A Revolução Russa

A casa de Coyoacán: Memórias dos últimos anos de Trotsky

No dia 11 de março (quinta-feira), às 13h, o Museu Casa Leon Trotsky (México) irá realizar uma homenagem internacional a Esteban Volkov Bronstein por seus 95 anos de luta pelo legado de Leon Trotsky.  Em razão desta importante atividade, publicamos aqui o artigo de Alan Woods, dirigente da Corrente Marxista …

Leia Mais »

As relações entre Stalin e o Exército Vermelho (parte 2)

PARTE 1 O Pacto Molotov – Ribbentrop e o fiasco na Guerra de Inverno Depois de uma série dos mais absurdos malabarismos teóricos e mudanças bruscas de orientação, por parte de Stalin e da sua Comintern, que apenas confundiram e atrapalharam o proletariado mundial em sua luta de vida e …

Leia Mais »

As relações entre Stalin e o Exército Vermelho (parte 1)

Um dos momentos mais marcantes da história da União Soviética remonta à voraz resistência à invasão e, consequentemente, à vitória sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. Ela abriu o caminho para a expropriação do capital em diversos países do Leste Europeu – na esteira da onda revolucionária que …

Leia Mais »

A trajetória do Exército Vermelho

INTRODUÇÃO Qual papel pode exercer a violência quando usada pela classe vitoriosa em uma revolução? Na Rússia pós-outubro, os sovietes e seus principais dirigentes, os bolcheviques, enfrentaram não só desafios administrativos por terem se apoderado da velha máquina estatal tsarista, mas também grandes desafios militares. Após os bolcheviques tomarem o …

Leia Mais »

Como e por que a revolução soviética foi traída? (parte 1)

No livro “A Revolução Traída”, escrito por Leon Trotsky em 1937, pode-se encontrar a resposta a essas perguntas e muito mais. Nesse mês, em que se completam 80 anos do assassinato de um dos maiores líderes revolucionários da história por um agente estalinista, compreender essa obra crucial e entender como …

Leia Mais »

A luta da família de Trotsky: Entrevista com Esteban Volkov

Em 1988, Alan Woods entrevistou Esteban Volkov nas dependências do Museu Trotsky em Coyoacán, do qual este é curador. Na noite de 24 de março de 1940, Esteban Volkov, então com apenas 14 anos de idade, foi ferido em um ataque de metralhadoras brutal por parte de simpatizantes stalinistas, do …

Leia Mais »

Comunistas contra Stalin: o massacre de uma geração

A morte de Pierre Broué em 2005 foi uma perda trágica. Durante sua vida, ele desempenhou muitos papéis: historiador, militante trotskista e editor dos Cadernos de León Trotsky. Durante 45 anos permaneceu ativo na política trotskista, na França e internacionalmente. Escreveu obras importantes. Editou e prefaciou uma autorizada edição francesa …

Leia Mais »

Trotsky e a revolução permanente

Além de ser um dos principais dirigentes da Revolução Russa, Trotsky foi também quem apresentou a mais precisa avaliação sobre aquele processo político, sistematizado na teoria da revolução permanente. Essa teoria trata das compreensões expressas por Marx e Engels na análise da dinâmica da revolução de 1848, mostrando que aquele …

Leia Mais »

Feliz aniversário, Lenin! O grande lutador e mestre do marxismo

Hoje, 22 de abril, comemora-se o 150º aniversário de Vladimir Lenin, o grande líder revolucionário. Enquanto os historiadores e liberais burgueses o criticam, celebramos a vida e as ideias de Lenin – ideias que são mais relevantes agora do que nunca.

Leia Mais »

As lições da Revolução Russa para as revoluções atuais

Celebramos o aniversário da Revolução Russa de 1917 em um momento privilegiado da história. Para onde quer que se olhe, revoluções estão em curso ou em desenvolvimento. Mais de cem anos depois, a burguesia conduziu o planeta mais uma vez a uma situação convulsiva. O sistema econômico contra o qual …

Leia Mais »