Fábricas Ocupadas

Intervenção – Documentário das Fábricas Ocupadas

O encerramento das atividades da Ford no Brasil resultará em 5 mil demissões diretas e, somente na cidade de Camaçari (BA), estima-se que 10 mil empregos indiretos estão ameaçados. Para os donos da Ford, e toda a burguesia, os lucros são a prioridade e a vida de milhares de trabalhadores …

Leia Mais »

Ford: ocupar para salvar os empregos

A Ford anunciou, nesta segunda-feira (11), o fim da produção de veículos no Brasil. A decisão levou ao encerramento imediato das atividades nas instalações de Camaçari (BA) e Taubaté (SP), mantendo apenas a produção de peças para estoque, enquanto a produção de jipes Troller serão mantidas apenas até o último …

Leia Mais »

Episódio #9 – História do Movimento das Fábricas Ocupadas

O que é uma ocupação de fábrica? Por que esse método dos trabalhadores amedronta tanto a burguesia? Como algo assim se desenvolveu no Brasil, durante o governo Lula? O que foi o Movimento das Fábricas Ocupadas? No nono episódio, faremos uma conversa com Serge Goulart, dirigente da Esquerda Marxista e da Corrente Marxista Internacional. Serge foi um dos fundadores, nos anos 2000, do Movimento da Fábricas Ocupadas, que atuou em 35 fábricas pelo Brasil, influenciou e estabeleceu contato com movimentos de ocupação semelhantes por todo o mundo.

Leia Mais »

Ocupações de Fábricas e a luta pelo Socialismo

Dando sequência à nova série de lives semanais do Canal Visão Marxista, Caio Dezorzi recebe como convidado neste domingo, Serge Goulart, fundador do Movimento das Fábricas Ocupadas no Brasil e articulador deste movimento na América do Sul. Não perca! Neste domingo, 31 de maio, às 19h!

Leia Mais »

Ocupar a FORD e produzir sob controle dos trabalhadores!

Para um ativista de esquerda mais desatento pode parecer uma contradição o anúncio de fechamento da fábrica da FORD em São Bernardo. Afinal de contas, a reforma trabalhista de Temer veio para garantir diminuição do custo do trabalho no Brasil e o governo Bolsonaro promete ir mais fundo nesse sentido. …

Leia Mais »

Flaskô, 15 anos: A luta pela estatização sob controle operário!

Os trabalhadores da Flaskô aproveitam e convidam a todos para a atividade de discussão e celebração dos 15 anos da Flaskô, que ocorrerá no próximo sábado, dia 16 de junho, às 14h, na sede da fábrica, em Sumaré/SP A Esquerda Marxista possui uma relação intrínseca com uma experiência histórica e …

Leia Mais »

Camarada Hélio, presente!

Na manhã desta quarta-feira (21/2) perdemos o camarada Antônio Hélio Pereira, conhecido por muitos com o pseudônimo de “José Trincheira”, após uma luta de dois anos contra um câncer. Ele faleceu por volta das 9 horas, em Jaraguá do Sul, onde vivia, deixando três filhos e uma história de luta …

Leia Mais »

Flaskô volta a ter energia depois de 60 dias

A Esquerda Marxista saúda esta vitória dos trabalhadores da Fábrica Ocupada e de toda a rede de solidariedade que se estabeleceu para reverter mais um ataque orquestrado pela burguesia e seus serviçais do Estado. Nós estivemos nessa campanha, convocando nossos militantes e apoiadores a denunciarem a situação. Na manhã desta …

Leia Mais »