Teoria | Ver Mais

Os trustes e a ascensão bipartidária do imperialismo dos EUA

O poder dos grandes monopólios de tecnologia levou ao retorno de uma instituição americana há muito adormecida: a fiscalização antitruste. O consenso da imprensa burguesa é de que acabou o período de fusões e aquisições sem controle de tecnologia. Grandes setores de ambos os partidos da classe capitalista dos EUA, …

Leia Mais »

A revolução de Marx na filosofia – reflexões sobre as Teses de Feuerbach

“O problema de se poder atribuir ao pensamento humano uma verdade objetiva não é um problema teórico, e sim um problema prático. É na prática onde o homem tem que demonstrar a verdade, isto é, a realidade e o poder, a concretude de seu pensamento. A disputa em torno à …

Leia Mais »

Materialismo e Empiriocriticismo: introdução de Alan Woods (Parte 2)

O poder da abstração A atividade humana nos permite compreender o mundo em que vivemos e suas leis e, portanto, em última análise, nos permite dominar essas leis, elevar-nos acima delas e alcançar a verdadeira liberdade, que é o reconhecimento (a compreensão) da necessidade. Não pensamos apenas com o cérebro, …

Leia Mais »

Materialismo e Empiriocriticismo: introdução de Alan Woods (parte 1)

No texto clássico, Lenin explica brilhantemente os princípios fundamentais da filosofia materialista do marxismo. Ele os defende contra os ataques idealistas do idealismo subjetivo do “machismo” [termo relativo às ideias de Ernst Mach, físico e filósofo austríaco], uma tendência filosófica que na época de Lenin estava se tornando muito popular, …

Leia Mais »

O PCB e a esquerda brasileira

Os próximos meses serão marcados por diversas comemorações pelo centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB), fundado em 25 de março de 1922. Essa data será celebrada em torno a personagens ou em debates acadêmicos promovidos por grupos de pesquisa e periódicos científicos em todo o país. Contudo, os revolucionários devem …

Leia Mais »

A Comuna de Paris e suas lições para os trabalhadores

Em 1871, na França, pela primeira vez na História, o proletariado construiu seu próprio governo. Essa experiência, conhecida como Comuna de Paris, que durou alguns poucos meses, entre março e maio, mostrou para os trabalhadores que era possível construir um novo mundo a partir de suas organizações. Contudo, para tanto, …

Leia Mais »

A Comuna de Paris (1871)

A Comuna de Paris foi um dos maiores episódios da história da classe trabalhadora francesa. Entre a revolta de 18 de março e a “Semana Sangrenta” no final de maio, Paris foi governada pelos órgãos democráticos dos trabalhadores, que tentavam reorganizar a sociedade sobre bases inteiramente novas – sem exploração …

Leia Mais »

A casa de Coyoacán: Memórias dos últimos anos de Trotsky

No dia 11 de março (quinta-feira), às 13h, o Museu Casa Leon Trotsky (México) irá realizar uma homenagem internacional a Esteban Volkov Bronstein por seus 95 anos de luta pelo legado de Leon Trotsky.  Em razão desta importante atividade, publicamos aqui o artigo de Alan Woods, dirigente da Corrente Marxista …

Leia Mais »

Ascensão e queda da Internacional Comunista

Há 102 anos iniciava o 1º Congresso Mundial da Internacional Comunista, em Moscou. Também conhecida como a 3ª Inernacional ou Comintern, essa poderosa organização da classe trabalhadora mundial nasceu a partir do colapso do capitalismo na Primeira Guerra Mundial. Suas sementes foram lançadas antes, na famosa Conferência de Zimmerwald, em …

Leia Mais »

Rosa Luxemburgo, o marxismo e a revolução

Em comemoração aos 150 anos do nascimento de Rosa Luxemburgo, publicaremos uma série de artigos ao longo do ano, analisando a vida e a obra desta grande revolucionária, seus acertos e seus erros. A história de Rosa Luxemburgo está intimamente ligada aos mais importantes eventos do século 20, passando pela …

Leia Mais »