Documentos | Ver Mais

Em defesa da vida e dos empregos, abaixo o governo Bolsonaro!

Um novo ano inicia e deveria trazer consigo a esperança de dias melhores. Porém, sob o capitalismo, as tragédias de 2020 prosseguem em 2021. A pandemia bate recordes de mortes, a crise econômica atinge o proletariado em todo o mundo com o aumento da miséria, da fome, do desemprego. No …

Leia Mais »

Intervenção – Documentário das Fábricas Ocupadas

O encerramento das atividades da Ford no Brasil resultará em 5 mil demissões diretas e, somente na cidade de Camaçari (BA), estima-se que 10 mil empregos indiretos estão ameaçados. Para os donos da Ford, e toda a burguesia, os lucros são a prioridade e a vida de milhares de trabalhadores …

Leia Mais »

Ford: ocupar para salvar os empregos

A Ford anunciou, nesta segunda-feira (11), o fim da produção de veículos no Brasil. A decisão levou ao encerramento imediato das atividades nas instalações de Camaçari (BA) e Taubaté (SP), mantendo apenas a produção de peças para estoque, enquanto a produção de jipes Troller serão mantidas apenas até o último …

Leia Mais »

Das urnas para as ruas: é preciso mobilização de massas para pôr abaixo o governo Bolsonaro!

Resolução Política do Comitê Central da Esquerda Marxista Os resultados do segundo turno das eleições municipais reforçam o que já analisamos após o primeiro turno: o fracasso dos candidatos bolsonaristas, o derretimento do PT nos principais centros urbanos, além de um relativo crescimento eleitoral do PSOL. Pela primeira vez, desde …

Leia Mais »

Segunda onda da Covid-19, novos tremores no horizonte

A segunda onda da pandemia na Europa revela números trágicos. Na última terça-feira (24/11), a Espanha registrou 537 novas mortes, o Reino Unido 608 e a Itália 853 novas vítimas, o maior número de óbitos desde 31 de março no país. UTIs estão lotadas e os governos retomam medidas de restrição de circulação. Também nos EUA, o número de internações por Covid-19 bateu recorde nessa semana, o número de mortes em 24 de novembro chegou a 2.216 em um dia.

Leia Mais »

Resultado das urnas indica derretimento do bolsonarismo e dos partidos da conciliação de classes

As eleições burguesas – seleção de atores para a encenação do espetáculo da democracia – expressam apenas de maneira deformada a luta de classes, na medida em que os diferentes programas políticos propostos não disputam em igualdade de condições. O programa político dos candidatos da burguesia é propagandeado e agitado …

Leia Mais »

Nem Trump, nem Biden, nem Bolsonaro, nem Doria

“A emancipação dos trabalhadores será obra dos próprios trabalhadores” (Karl Marx). A morte de um voluntário dos testes da vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida em uma parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, foi o instrumento de uma nova disputa política entre frações da burguesia brasileira …

Leia Mais »

O grito preso na garganta 

A indignação paira no ar e qualquer ato ou faísca pode levar a uma explosão. Afinal, Bolsonaro acumula declarações e atos que deixam a burguesia muitas vezes em pânico, com medo da explosão. Suspender a compra de uma vacina do coronavírus (que ainda não tem aprovação, diga-se de passagem), preparar a privatização das Unidades …

Leia Mais »

EUA e Brasil: eleições em meio à crise

O capitalismo é o responsável pela dor e sofrimento que se espalha pelo mundo. Mais de 1 milhão de mortes oficiais pela Covid-19, sem contar as subnotificações. Somam-se a essas vítimas os que morrem cotidianamente por fome, falta de saneamento, por doenças curáveis e tratáveis que continuam matando pelo insuficiente …

Leia Mais »

Um novo mundo precisa nascer: situação política e construção da organização revolucionária

Esta é a resolução política do Comitê Central da Esquerda Marxista reunido em 26 de setembro de 2020. Nela analisamos o desenvolvimento da crise econômica e política no mundo e no Brasil, o impacto da pandemia e a disposição de luta presente na base, entre jovens e trabalhadores, o que …

Leia Mais »