Artigos

Manaus hoje é o resto do Brasil amanhã

Na última semana os principais jornais do país começaram a divulgar a tragédia já anunciada em Manaus. Hospitais da capital do Amazonas começaram a relatar óbitos por falta de oxigênio. O integrante da equipe do Ministério Público Federal (MPF) que atua no combate à pandemia na região, Igor Spindola, afirmou …

Leia Mais »

A dor da gente sai no jornal?

Notas sobre a postura da mídia diante da violência contra a mulher As manchetes dos jornais de 18 de janeiro, sobre o suposto assassinato de um homem, que não por acaso teve seus atributos de bom cidadão enumerados um a um, causam espanto por um dado mencionado de forma rasa …

Leia Mais »

Atribuição de aulas 2021 em São Paulo e a situação dos professores de contrato temporário

A atribuição de aulas no estado de São Paulo para 2021 começou em dezembro de 2020. O processo apresentou inúmeras modificações e, para variar, prejudicando ainda mais a vida dos profissionais da educação. Os professores efetivos atribuíram aulas em meio a uma política intensa de fechamento de salas pelo governo …

Leia Mais »

EUA: censura capitalista e tirania do Twitter – como não lutar contra o trumpismo

Trump foi sumariamente banido do Twitter e de uma série de outras plataformas de mídia social depois que encorajou seus apoiadores a invadir o prédio do Capitólio na semana passada. Embora haja uma ironia gratificante nisso, os marxistas devem considerar seriamente as implicações desse movimento dos capitalistas da Big Tech. …

Leia Mais »

Em escandalosa decisão de última hora, Trump designa Cuba como “Estado patrocinador do terrorismo”

Em mais uma provocação escandalosa, no dia 11 de janeiro os Estados Unidos decidiram designar Cuba como “Estado patrocinador do terrorismo”. A declaração, assinada pelo secretário de Estado Mike Pompeo, ocorre em um momento em que o governo Trump tem menos de 10 dias de mandato. Não tem base na …

Leia Mais »

Nova onda de Covid-19 em Manaus: no capitalismo não há saída

Após ser destaque nos noticiários do mundo todo com suas valas comuns, câmaras frigoríficas para cadáveres e até mesmo falta de caixões, o Amazonas vive um aumento ainda maior nos casos de Covid-19. Somente nos primeiros dias de 2021 morreram mais pessoas do que na soma de meses inteiros de …

Leia Mais »

Em defesa da vida e dos empregos, abaixo o governo Bolsonaro!

Um novo ano inicia e deveria trazer consigo a esperança de dias melhores. Porém, sob o capitalismo, as tragédias de 2020 prosseguem em 2021. A pandemia bate recordes de mortes, a crise econômica atinge o proletariado em todo o mundo com o aumento da miséria, da fome, do desemprego. No …

Leia Mais »

Ford: ocupar para salvar os empregos

A Ford anunciou, nesta segunda-feira (11), o fim da produção de veículos no Brasil. A decisão levou ao encerramento imediato das atividades nas instalações de Camaçari (BA) e Taubaté (SP), mantendo apenas a produção de peças para estoque, enquanto a produção de jipes Troller serão mantidas apenas até o último …

Leia Mais »

O caos do capitalismo dificulta campanhas de vacinação

Com a vacina Oxford/AstraZeneca recentemente aprovada para uso no Reino Unido e os produtos da Pfizer/BioNTech, Moderna e outros já administrados em todo o mundo, poderíamos pensar que estamos nos aproximando do fim desta pandemia. No entanto, especuladores farmacêuticos e representantes políticos da classe dominante estão atrapalhando sua implementação em …

Leia Mais »

Bolsonaro, o negacionismo e a vacina

Em dezembro de 2020, diversos países iniciaram o processo de vacinação de suas populações contra a Covid-19, concentrado principalmente nos mais ricos, cujos governos compraram a maior parte das primeiras doses das vacinas aprovadas. Apesar dessa concentração no centro do capitalismo, na América Latina países como Argentina, Chile e México …

Leia Mais »