes protestos. Mesmo com diferentes graus de mobilização em cada país – no Brasil, por exemplo, até o momento não ocorreram manifestações de massas pró-Palestina –, o relato do movimento e da intervenção dos camaradas nos EUA, Canadá, Grã-Bretanha, Espanha etc., demonstra a radicalidade presente na base, em particular da juventude, em todo o mundo. A nota traz ainda lições importantes para a intervenção prática dos revolucionários comunistas em um movimento de massas deste tipo, construindo as forças do marxismo.

Leia Mais »

Suspensa a greve do magistério de SC: uma categoria gigante e uma direção sindical miúda

Os trabalhadores em educação de Santa Catarina encerram em 8 de maio uma greve de 15 dias, iniciada em 23 de abril. O Sinte, maior sindicato do estado, tem hoje uma base de 18 mil efetivos na ativa, 28 mil contratados em caráter temporário (ACTs) e 31 mil aposentados e pensionistas. Ou seja, um sindicato gigante, que representa um universo de 77 mil trabalhadores. Mas para além de falar do potencial dessa categoria em quantidade, é fundamental analisar a sua força e o seu potencial de luta. 

Leia Mais »