No dia 6 de setembro, preparando-se para comemorar 201 anos de independência, Lula pronunciou um discurso defendendo o seu governo, dizendo que a vida melhorou nos últimos 8 meses. Sim, saiu o governo truculento de Bolsonaro, toda a “esquerda”, inclusive nós os comunistas, colaboramos para derrubá-lo. Claro está que queríamos derrubá-lo antes, mas foi justamente o PT, a maioria do PSOL e dos sindicatos que ajudaram a botar água na fervura quando o Fora Bolsonaro tomou conta do País e direcionou tudo para as eleições, para o respeito à legalidade burguesa.
Leia Mais »Documentos | Ver Mais
O mundo em 2023: crise, guerra e revolução
O seguinte documento foi aprovado no Congresso Mundial da Corrente Marxista Internacional (CMI) de 2023 . Aqui, oferecemos a nossa perspectiva e análise das principais tendências que estão a moldar a política mundial e a luta de classes neste período dramático de agonia mortal do capitalismo.
Leia Mais »Organizar a juventude que busca pelo comunismo
Há uma camada crescente de jovens ao redor do mundo que se radicaliza e busca por uma saída para o horror capitalista. Estes jovens, estudantes e trabalhadores, estão rapidamente chegando a conclusões revolucionárias. O comunismo ganha uma crescente simpatia entre eles, que são atraídos para a perspectiva de um mundo sem exploração, sem patrões, sem miséria e fome, sem fronteiras e guerras, sem preconceito e violência, de um mundo livre de todos os elementos de barbárie que se multiplicam no decadente capitalismo.
Leia Mais »Informe político do Comitê Central ao 8º Congresso da Esquerda Marxista
Publicamos aqui o Informe Político ao 8º Congresso Nacional da Esquerda Marxista (EM) aprovado pelo Comitê Central (CC) da EM em 18 de junho de 2023. Este documento analisa a situação política internacional e nacional, as perspectivas para a luta de classes no Brasil e no mundo, e as tarefas dos revolucionários comunistas para o próximo período. O Informe Político do CC é a base política para a convocação do Congresso Nacional da EM que ocorrerá nos dias 4 e 5 de novembro deste ano. Ele está sendo, agora, debatido em todas as instâncias da organização em preparação ao Congresso e recebendo contribuições dos camaradas.
Leia Mais »“Sempre que havia uma reivindicação dos trabalhadores, lá estavam os marxistas” – Entrevista com Adilson Mariano sobre o Movimento das Fábricas Ocupadas
Entrevistamos o camarada Adilson Mariano, militante da Esquerda Marxista, professor de História e ex-vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com um mandato revolucionário em Joinville. O camarada foi um dirigente importante dos acontecimentos no movimento de ocupações de fábricas no norte catarinense, entre 2002 e 2007, oferecendo seu mandato de 15 anos, eleito em 4 legislaturas na Câmara de Vereadores, aos interesses e lutas dos trabalhadores e do socialismo.
Leia Mais »Ato na Vila Operária e Popular comemora 20 anos de ocupação da fábrica Flaskô
No último domingo (2/7), pela manhã, ocorreu um ato na Vila Operária e Popular, em Sumaré, interior de São Paulo, em comemoração aos 20 anos de ocupação da fábrica Flaskô.
Leia Mais »Morre o neto de Trotsky: Esteban Volkov, presente!
Recebemos ontem (16/6) à noite, a triste notícia do falecimento de Esteban Volkov, neto de Leon Trotsky. Esteban dedicou a vida à defesa do legado de seu avô. Fundou a Casa Museu Leon Trotsky, na casa em que viveu com Trotsky e Natalia, no bairro de Coyoacán, Cidade do México.
Leia Mais »Uma década depois, colocar Junho de 2013 no seu devido lugar
Entre analistas burgueses e da esquerda oficial brasileira, predomina a ideia de que as “Jornadas de Junho de 2013” produziram o bolsonarismo. Para os marxistas, que compreendem a sociedade dividida em classes com interesses antagônicos, é possível concordar com essa ideia? A quem ela serve?
Leia Mais »Por uma CUT classista, de luta, democrática, de base e socialista! Pela liberdade e independência sindical!
Este ano marca o aniversário de 40 anos de fundação da Central Única dos Trabalhadores, a CUT. Junto com essa data histórica, está convocado seu 14º Congresso Nacional. A CUT nasceu das lutas da classe trabalhadora contra os patrões e a Ditadura, combatendo o peleguismo das direções sindicais e a tutela do Estado sobre o movimento sindical. É preciso que a CUT retome os princípios de sua fundação e volte a ser um instrumento de luta da classe trabalhadora.
Leia Mais »A farsa da Consulta Pública e a continuidade da luta pela revogação do Novo Ensino Médio
A crescente revolta dos estudantes contra o Novo Ensino Médio (NEM) forçou movimentações por parte das organizações estudantis e sindicais, bem como do governo Lula-Alckimin. Embora essa revolta esteja em um momento de espera desde o início da Consulta Pública, é certo que ela não deixou de existir. É preciso um balanço do que fizemos até aqui, da postura das direções estudantis e sindicais, das táticas do governo e como seguir a luta pela revogação durante e para além da Consulta Pública.
Leia Mais »