Sindical

Pela estatização da CAOA-Chery sob controle operário!

No dia 05 de maio, a fabricante de veículos CAOA-Chery anunciou o fechamento da sua unidade de Jacarezinho/SP, demitindo cerca de 480 trabalhadores diretos. Decisão totalmente arbitrária e que pegou de surpresa os trabalhadores e o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos. A empresa alega que precisará reorganizar …

Leia Mais »

Impugnação da Chapa 3 no Sinte Joinville: Um golpe da burocracia sindical

Na tentativa de impedir a expressão de um setor muito significativo, senão majoritário, dos servidores estaduais em Joinville, a Corrente “O Trabalho” do PT (chapa 2), na figura de Osvaldo França, pediu a impugnação da chapa 3 para a regional de Joinville sob a alegação de que alguns candidatos ACTs …

Leia Mais »

Contra a terceirização do CAPS II Itaquera

O texto abaixo foi publicado na 4ª edição do Boletim em Defesa do Serviço Público, publicado em abril de 2022. A entrega da saúde pública para as empresas privadas por meio da terceirização tem avançado a passos largos. Na cidade de São Paulo, a terceirização já atinge 90% dos serviços …

Leia Mais »

A ameaça de fechamento de fábrica da Toyota e o peleguismo da direção sindical

No dia 5 de abril, a Toyota do Brasil anunciou que irá fechar a fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, ameaçando o emprego de 550 trabalhadores da planta. No comunicado, a empresa afirmou que vai transferir a operação industrial no ABC para as suas operações no interior …

Leia Mais »

Servidores da UFSC entram em greve

Nesta segunda-feira, 04 de abril, os técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entraram em greve. O movimento grevista faz parte de uma mobilização nacional do conjunto de servidores públicos federais que reivindicam um reajuste salarial de 19,99%. No caso dos técnicos das universidades, a categoria está há quase …

Leia Mais »

Garis: vitórias em 8 dias de greve

Apesar das sabotagens da direção pelega do seu próprio sindicato, os garis retomaram a greve na madrugada do dia 04 de abril. Não foi tarefa fácil depois da suspensão unilateral e antidemocrática por parte da direção do Siemaco-RJ. Mas os garis mais avançados, e com mais consciência de classe, organizados …

Leia Mais »

Todo pelego tem seu 1º de abril: greve dos garis

Depois da assembleia do dia 31 de março, em que os garis decidiram de maneira massiva pela continuidade da greve, a direção do sindicato do asseio e conservação (Siemaco-RJ) manobrou vergonhosamente contra todos os princípios de democracia sindical para suspender a greve da categoria, mas boa parte da categoria se …

Leia Mais »

Garis do Rio de Janeiro passam por cima da direção e mantêm a greve

Em assembleia realizada, dia 31 de março, os garis do Rio de Janeiro recusaram a proposta da prefeitura e a greve continua. A categoria reivindica um aumento de 25% para repor a inflação desses três anos de congelamento de salários. Na audiência de conciliação, realizada no dia 30, a prefeitura …

Leia Mais »

Motoristas e garis em greve no Rio de Janeiro

Hoje, dia 29 de março, o Rio de Janeiro acordou com duas categorias de trabalhadores em greve, lutando por aumento de salário e melhores condições de trabalho. Cruzaram os braços, os rodoviários e os garis! Seus salários estão congelados há três anos, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo …

Leia Mais »

Nota pública sobre atraso de salário dos ACT em Santa Catarina

Nós, Trabalhadores em Educação da Rede Estadual de Ensino de SC, indignados com a falta de salário dos professores em regime de contratação (ACT), denunciamos: O governo do Estado de SC, depois de um processo seletivo truculento e do atraso em todas as contratações informou, através do departamento de RH …

Leia Mais »