Sindical

Em defesa dos empregos dos trabalhadores da LG de Taubaté

Este artigo analisa os desdobramentos da greve dos trabalhadores da LG iniciada na semana passada e que foi suspensa ontem (19/4). Em breve publicaremos uma análise sobre a suspensão da greve e os próximos passos. A LG se tornou a terceira maior fabricante de telefones celulares do mundo, em 2013. …

Leia Mais »

Nota sobre a “Greve Sanitária” do Sinte-SC

Na terça-feira, 8 de março, aconteceu a terceira assembleia estadual do ano sobre o retorno presencial das aulas. Na primeira assembleia, em 12 de fevereiro, foi deliberada, por cerca de 550 participantes, uma “greve sanitária” a iniciar no dia 18 de fevereiro, dia do retorno às aulas. Às vésperas, no …

Leia Mais »

Assembleias online e os riscos para a democracia da classe trabalhadora

Tem quem se entusiasme com as possibilidades de a tecnologia ampliar a participação das pessoas nas atividades de um sindicato. Mas os acontecimentos na última assembleia online da APP Sindicato, no dia 17 de fevereiro, mostram que não há motivos para otimismo. Sem qualquer fetichismo, queremos alertar que os recursos …

Leia Mais »

Organização da greve geral é a única forma de defender a vida da classe trabalhadora

Nos últimos dias Santa Catarina chegou ao pior momento da pandemia e a rede de saúde está em colapso. O estado está em 2º lugar como a unidade da Federação onde a pandemia acelerou mais rapidamente, atrás apenas do Amazonas. Nesta segunda-feira (1º/3), os jornais noticiaram que a ocupação de …

Leia Mais »

Intervir nos sindicatos contrarrevolucionários para combater o oportunismo

Intervimos nos sindicatos municipais dos trabalhadores em educação da cidade de São Paulo e de outras cidades do Estado no espírito que Lenin conclamava os comunistas a intervir em “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”. As orientações de princípio assinaladas por Lenin a esse respeito concentram a concepção marxista sobre disputa …

Leia Mais »

Sindicalismo e democracia operária

“Quando os senhores burgueses e seus repetidores sem senso crítico, os socialistas reformistas, falam com tanta petulância da “educação” das massas, isto é geralmente entendido como algo escolástico e formalista, algo que desmoraliza as massas e instila nelas os preconceitos burgueses. A verdadeira educação das massas nunca pode ser separada …

Leia Mais »

Governo de SC reabre as escolas gradualmente enquanto Sinte deixa categoria à deriva

No dia 17 de julho, o governo de Santa Catarina anunciava, em seu site oficial, que o Comitê de Retomada das Aulas Presenciais havia concluído um documento que dava conta das normas de retomada das aulas presenciais em Santa Catarina. Na mesma publicação, o governo afirma que fizeram parte da …

Leia Mais »

CUT realiza encontro para garantir o capitalismo no Brasil por mais 10 anos

Foi realizado no dia 12 de agosto um encontro com representantes sindicais do setor da indústria para “propor plano de ações para a retomada do desenvolvimento industrial” diante da “crise econômica aprofundada pela pandemia”. Para a presidente da  Confederação Nacional do Ramo Químico (CNRQ-CUT), é preciso “salvar empregos e direitos …

Leia Mais »

Rodoviários de Brasília, Distrito Federal: entre o descaso e a tragédia

Há mais de três meses a categoria dos rodoviários de Brasília, Distrito Federal, vem sendo tratada com descaso. Primeiramente, foi tomada de surpresa com uma situação inusitada: sem informar nada antecipadamente (o que não justificaria o ato), as empresas de transporte público coletivo que operam na capital federal transformaram as …

Leia Mais »