Artigos

Pílulas da Ciência Diária: Oxigênio em Marte

Ontem (22), ficamos sabendo que o robô Perseverance da NASA, que desceu em Marte, fez uma experiência muito boa, a princípio. Ele utilizou eletricidade para transformar o gás carbônico (CO2) em oxigênio (O2). Mas como isto funciona? Através da eletricidade, o gás carbônico, que é formado por um átomo de …

Leia Mais »

Policial é condenado pelo assassinato de George Floyd – mas não pode haver justiça real em um sistema racista!

No verão passado, dezenas de milhões de pessoas nos Estados Unidos participaram do movimento Black Lives Matter desencadeado pelo assassinato policial racista de George Floyd. Quase um ano depois, em 20 de abril de 2021, seu assassino Derek Chauvin foi condenado por três acusações: homicídio doloso não intencional em segundo …

Leia Mais »

EUA: Construindo um partido socialista de massas – independência de classe vs. estratégia do “partido substituto”

“O primeiro grande passo importante para cada país recém-ingressado no movimento é sempre a organização dos trabalhadores como um partido político independente, não importa como, desde que seja um partido operário distinto”. Friedrich Engels, 1886 O debate sobre “a questão do partido” na esquerda dos EUA existe desde os primeiros …

Leia Mais »

Por que a “esquerda” acredita ser mais fácil o fascismo do que a revolução?

Este artigo tem como objetivo discutir uma linha de pensamento comum na “esquerda” atual: a crença de que é mais fácil haver um fascismo do que uma revolução. Nós discordamos frontalmente desta interpretação. Para nós, o que ocorre é que um desânimo profundo contaminou a “esquerda” (mesmo aqueles que se …

Leia Mais »

Vereador ataca professores em luta de Barra Mansa (RJ)

Desde que a pandemia se intensificou, em março de 2020, a educação teve que interromper suas atividades presenciais. Nesse processo, o trabalho dos educadores mais que duplicou. Tivemos que nos adaptar a uma nova forma de trabalho, sob condições precárias. A maioria dos trabalhadores em educação não tinham, e não …

Leia Mais »

Corte salarial na educação pública municipal de São Paulo e o imobilismo sindical

Após 42 dias de greve, alguns trabalhadores da educação pública da cidade de São Paulo foram surpreendidos com descontos em seus salários de até 100% em seus holerites. Esta medida da prefeitura, que afronta os trabalhadores em um momento agudo da pandemia, evidencia a nula preocupação do atual governo com …

Leia Mais »

Em defesa dos empregos dos trabalhadores da LG de Taubaté

Este artigo analisa os desdobramentos da greve dos trabalhadores da LG iniciada na semana passada e que foi suspensa ontem (19/4). Em breve publicaremos uma análise sobre a suspensão da greve e os próximos passos. A LG se tornou a terceira maior fabricante de telefones celulares do mundo, em 2013. …

Leia Mais »

Guilherme Boulos e o jantar com o inimigo!

No dia 16 de abril (sexta-feira), Guilherme Boulos (PSOL) e Marcos Pereira, presidente do Republicanos, participaram de um jantar nos Jardins, em São Paulo, oferecido por um amigo em comum. Questionado pela imprensa sobre o encontro, Guilherme Boulos respondeu: “Tenho já há algum tempo buscado trabalhar por reaproximação da esquerda …

Leia Mais »

Superliga europeia: a nova fase do capitalismo no futebol

O futebol, assim como qualquer outro elemento social e a própria força de trabalho humana, é uma mercadoria na sociedade capitalista. Portanto, de início, é preciso esclarecer que não há um “processo de mercantilização do futebol” ou outro reclame feito por reformistas e aqueles que se assustam com a real …

Leia Mais »

O PSTU e o engodo da “greve geral sanitária”

No dia 07 de abril, o Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) publicou um editorial com o título: “A necessidade de uma greve geral sanitária”1. Também fez circular um vídeo2 nas redes sociais de Atnágoras Lopes, da Secretaria Executiva Nacional da Conlutas, defendendo o mesmo chamado. Veremos que, mais uma …

Leia Mais »