Documentos | Ver Mais

EUA e Brasil: eleições em meio à crise

O capitalismo é o responsável pela dor e sofrimento que se espalha pelo mundo. Mais de 1 milhão de mortes oficiais pela Covid-19, sem contar as subnotificações. Somam-se a essas vítimas os que morrem cotidianamente por fome, falta de saneamento, por doenças curáveis e tratáveis que continuam matando pelo insuficiente …

Leia Mais »

Algumas notas sobre a crise nos EUA e no Brasil

O debate entre os candidatos “Palhaço”, “mentiroso”, dispara Biden contra Trump no debate das eleições dos EUA. Este responde que Biden é “pai de drogado” e “corrupto”. Um analista do Partido Republicano (partido de Trump) disse que o debate serviu para afastar os eleitores das urnas. Na verdade, o nível …

Leia Mais »

O que é bom para os EUA é bom para o Brasil?

Nas  últimas semanas vimos pelo menos duas atitudes da diplomacia brasileira seguindo fielmente o governo Trump. Na primeira, o governo Bolsonaro decidiu votar a favor do candidato americano ao Banco Interamericano de Desenvolvimento. A segunda foi liberar a importação de álcool para o Brasil com taxas de 0%. Essas duas …

Leia Mais »

Ciência, dívida e independência

O Presidente Bolsonaro publicou um vídeo, que é mantido no site da SECOM, da Presidência da República, em defesa da “liberdade” de não ser vacinado. Este vídeo é publicado quase uma semana depois de uma pesquisa mostrar que o Brasil tem uma das mais altas taxas mundiais de aceitação de …

Leia Mais »

Grande êxito da Universidade Marxista Internacional! Seguir o combate pela Internacional Revolucionária!

A Universidade Marxista Internacional (UMI) organizada pela Corrente Marxista Internacional (CMI), ocorrida entre 25 e 28 de julho, foi uma grande vitória, contando com quase 6.500 inscritos de mais de 115 países! Participaram revolucionários de todos os cantos do globo! Paquistão, Índia, África do Sul, Nigéria, Rússia, Indonésia, China, Taiwan, …

Leia Mais »

O “novo” Bolsonaro

Em entrevista para o jornal O Globo, o Senador Flávio Bolsonaro explicita a nova postura que o presidente adotou, coincidentemente, a partir do momento em que é diagnosticado como tendo Covid-19: — Essa postura de distensionamento não vai ser provisória. Vai ser permanente. Eu não confio muito em pesquisas, mas …

Leia Mais »

A importância da Universidade Marxista Internacional 

“A experiência do passado nos ensina que são necessários laços fraternais entre os trabalhadores de diferentes países para se apoiarem mutuamente em todas as suas lutas pela libertação, e que o esquecimento disso será punido pela derrota comum de suas batalhas divididas. Debruçados sobre esse pensamento, trabalhadores de diferentes países, …

Leia Mais »