Artigos

Reflexões sobre o marxismo e as Ciências Humanas

O presente artigo é uma contribuição de um apoiador da Esquerda Marxista e contém posições exclusivas de seu autor. José Alberto Bandeira Ramos é professor aposentado pela  Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e autor do artigo “O ‘Manifesto Comunista’ estaria superado? A nova sutileza anticomunista“. Da Redação. Introdução …

Leia Mais »

Afeganistão: a derrota humilhante dos EUA, o retorno do Talibã e a ameaça da guerra civil

O Afeganistão está se preparando para outra guerra civil, com a retirada das forças dos EUA e aliadas após duas décadas de ocupação sangrenta. A retirada das tropas imperialistas, anunciada por Joe Biden, está prevista para ser concluída em 31 de agosto deste ano, embora a maioria das forças dos …

Leia Mais »

Congresso Extraordinário da UNE: uma sombra do passado e aquém das tarefas do presente

A plenária final do Congresso Extraordinário da UNE aconteceu no domingo, dia 18 de julho, e concentrou de maneira mais evidente a linha geral do que vimos em todo o Congresso Extraordinário: a linha da unidade com setores da burguesia, contra a ameaça “fascista” do governo Bolsonaro, com o objetivo …

Leia Mais »

Grã-Bretanha: “Não se pode deter uma ideia cujo tempo chegou” – Socialistas dentro! Starmer fora!

Milhares de filiados ao Partido Trabalhista estão prestes a ser expulsos após uma votação do órgão dirigente do partido que visa banir o Socialist Appeal. O Comitê Executivo Nacional do Partido Trabalhista (NEC), dominado pela direita, votou por proibir quatro organizações de esquerda do partido, incluindo o Socialist Appeal. Esta …

Leia Mais »

O 24J e a necessidade de um governo dos trabalhadores

Neste sábado, dia 24 de julho, os trabalhadores e a juventude voltarão às ruas de todo o país, dando continuidade à luta para derrubar imediatamente o governo Bolsonaro. As grandes mobilizações de rua que vêm ocorrendo desde maio deixam explícito que a população não aguenta mais este governo. Nos últimos …

Leia Mais »

Grã-Bretanha: defenda o Socialist Appeal! Diga não às proscrições e lute contra o expurgo!

A direita do Partido Trabalhista está manobrando burocraticamente para banir permanentemente Socialist Appeal (Apelo Socialista), a seção britânica da CMI, do partido. Este escandaloso ataque político é a última tentativa de esmagar a esquerda. Estão circulando rumores e informes de que Socialist Appeal, junto com três outros grupos de esquerda …

Leia Mais »

A corrida espacial bilionária: egolatria e parasitismo de proporções cósmicas

No início deste mês, em meio a uma pandemia que é uma das piores catástrofes desde a 2ª Guerra Mundial, os magnatas bilionários Jeff Bezos (proprietário da Amazon e de sua própria empresa privada de voos espaciais, Blue Origin) e Richard Branson (proprietário da Virgin Galactic) anunciaram suas intenções para …

Leia Mais »

Maringá, a corrupção no capitalismo e a farsa do Estado mínimo

Maringá, nas últimas semanas, tem se tornado praticamente um epicentro das investigações políticas sobre corrupção e irresponsabilidades do governo em relação à crise da Covid-19, com três figuras da cidade tendo participado direta ou indiretamente.  Sérgio Moro, juiz responsável pelos julgamentos pertencentes à Operação Lava Jato, foi o primeiro a …

Leia Mais »

Segue a instabilidade política no Peru

No dia 12 de julho terminou o arrastado processo de apuração dos votos das eleições presidenciais no Peru. O Juizado Nacional Eleitoral (JNE) concluiu o processo de revisão dos recursos apresentados pelo partido Força Popular, da candidata de direita Keiko Fujimori, sobre o segundo turno das eleições realizadas no dia …

Leia Mais »

EUA: Por qual partido estamos lutando?

Neste artigo, escrito pelos camaradas da Socialist Revolution, seção da Corrente Marxista Internacional (CMI) nos Estados Unidos, discute-se a necessidade de construção de uma organização revolucionária dos trabalhadores na luta pelo socialismo. No caso específico dos Estados Unidos, os camaradas procuram demonstrar a urgência de construir um partido de massas …

Leia Mais »