Artigos

Grande êxito da Universidade Marxista Internacional! Seguir o combate pela Internacional Revolucionária!

A Universidade Marxista Internacional (UMI) organizada pela Corrente Marxista Internacional (CMI), ocorrida entre 25 e 28 de julho, foi uma grande vitória, contando com quase 6.500 inscritos de mais de 115 países! Participaram revolucionários de todos os cantos do globo! Paquistão, Índia, África do Sul, Nigéria, Rússia, Indonésia, China, Taiwan, …

Leia Mais »

O combate às ideias alheias à classe trabalhadora: não existe atalho!

Um dos objetivos centrais da Universidade Marxista Internacional foi o combate às ideias alheias à classe trabalhadora, expressas por meio de teorias burguesas, pequeno-burguesas e antimarxistas. Esses temas estiveram presentes nas sessões que debateram o sectarismo, o pacifismo, o anarquismo e as teorias pós-modernas, expressas na teoria identitária e Queer. …

Leia Mais »

Morte e vida proletária

Na UTI do Hospital Tide Setubal, localizado em um bairro proletário de São Paulo1, 95% dos pacientes com Covid-19 morrem. No Rio de Janeiro, um estudo feito pela Fiocruz mostrou que o percentual de mortes nas UTIs de hospitais públicos é o dobro do percentual nos hospitais privados. É uma …

Leia Mais »

Brasil, um país fora dos trilhos

A Rumo informou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sua proposta de devolução da Malha Oeste para União. A Malha Oeste, antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, foi a primeira a ser concedida à iniciativa privada em março de 1996. Essa ferrovia tem 1.625 km, cuja linha tronco …

Leia Mais »

Líbano: explosão em Beirute abala regime corrupto

Uma explosão gigantesca causou destruição incalculável e derramamento de sangue na capital libanesa ontem. Essa foi uma tragédia já anunciada e provocará a ira das massas contra a camarilha corrupta no topo da sociedade. Somente a luta da classe trabalhadora pode acabar com essa situação intolerável, escreve Alan Woods. Beirute …

Leia Mais »