Movimento Operário

Peterloo: a luta de classes na Inglaterra do século 19

No dia 16 de agosto de 1819, teve lugar uma grande manifestação que contou com cerca de 80 mil operários na praça de St. Peter’s Field, na cidade industrial de Manchester. A repressão a essa demonstração de força dos trabalhadores, ordenada pelos magistrados locais, deixou um saldo de 15 mortos …

Leia Mais »

100 anos do caso de Sacco e Vanzetti

Este ano é o centenário do esquema policial nos Estados Unidos contra dois militantes anarquistas de origem italiana, que os levou à morte sete anos depois e gerou um movimento de solidariedade internacional. Na época, milhões de trabalhadores socialistas, comunistas e anarquistas saíram às ruas para denunciar o ultraje com …

Leia Mais »

Hoje comemoramos 149 Anos da COMUNA DE PARIS

(18 de março a 28 de maio de 1871) Este texto foi publicado pela primeira vez em 1989, aos 118 anos da Comuna de 1871. Uma homenagem militante aos revolucionários da França que apontaram o caminho para o proletariado moderno e que ousaram declarar durante os dias da Comuna: “Estamos …

Leia Mais »

Uma nota sobre o trabalho dos comunistas nos sindicatos

O que são os sindicatos Marx termina uma brochura que ele apresentou no Conselho Geral da AIT (I Internacional) em 1865 com a seguinte observação sobre os sindicatos: Estas breves indicações bastarão para demonstrar, precisamente, que o próprio desenvolvimento da indústria moderna contribui por força para inclinar cada vez mais …

Leia Mais »

A carta suprimida de Trotsky: uma breve introdução de Alan Woods

É um fato reconhecido que o acidente pode desempenhar um papel considerável tanto na história quanto nas vidas dos indivíduos. No transcorrer de minha vida observei muitos acidentes e coincidências extraordinárias. Mas nunca experimentei uma concatenação única e imprevisível de circunstâncias como a que vou relatar aqui. Centra-se no extraordinário …

Leia Mais »

O modelo de Educação de Bolsonaro

O general Aléssio Ribeiro Souto, assessor de Bolsonaro para a Educação, concedeu uma entrevista para a Folha de S. Paulo, no dia 15 de outubro, apresentando as principais ideias do candidato do PSL à presidência na área. Os alicerces desse projeto estão contidos no Programa de Governo de Bolsonaro, que …

Leia Mais »

Quem tem medo de fascistas?

Uma análise da Frente Única Antifascista no Brasil à luz da teoria revolucionária de combate ao fascismo na Alemanha O fascismo é um perigo hoje? Junho de 2013 foi uma explosão da indignação popular. As massas saíram às ruas, contra tudo que estava colocado. Expressavam seu completo repúdio ao sistema …

Leia Mais »

1936: A batalha de Cable Street

O dia 4 de outubro marca o aniversário da Batalha de Cable Street, um evento importante em que a classe trabalhadora de Londres se uniu para dar um golpe decisivo contra a ameaça do fascismo britânico. Neste artigo nós comemoramos a brava posição daqueles trabalhadores que combateram os fascistas enquanto …

Leia Mais »

O passado da Argentina: peronismo, revolução e contrarrevolução.

Em outubro último, o corpo de Santiago Maldonado foi encontrado boiando no Rio Chubut na Argentina. Isso aconteceu depois do desaparecimento forçado do ativista em agosto durante o seu envolvimento no movimento em defesa dos direitos à propriedade dos povos indígenas Mapuche. Em um país onde os desaparecimentos forçados já …

Leia Mais »

Cinco anos depois: o legado revolucionário de Hugo Chávez

Passaram-se cinco anos desde a morte de Hugo Chávez. Conheci-o pessoalmente por quase 10 anos e sempre tive um enorme respeito por sua coragem, honestidade e dedicação à luta contra a opressão e a exploração. Por isso ele ganhou o ódio de todas as forças da velha sociedade: os banqueiros, …

Leia Mais »