Fábricas Ocupadas

Intervenção – Documentário das Fábricas Ocupadas

O encerramento das atividades da Ford no Brasil resultará em 5 mil demissões diretas e, somente na cidade de Camaçari (BA), estima-se que 10 mil empregos indiretos estão ameaçados. Para os donos da Ford, e toda a burguesia, os lucros são a prioridade e a vida de milhares de trabalhadores …

Leia Mais »

Ford: ocupar para salvar os empregos

A Ford anunciou, nesta segunda-feira (11), o fim da produção de veículos no Brasil. A decisão levou ao encerramento imediato das atividades nas instalações de Camaçari (BA) e Taubaté (SP), mantendo apenas a produção de peças para estoque, enquanto a produção de jipes Troller serão mantidas apenas até o último …

Leia Mais »

Ocupar a FORD e produzir sob controle dos trabalhadores!

Para um ativista de esquerda mais desatento pode parecer uma contradição o anúncio de fechamento da fábrica da FORD em São Bernardo. Afinal de contas, a reforma trabalhista de Temer veio para garantir diminuição do custo do trabalho no Brasil e o governo Bolsonaro promete ir mais fundo nesse sentido. …

Leia Mais »

Flaskô, 15 anos: A luta pela estatização sob controle operário!

Os trabalhadores da Flaskô aproveitam e convidam a todos para a atividade de discussão e celebração dos 15 anos da Flaskô, que ocorrerá no próximo sábado, dia 16 de junho, às 14h, na sede da fábrica, em Sumaré/SP A Esquerda Marxista possui uma relação intrínseca com uma experiência histórica e …

Leia Mais »

Camarada Hélio, presente!

Na manhã desta quarta-feira (21/2) perdemos o camarada Antônio Hélio Pereira, conhecido por muitos com o pseudônimo de “José Trincheira”, após uma luta de dois anos contra um câncer. Ele faleceu por volta das 9 horas, em Jaraguá do Sul, onde vivia, deixando três filhos e uma história de luta …

Leia Mais »

Flaskô volta a ter energia depois de 60 dias

A Esquerda Marxista saúda esta vitória dos trabalhadores da Fábrica Ocupada e de toda a rede de solidariedade que se estabeleceu para reverter mais um ataque orquestrado pela burguesia e seus serviçais do Estado. Nós estivemos nessa campanha, convocando nossos militantes e apoiadores a denunciarem a situação. Na manhã desta …

Leia Mais »

Dois anos sem nosso camarada, 10 anos de intervenção: Chico Lessa e as Fábricas Ocupadas

No dia 28 de fevereiro de 2015, há dois anos, falecia nosso camarada Francisco João Lessa. Há 10 anos, abril de 2007, acontecia uma intervenção federal nas fábricas ocupadas Cipla e Interfibra. A história das fábricas ocupadas se confunde com os últimos anos de militância de Chico Lessa. É por …

Leia Mais »