Campanhas

Por que a UFRJ não pode fechar? Campanha “Universidades Ficam, Bolsonaro Sai!”

A história da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) acompanha a história do Brasil. Criada em 07 de setembro de 1920 pelo Decreto nº 14343, o governo federal criou a primeira universidade: a Universidade do Rio de Janeiro (URJ). A Universidade do Rio de Janeiro nasceu a partir da …

Leia Mais »

O público e o privado nas universidades

Nos últimos meses circularam notícias de que as universidades federais correm o risco de fechar as portas em todo o país, diante dos novos cortes de orçamento em 2021. O caso mais emblemático foi o da UFRJ, uma das maiores e mais antigas universidades do Brasil, a partir de artigo …

Leia Mais »

Entrevista com servidor da UFRJ sobre cortes, fechamento e perspectivas de luta

Entrevistamos um servidor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) sobre a situação da universidade em seu processo de fechamento devido a anos de cortes e sucateamento e também sobre os meios de luta para impedir que a maior e mais antiga universidade federal do país feche as portas. …

Leia Mais »

Campanha “UFRJ Fica, Bolsonaro Sai!”

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mais antiga e maior universidade federal do país, anunciou no dia 12 de maio que corre o risco de fechar as portas na metade do ano devido à falta de verbas. Essa situação-limite que assombra estudantes, professores, servidores e toda a sociedade …

Leia Mais »

De frente pro vírus: professores e a Covid-19

“Tá lá o corpo estendido no chão […] Olhei o corpo no chão e fechei Minha janela de frente pro crime” Aldir Blanc, 1975. A canção de Blanc fala de um crime cotidiano em uma cidade brasileira, onde muitas mortes ocorrem e acabam sendo banalizadas pela população. Porém, no caso …

Leia Mais »

Nenhuma confiança no Prefeito Rafael Greca! Vacina para todos já!

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou no dia do aniversário da cidade (29/03) que o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas municipais irá ocorrer apenas após a vacinação dos professores. Esta não é a primeira vez que o prefeito faz promessas deste tipo. Durante as eleições municipais de …

Leia Mais »

Vereador Wilian Tonezi, sistema de morte é o capitalismo

Na última segunda (22), o vereador de Joinville Wilian Tonezi (Patriotas), divulgou um vídeo de um pronunciamento em uma sessão da Câmara de Vereadores, em que ataca a política da Esquerda Marxista e da organização de juventude Liberdade e Luta expressa em um panfleto. No material, distribuído na cidade há …

Leia Mais »

A vida de todos importa! Resposta à nota do CRM/SC

No dia 16 de março, o Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC) se manifestou contra o decreto municipal da Prefeitura de Florianópolis (n.22.636), de 15 de março de 2021, com relação à suspensão das aulas presenciais até o dia 22 de março. Sua defesa é que se permaneçam as aulas presenciais, pois não existem dados científicos que comprovem a eficácia desta medida para o controle da pandemia, já que as crianças são pouco atingidas pela Covid-19.

Leia Mais »

Convite para o 2º seminário em defesa da educação pública, gratuita e para todos!

QUANDO: 17 de abril 2021, às 14h (online) Inscreva-se aqui! O ensino público gratuito e para todos é uma herança das conquistas republicanas, instituídas a partir da Revolução Francesa, posta em prática pela Comuna de Paris e consolidadas pela Revolução Russa de 1917. Uma conquista que propicia aos filhos dos …

Leia Mais »

Inscreva-se no 2º seminário em defesa da educação pública, gratuita e para todos!

Após praticamente um do horror sem fim da crise capitalista, agravada pela pandemia do coronavírus, no momento que lançamos essa convocatória estamos com 266.398 mortos pela Covid-19 no Brasil, o desemprego cresce, os preços dos alimentos disparam, a vacinação para todos é sabotada e atrasada pelo governo Bolsonaro, enquanto os governadores …

Leia Mais »