Livros

Engels e a defesa do Socialismo Científico

Engels, assim como Marx, era um grande polemista. Era um mestre na arte de separar o joio do trigo no interior do movimento operário e no próprio interior da social-democracia nascente na Alemanha da década de 1870. Em 1878, quando a social-democracia ainda se organizava e enquanto Marx ocupava-se integralmente …

Leia Mais »

Revista América Socialista discute aparato repressivo do Estado e a necessidade da teoria revolucionária

A Revista América Socialista, órgão teórico e político da Corrente Marxista Internacional (CMI) nas Américas, chega à sua edição número 17. São 8 anos de publicação regular e de um esforço teórico e político dos militantes da CMI nas Américas e da Esquerda Marxista em particular para elevar a formação …

Leia Mais »

“O Mito do Déficit”: dois erros não fazem um acerto

Os defensores da Teoria Monetária Moderna (MMT, em suas siglas em inglês) devem estar se sentindo justificados. Seguindo os seus conselhos, governos de todo o mundo estão injetando dinheiro na economia global, em uma tentativa desesperada de sustentar o sistema. Cerca de 8 trilhões de dólares em apoio estatal já …

Leia Mais »

Porque publicamos “Stalin – Uma análise do homem e de sua influência”

Prefácio escrito para a primeira edição em português do livro “Stalin – Uma análise do homem e de sua influência”, publicado em setembro de 2017 pela Editora Marxista e Editora Movimento. O livro Stalin, escrito por Leon Trotsky, foi publicado pela primeira vez pela editora norte-americana Harper & Brothers, no …

Leia Mais »

O que é o Programa de Transição?

O Programa de Transição é o principal documento de fundação da 4ª Internacional. É a base programática dessa nova organização, adotada em uma reunião entre revolucionários ocorrida num subúrbio de Paris no dia 3 de setembro de 1938. Escrito por Leon Trotsky, o documento analisa a situação mundial da época …

Leia Mais »

Nova América Socialista discute pandemia em meio à crise política na América Latina

A Revista América Socialista, órgão teórico e político da Corrente Marxista Internacional (CMI) nas Américas, chega à sua edição número 16. São 8 anos de publicação regular e de um esforço teórico e político dos militantes da CMI nas Américas e da Esquerda Marxista em particular para elevar a formação …

Leia Mais »

Revista América Socialista resgata história do trotskismo na América Latina

Apresentação Este ano comemoramos os 100 anos da fundação de 3ª Internacional (Internacional Comunista), em março de 1919, em Moscou. Já dedicamos a edição anterior desta revista, a América Socialista 14, à esta comemoração. Na edição que agora apresentamos esta comemoração continua com um artigo de Ted Grant sobre o …

Leia Mais »

Dica de Leitura: A Revolta da Vacina, de Nicolau Sevcenko

“Nunca se contaram os mortos da Revolta da Vacina. Nem seria possível, pois muitos, como veremos, foram morrer bem longe do palco dos acontecimentos.” A frase acima abre a introdução do livro de Nicolau Sevcenko, A Revolta da Vacina. A primeira frase já nos provoca o desejo de conhecer todo …

Leia Mais »

Dica de Leitura: Os Jacobinos Negros, de CLR James

Os Jacobinos Negros narra a história de um dos maiores episódios da grande Revolução Francesa: os conflitos na ilha caribenha de São Domingos que culminaram no único levante escravo de sucesso na história e o estabelecimento da República Negra livre do Haiti. Historiadores pouco fizeram para eliminar a ignorância reinante …

Leia Mais »

América Socialista resgata lições dos congressos da Internacional Comunista

A Revista América Socialista, órgão teórico e político da Corrente Marxista Internacional (CMI) nas Américas, chega na edição brasileira à sua edição número 14.  São 7 anos de publicação regular e de um esforço teórico e político dos militantes da CMI nas Américas e da Esquerda Marxista em particular para …

Leia Mais »