Sindical

Organize-se em defesa dos direitos e da vida da classe trabalhadora

A humanidade foi jogada de cabeça na maior crise econômica do período recente da história. Os impactos, mais cedo ou mais tarde, serão percebidos nos mais diferentes ambientes e isso inclui os nossos direitos imediatos. Cortes de direitos, arrocho salarial e elevação do custo de vida são geralmente os primeiros …

Leia Mais »

A reforma da previdência dos servidores de Joinville e o papel do sindicato

Pela segunda vez em pouco mais de um ano, os servidores municipais de Joinville têm o seu direito à aposentadoria atacado e precisam se colocar em luta. O ataque, desta vez, é bem mais profundo, com o prefeito Adriano Silva (Novo) querendo diminuir salários, aumentar o tempo de contribuição e …

Leia Mais »

Em defesa dos trabalhadores do transporte público de Ponta Grossa (PR)

Confira abaixo o panfleto que os militantes da Esquerda Marxista (Paraná) estão distribuindo para os trabalhadores do transporte público de Ponta Grossa em greve. Parar totalmente o transporte da cidade para defender os empregos, salários e direitos! Desde o final do ano passado a Viação Campos Gerais (VCG), concessionária que …

Leia Mais »

Corte salarial na educação pública municipal de São Paulo e o imobilismo sindical

Após 42 dias de greve, alguns trabalhadores da educação pública da cidade de São Paulo foram surpreendidos com descontos em seus salários de até 100% em seus holerites. Esta medida da prefeitura, que afronta os trabalhadores em um momento agudo da pandemia, evidencia a nula preocupação do atual governo com …

Leia Mais »

Em defesa dos empregos dos trabalhadores da LG de Taubaté

Este artigo analisa os desdobramentos da greve dos trabalhadores da LG iniciada na semana passada e que foi suspensa ontem (19/4). Em breve publicaremos uma análise sobre a suspensão da greve e os próximos passos. A LG se tornou a terceira maior fabricante de telefones celulares do mundo, em 2013. …

Leia Mais »

Nota sobre a “Greve Sanitária” do Sinte-SC

Na terça-feira, 8 de março, aconteceu a terceira assembleia estadual do ano sobre o retorno presencial das aulas. Na primeira assembleia, em 12 de fevereiro, foi deliberada, por cerca de 550 participantes, uma “greve sanitária” a iniciar no dia 18 de fevereiro, dia do retorno às aulas. Às vésperas, no …

Leia Mais »

Assembleias online e os riscos para a democracia da classe trabalhadora

Tem quem se entusiasme com as possibilidades de a tecnologia ampliar a participação das pessoas nas atividades de um sindicato. Mas os acontecimentos na última assembleia online da APP Sindicato, no dia 17 de fevereiro, mostram que não há motivos para otimismo. Sem qualquer fetichismo, queremos alertar que os recursos …

Leia Mais »

Organização da greve geral é a única forma de defender a vida da classe trabalhadora

Nos últimos dias Santa Catarina chegou ao pior momento da pandemia e a rede de saúde está em colapso. O estado está em 2º lugar como a unidade da Federação onde a pandemia acelerou mais rapidamente, atrás apenas do Amazonas. Nesta segunda-feira (1º/3), os jornais noticiaram que a ocupação de …

Leia Mais »

Intervir nos sindicatos contrarrevolucionários para combater o oportunismo

Intervimos nos sindicatos municipais dos trabalhadores em educação da cidade de São Paulo e de outras cidades do Estado no espírito que Lenin conclamava os comunistas a intervir em “Esquerdismo, doença infantil do comunismo”. As orientações de princípio assinaladas por Lenin a esse respeito concentram a concepção marxista sobre disputa …

Leia Mais »