A Revolução Russa

Comunistas contra Stalin: o massacre de uma geração

A morte de Pierre Broué em 2005 foi uma perda trágica. Durante sua vida, ele desempenhou muitos papéis: historiador, militante trotskista e editor dos Cadernos de León Trotsky. Durante 45 anos permaneceu ativo na política trotskista, na França e internacionalmente. Escreveu obras importantes. Editou e prefaciou uma autorizada edição francesa …

Leia Mais »

Trotsky e a revolução permanente

Além de ser um dos principais dirigentes da Revolução Russa, Trotsky foi também quem apresentou a mais precisa avaliação sobre aquele processo político, sistematizado na teoria da revolução permanente. Essa teoria trata das compreensões expressas por Marx e Engels na análise da dinâmica da revolução de 1848, mostrando que aquele …

Leia Mais »

O Testamento de Leon Trotsky

Testamento Minha pressão sangüínea elevada (e que continua a elevar-se) engana àqueles que me são próximos sobre minhas reais condições físicas. Estou ativo e capaz de trabalhar, mas o fim está evidentemente próximo. Estas linhas serão tornadas públicas após minha morte. Não preciso mais uma vez refutar aqui a calúnia …

Leia Mais »

Leon Trotsky: o homem e suas ideias

O dia 20 de Agosto marcou o aniversário do assassinato de Leon Trotsky. Há 72 anos, ele foi covardemente golpeado na cabeça por uma picareta que levava nas mãos o assassino estalinista. Trotsky logo entrou em coma e morreu no dia seguinte, 21 de Agosto de 1940. O ataque não …

Leia Mais »

Leon Trotsky – Mártir revolucionário

O assassinato de Leon Trotsky não foi nenhuma ação acidental ou aleatória do ditador Stalin, mas um ato preconcebido e monstruoso que culminou a campanha de assassinatos de toda a velha liderança da revolução e daqueles que apoiavam as genuínas ideias do marxismo. Na oportunidade em que se completam 73 …

Leia Mais »