Teoria | Ver Mais

Zinoviev e a degeneração stalinista da Comintern

A Corrente Marxista Internacional (CMI) esteve comemorando no ano passado o centenário de fundação, de março de 1919, da Terceira Internacional (Comunista). Em particular, celebramos o compromisso e as extraordinárias lições de seus primeiros quatro congressos. Mas, apenas alguns anos depois de entrar no cenário da história, a Comintern¹ sofreu …

Leia Mais »

Leonardo Da Vinci: artista, pensador e revolucionário

“Obstáculos não podem me esmagar. Todo obstáculo cede à severa determinação. Quem está fixado a uma estrela não muda de ideia”. (Leonardo da Vinci, 1452-1519) A Renascença Existem períodos na história da humanidade que representam pontos de virada fundamentais. Tais períodos são caracterizados por grandes transformações sociais, políticas e culturais. …

Leia Mais »

Lenin ensina o que é “democracia”

O texto “Democracia Burguesa e Democracia Proletária”, escrito em 1918 por Lenin, no calor dos acontecimentos revolucionários na Rússia, nos é útil para entender e afrontar aqueles que defendem até hoje uma “democracia em geral”, e que fazem assim da ideia de uma revolução proletária algo antiquado e perigoso. A …

Leia Mais »

Stalin e o stalinismo no presente

Nas últimas semanas, Stalin e o stalinismo estiveram entre os assuntos mais comentados pela esquerda. Em âmbito mais geral, este fato se deve à resolução revisionista da União Europeia que iguala o comunismo ao nazismo. De um ponto mais específico, tem relação com um debate nas redes sociais envolvendo alguns …

Leia Mais »

Novembrada: história, comemoração e apagamento

No último sábado (30/11), comemorou-se os quarenta anos da Novembrada. Esse acontecimento se tornou marcante na história de Florianópolis, afinal não é todo dia que um presidente da república é expulso de uma cidade na base de tapas. Colocando em evidência a liderança dos estudantes em movimentos sociais, a Novembrada …

Leia Mais »