A Revolução Russa

Lênin em um ano: O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia (1899)

Em dezembro de 1895, Lênin ajudou a fundar o grupo marxista de São Petersburgo, a Liga de Luta pela Emancipação da Classe Operária. Mas, assim que estava prestes a imprimir o primeiro número de seu jornal, Lênin e outras figuras proeminentes foram presos pela polícia secreta czarista. Mas a atividade política de Lênin não diminuiu quando ele foi preso e posteriormente exilado para Shushenskoye, na Sibéria. Na verdade, foi durante esse período que Lênin produziu "O Desenvolvimento do Capitalismo na Rússia", uma análise científica afiada dos processos econômicos que estavam minando a antiga e venerável ordem social no país, preparando eventos revolucionários.

Leia Mais »

Lênin em um ano: escritos de um revolucionário

Neste ano do centenário da morte de Lênin, é tempo de os revolucionários reivindicarem o verdadeiro Lênin: como um lutador revolucionário, o fundador do bolchevismo e da Internacional Comunista, e como um dos maiores teóricos marxistas da história. Para este objetivo, temos o orgulho de lançar uma nova série, “Lênin em um Ano”, para trazer à tona as pérolas – algumas bem conhecidas, outras nem tanto – do prodigioso trabalho teórico de Lênin. A série pretende transmitir o valor duradouro desta teoria aos revolucionários de hoje e ilustrar como este trabalho teórico esteve intimamente ligado às polêmicas e às lutas políticas que definiram a vida de Lênin, por meio das quais o bolchevismo foi forjado.

Leia Mais »

Lênin e o leninismo: em defesa de suas lições

O marxismo é uma ciência. Dialética, em movimento. Essa ferramenta de compreensão totalizante da vida é desenvolvida historicamente por revolucionários que se prestaram, não somente a interpretar o mundo de diferentes maneiras, mas a transformá-lo. A ciência proletária não serve para construir mitos e ícones inofensivos. Ao contrário das adulterações feitas pela camarilha de Stalin, Vladimir Ilyich Ulyanov, o Lênin, não foi um quadro na parede, mas um dos arquitetos mais brilhantes do materialismo histórico-dialético, capaz de demonstrar a possibilidade da produção de um novo mundo, baseado no comunismo internacional.

Leia Mais »

Lênin e a atualidade de seu legado

Neste mês de janeiro, completam-se 100 anos da morte de Vladimir Lênin. Este marco deve inspirar debates ao longo do ano, tanto por acadêmicos como pelas organizações de esquerda, sejam aqueles que reivindicam o legado de Lênin, sejam os que o criticam. Mas não importa a perspectiva que se assuma em relação a Lênin, seu legado político e teórico para a história das lutas dos trabalhadores e do marxismo se constitui como central para compreender a realidade atual.

Leia Mais »

Mensagem de Trotsky após a morte de Lênin

No dia 21 de janeiro de 1924 chegava ao fim a vida do grande revolucionário marxista Vladimir Ilyich Ulyanov (Lênin), principal líder do Partido Bolchevique e da Revolução Russa de 1917. Logo após a sua morte, Leon Trotsky escreveu esta bela homenagem que reproduzimos aqui.

Leia Mais »

Shostakovich, a consciência musical da Revolução Russa

Shostakovich nasceu em São Petersburgo, em 25 de setembro de 1906, e morreu em Moscou, no dia nove de agosto de 1975. Sua vida, por conseguinte, abrangeu a Revolução de Outubro, a guerra civil e as duas guerras mundiais, bem como os horrores do stalinismo, que mudou todo o curso de sua vida, assim como mudou o destino do país de Outubro, pisoteando as esperanças e os sonhos despertados pela Revolução Bolchevique. Tais eventos titânicos evocaram a música em escala equivalente e encontraram eco harmônico nas poderosas sinfonias de Shostakovich.

Leia Mais »

O assassinato de Leon Trotsky

Marx e Engels realizaram um estudo exaustivo e magistral da sociedade capitalista que Lênin desenvolveu em sua análise da fase imperialista do capitalismo. Trotsky também, seguindo o método marxista, fez uma análise magistral do período de transição após a derrubada do capitalismo. Ele explica como o stalinismo surgiu como uma contrarrevolução política, na forma do bonapartismo burocrático na União Soviética. Suas análises e definições em A Revolução Traída – obra escrita há mais de 60 anos – são extremamente rigorosas e totalmente válidas hoje. Aqui temos a descrição de uma sociedade em transição – nem capitalismo nem socialismo – sob o domínio de uma casta de usurpadores burocráticos.

Leia Mais »

A luta de Lênin contra a burocracia

O ditado de Lênin conhecido como o seu “Testamento” completou 100 anos no dia 4 de janeiro de 2023. Nele, Lênin assumia a luta contra a burocratização do Estado soviético, que ameaçava descarrilar todas as conquistas da revolução. Suprimido durante décadas por Stalin, este Testamento dissipa a calúnia de que o stalinismo era a continuação do leninismo.

Leia Mais »

Lênin e o bolchevismo: o significado do 2º Congresso do POSDR

A história do bolchevismo tem muitas lições vitais para os ativistas de hoje – tanto trabalhadores quanto jovens – e merece um estudo sério. Dentro desta história, o Segundo Congresso do Partido Operário Social-Democrata Russo (POSDR), realizado em 1903, tem um significado especial, pois foi quando ocorreu a famosa divisão entre a maioria (bolcheviques) e minoria (mencheviques).

Leia Mais »

Democracia Operária na Revolução Russa (Parte 2 – final)

Leia aqui a primeira parte deste artigo. Condições da Guerra Civil: a proibição dos partidos do outro lado da barricada Em 1918 o país ficou envolvido em uma guerra civil total. As condições políticas, assim como se espera em uma Revolução, ficaram cada vez mais tensas e violentas, desde que …

Leia Mais »