A Revolução Russa

O colapso da União Soviética e a ascensão de Putin

O mês de dezembro do último ano marcou o 30º aniversário do colapso da União Soviética. O estado operário deformado mais poderoso estava entrando em colapso enquanto supostos comunistas saqueavam o Estado e seus ativos, aplaudidos pelos imperialistas do Ocidente. O capitalismo mostrou sua cara feia, e os trabalhadores da …

Leia Mais »

A Revolução Russa como nunca se viu antes: a história real, contada por uma testemunha ocular (parte 4)

A Revolução de Outubro de 1917 só foi possível por causa de uma aliança entre o proletariado e o campesinato. Os camponeses apoiaram a tomada do poder principalmente porque só o poder soviético lhes daria a posse da terra.

Leia Mais »

A Revolução Russa como nunca se viu antes: a história real, contada por uma testemunha ocular (parte 3)

Após a Revolução de Outubro de 1917, o exército do antigo império czarista estava em processo de dissolução e a nova República Soviética estava efetivamente sem exército. No entanto, nos primeiros meses da Guerra Civil e da intervenção imperialista, um novo Exército Vermelho foi construído sob a liderança de Leon Trotsky.

Leia Mais »

A Revolução Russa como nunca se viu antes: a história real, contada por uma testemunha ocular (parte 2)

PARTE 1 Nos artigos a seguir, datados de 2 de julho de 1920 e 9 de julho de 1920, Meakin oferece um panorama da vida urbana da Rússia em 1920. Embora muito distante das histórias de terror contadas no Ocidente, Meakin foi imediatamente confrontado com a escassez e as dificuldades …

Leia Mais »

A Revolução Russa como nunca se viu antes: a história real, contada por uma testemunha ocular (parte 1)

Há 104 anos, a classe trabalhadora russa tomou o poder. Para comemorar o aniversário desses notáveis eventos, é um grande prazer disponibilizar o seguinte relato de uma testemunha ocular da Rússia revolucionária, em 1920, para o público online. Muitos desses artigos e fotografias surpreendentes não foram vistos desde sua publicação, …

Leia Mais »

Comunismo de Guerra e a NEP

Neste artigo buscamos explicar duas políticas importantes para a compreensão da Revolução Russa: o Comunismo de Guerra e a Nova Política Econômica (mais conhecida como NEP). Essas políticas econômicas são aplicadas praticamente no início da Revolução Russa de 1917 e as consideramos essenciais para a compreensão dos traços posteriores da …

Leia Mais »

A casa de Coyoacán: Memórias dos últimos anos de Trotsky

No dia 11 de março (quinta-feira), às 13h, o Museu Casa Leon Trotsky (México) irá realizar uma homenagem internacional a Esteban Volkov Bronstein por seus 95 anos de luta pelo legado de Leon Trotsky.  Em razão desta importante atividade, publicamos aqui o artigo de Alan Woods, dirigente da Corrente Marxista …

Leia Mais »

As relações entre Stalin e o Exército Vermelho (parte 2)

PARTE 1 O Pacto Molotov – Ribbentrop e o fiasco na Guerra de Inverno Depois de uma série dos mais absurdos malabarismos teóricos e mudanças bruscas de orientação, por parte de Stalin e da sua Comintern, que apenas confundiram e atrapalharam o proletariado mundial em sua luta de vida e …

Leia Mais »

As relações entre Stalin e o Exército Vermelho (parte 1)

Um dos momentos mais marcantes da história da União Soviética remonta à voraz resistência à invasão e, consequentemente, à vitória sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. Ela abriu o caminho para a expropriação do capital em diversos países do Leste Europeu – na esteira da onda revolucionária que …

Leia Mais »

A trajetória do Exército Vermelho

INTRODUÇÃO Qual papel pode exercer a violência quando usada pela classe vitoriosa em uma revolução? Na Rússia pós-outubro, os sovietes e seus principais dirigentes, os bolcheviques, enfrentaram não só desafios administrativos por terem se apoderado da velha máquina estatal tsarista, mas também grandes desafios militares. Após os bolcheviques tomarem o …

Leia Mais »