Artigos

Escassez e gargalos expõem a anarquia do sistema capitalista

Nos últimos meses, a economia mundial deslizou para uma situação de desordem. As lojas estão ficando sem mercadorias, os postos de gasolina estão ficando sem gasolina, os preços da energia dispararam e os principais portos ocidentais ficaram completamente congestionados com enxames de navios enfileirados, às vezes tendo que esperar semanas …

Leia Mais »

Desemprego e informalização empurram os trabalhadores para miséria    

No dia 30 de setembro o IBGE divulgou sua última Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílio – PNAD. A pesquisa apresenta os dados relacionados à taxa de emprego e renda dos trabalhadores no último trimestre. Destacamos aqui alguns indicadores da pesquisa1: A atual taxa de desemprego caiu para 13,7% da …

Leia Mais »

Retorno das aulas presenciais em SP – A burguesia e a arte de obscurecer a realidade

“A gente está com as escolas preparadas”? No dia 13 de outubro a imprensa paulista noticiou o retorno das aulas presenciais obrigatórias no estado de SP, para a rede estadual e privada, com apelo às redes municipais. Um dos principais argumentos de Rossieli Soares (Secretário da Educação) e do governador …

Leia Mais »

Itália: Por uma resposta de massa à provocação fascista!

No último sábado (9/10), centenas de fascistas atacaram e vandalizaram as instalações da sede nacional da Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL) em Roma. Fizeram isso durante uma manifestação contra o chamado passe verde (indicando o status das pessoas com relação à vacinação contra a Covid-19), que o governo impôs …

Leia Mais »

Perspectivas Mundiais 2021: uma era global de revolução está sendo preparada

Este documento foi aprovado, no dia 30 de julho de 2021, pelos delegados no Congresso Mundial da Corrente Marxista Internacional de 2021. Ele fornece nossa análise geral dos principais processos que ocorrem na política mundial, em um momento marcado por crises e turbulências sem precedentes. Com a dinamite nas fundações …

Leia Mais »

Crise do governo revela giro de Castillo à direita no Peru

No dia 6 de outubro, Guido Bellido renunciou à presidência do Conselho de Ministros e Pedro Castillo anunciou um novo gabinete ministerial que representa uma clara guinada à direita. Saíram aqueles que a imprensa burguesa acusou de serem “radicais” e “senderistas”, entraram os empresários, os “moderados”, os da esquerda caviar, …

Leia Mais »

Prevent Senior: o horror capitalista na saúde

Há poucos meses foi noticiado que o “medo da pandemia” fez com que um milhão de pessoas voltasse a adquirir planos de saúde, mas essa expansão do mercado neste setor representou apenas a recuperação de uma contração prévia. O total de pessoas atendidas pelos planos de saúde no Brasil retornou …

Leia Mais »

Partiu um combatente: Dominguinhos, presente!

Domingos da Rosa, Dominguinhos, como era carinhosamente conhecido na fábrica e na comunidade, faleceu hoje, 8 de outubro, prematuramente aos 65 anos. Camarada de luta, peão do chão da fábrica, aguerrido e solidário participava com alegria da igreja, das lutas da comunidade, do partido político e da luta operária. Em …

Leia Mais »

Caso Mariana Ferrer: segunda instância reafirma o caráter da Justiça burguesa

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina confirmou no dia 07 de outubro a decisão de primeiro grau e manteve a absolvição do empresário André de Camargo Aranha, acusado por Mariana Ferrer de tê-la estuprado em Florianópolis em 2018. A justificativa dos três desembargadores foi a falta de provas. De …

Leia Mais »

Pandora Papers: mais uma exposição das negociações financeiras sujas da classe dominante!

Um vazamento de dados contendo milhões de documentos totalizando 2,94 terabytes de informações levantou parcialmente a cortina sobre os negócios e ativos offshore de mais de 100 bilionários, líderes mundiais e funcionários públicos. Esse vazamento expôs o tremendo parasitismo da classe dominante, totalizando algo entre US$ 5,6 e US$ 32 …

Leia Mais »