Documentos

A Internacional Comunista Revolucionária chegou!

Depois de uma semana fantástica de ideias revolucionárias e de informes inspiradores de todo o mundo; após muitos meses de preparação por parte de milhares de camaradas em dezenas de países; a conferência de fundação da Internacional Comunista Revolucionária (ICR) foi concluída com uma votação unânime de lançamento desta nova …

Leia Mais »

Como os militantes da CMI intervêm no movimento de solidariedade com a Palestina

Publicamos aqui trechos da nota do Secretariado Internacional da CMI, de 8 de maio, que analisa o desenvolvimento do movimento de solidariedade à Palestina em diferentes países e orienta a intervenção dos militantes comunistas nestes protestos. Mesmo com diferentes graus de mobilização em cada país – no Brasil, por exemplo, até o momento não ocorreram manifestações de massas pró-Palestina –, o relato do movimento e da intervenção dos camaradas nos EUA, Canadá, Grã-Bretanha, Espanha etc., demonstra a radicalidade presente na base, em particular da juventude, em todo o mundo. A nota traz ainda lições importantes para a intervenção prática dos revolucionários comunistas em um movimento de massas deste tipo, construindo as forças do marxismo.

Leia Mais »

Detenham o ataque a Rafah! Lutem contra o imperialismo no front interno!

O ataque a Rafah, há muito planejado, começou. Na segunda-feira, 6 de maio, as Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram ataques aéreos contra a cidade e emitiram alertas de evacuação de cerca de 100 mil palestinos dos seus bairros a leste para as chamadas “zonas humanitárias” de al-Mawasi, em direção à costa, e a uma área a oeste de Khan Younis.

Leia Mais »

Solidariedade ao deputado Glauber Braga (PSOL) contra a provocação do MBL

O Movimento Brasil Livre (MBL) fez uma provocação, na tarde hoje (16), ao deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) na Câmara dos Deputados. O provocador foi expulso do espaço aos chutes por atitude do próprio deputado. Os bolsonaristas de extrema direita perseguem e agridem Glauber porque ele é um defensor consistente e determinado da classe trabalhadora no parlamento.

Leia Mais »

Saudação à declaração dos comunistas venezuelanos sobre as eleições na Venezuela

O Comitê Central (CC) da Organização Comunista Internacionalista (OCI) saúda a resolução da seção venezuelana da Corrente Marxista Internacional (CMI), Lucha de Clases, sobre a atual situação política e as eleições presidenciais na Venezuela defendendo que “os trabalhadores [venezuelanos] não têm, hoje, uma alternativa eleitoral capaz de expressar genuinamente suas aspirações”.

Leia Mais »

Manifesto da Internacional Comunista Revolucionária

A seguir apresentamos o texto do Manifesto da Internacional Comunista Revolucionária que, após uma discussão exaustiva, foi aprovado por unanimidade no Secretariado Internacional na manhã de 7 de março de 2024. Este documento será submetido, para ratificação, a nossa conferência internacional em Junho, onde lançaremos uma nova Internacional Comunista Revolucionária.

Leia Mais »

Aprender com Lênin e o leninismo para “varrer o velho e criar o novo”

Ao tratar das consequências da Primeira Guerra Mundial, de seus horrores, Lênin explicou que a “a sociedade capitalista foi e é sempre um horror sem fim”. Ao completarem-se 100 anos da morte deste grande revolucionário, esta frase continua extremamente atual.

Leia Mais »

8 de janeiro, das invasões golpistas de 2023 aos atos pela união nacional em 2024

Há um ano assistíamos à invasão dos prédios dos três poderes por uma horda de bolsonaristas inconformados com a derrota eleitoral. O episódio foi uma aventura golpista, sem base de massas, sem apoio dos setores majoritários da burguesia, sem apoio do imperialismo. A Esquerda Marxista, agora Organização Comunista Internacionalista, repudiou …

Leia Mais »

Nasce a Organização Comunista Internacionalista

Depois de mais de 175 anos do Manifesto e de mais de 100 anos da Revolução Russa de 1917, a juventude do mundo inteiro, desencantada com o capitalismo, busca um contraponto radical ao sistema que a oprime. Para entendermos tal fato, precisamos aplicar o que diz o Manifesto: a história da humanidade é a história da luta de classes.

Leia Mais »