Documentos | Ver Mais

8 de janeiro, das invasões golpistas de 2023 aos atos pela união nacional em 2024

Há um ano assistíamos à invasão dos prédios dos três poderes por uma horda de bolsonaristas inconformados com a derrota eleitoral. O episódio foi uma aventura golpista, sem base de massas, sem apoio dos setores majoritários da burguesia, sem apoio do imperialismo. A Esquerda Marxista, agora Organização Comunista Internacionalista, repudiou …

Leia Mais »

Nasce a Organização Comunista Internacionalista

Depois de mais de 175 anos do Manifesto e de mais de 100 anos da Revolução Russa de 1917, a juventude do mundo inteiro, desencantada com o capitalismo, busca um contraponto radical ao sistema que a oprime. Para entendermos tal fato, precisamos aplicar o que diz o Manifesto: a história da humanidade é a história da luta de classes.

Leia Mais »

Exigir de Lula a ruptura das relações com Israel

O massacre de palestinos na Faixa de Gaza continua, já são mais de 12 mil mortos, dentre estes, mais de 5 mil crianças! Além dos que estão desaparecidos e feridos. É um genocídio em curso perpetrado pelo Estado sionista de Israel, apoiado, armado e financiado pelo imperialismo norte-americano. Lula fala em paz e declara em discurso que o Estado israelense também está cometendo atos de terrorismo. Mas reuniu-se em 16/11 com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e mantém as relações diplomáticas e comerciais com o Estado sionista, assim como o acordo militar Brasil-Israel firmado por Bolsonaro.

Leia Mais »

A Esquerda Marxista agora é a Organização Comunista Internacionalista

Nós estamos de acordo com Marx, Engels, Lênin e Trotsky sobre a necessidade da organização internacional do proletariado e do caráter internacional da revolução socialista para abrir caminho para uma sociedade comunista. Para nós, os operários não têm pátria, e diante das guerras do capital dizemos: “Paz entre nós, guerra aos senhores!”. Nosso novo nome é Organização Comunista Internacionalista, a OCI, seção brasileira da Corrente Marxista Internacional.

Leia Mais »

A Esquerda Marxista, agora Organização Comunista Internacionalista, decide sair do PSOL para continuar seu combate contra o imperialismo, a direita e a política do governo Lula

A Esquerda Marxista, seção brasileira da Corrente Marxista Internacional, realizou o seu 8º Congresso Nacional no último fim de semana (4 e 5 de novembro de 2023). Este foi um congresso histórico, que adotou importantes resoluções, como a mudança de nome da organização para Organização Comunista Internacionalista (OCI).

Leia Mais »

Fim imediato dos ataques aos palestinos!

Dia sim, dia sim também, um palestino é morto pelo Estado de Israel de forma violenta – diretamente pelo Exército de Israel ou então pelos “colonos”, que invadem e expulsam diariamente os moradores da Cisjordânia ocupada pelo Estado teocrático. E não estamos contando aqui os que morrem de doença, da falta de cuidados básicos ou, simplesmente, de fome.

Leia Mais »

O 7 de setembro de Lula

No dia 6 de setembro, preparando-se para comemorar 201 anos de independência, Lula pronunciou um discurso defendendo o seu governo, dizendo que a vida melhorou nos últimos 8 meses. Sim, saiu o governo truculento de Bolsonaro, toda a “esquerda”, inclusive nós os comunistas, colaboramos para derrubá-lo. Claro está que queríamos derrubá-lo antes, mas foi justamente o PT, a maioria do PSOL e dos sindicatos que ajudaram a botar água na fervura quando o Fora Bolsonaro tomou conta do País e direcionou tudo para as eleições, para o respeito à legalidade burguesa.

Leia Mais »

O mundo em 2023: crise, guerra e revolução

O seguinte documento foi aprovado no Congresso Mundial da Corrente Marxista Internacional (CMI) de 2023 . Aqui, oferecemos a nossa perspectiva e análise das principais tendências que estão a moldar a política mundial e a luta de classes neste período dramático de agonia mortal do capitalismo.

Leia Mais »

Organizar a juventude que busca pelo comunismo

Há uma camada crescente de jovens ao redor do mundo que se radicaliza e busca por uma saída para o horror capitalista. Estes jovens, estudantes e trabalhadores, estão rapidamente chegando a conclusões revolucionárias. O comunismo ganha uma crescente simpatia entre eles, que são atraídos para a perspectiva de um mundo sem exploração, sem patrões, sem miséria e fome, sem fronteiras e guerras, sem preconceito e violência, de um mundo livre de todos os elementos de barbárie que se multiplicam no decadente capitalismo.

Leia Mais »

Informe político do Comitê Central ao 8º Congresso da Esquerda Marxista

Publicamos aqui o Informe Político ao 8º Congresso Nacional da Esquerda Marxista (EM) aprovado pelo Comitê Central (CC) da EM em 18 de junho de 2023. Este documento analisa a situação política internacional e nacional, as perspectivas para a luta de classes no Brasil e no mundo, e as tarefas dos revolucionários comunistas para o próximo período. O Informe Político do CC é a base política para a convocação do Congresso Nacional da EM que ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro deste ano. Ele está sendo, agora, debatido em todas as instâncias da organização em preparação ao Congresso e recebendo contribuições dos camaradas.

Leia Mais »