Juventude

Por que votar para o DCE Chapa 8 “USP Pública, Gratuita e para Todos”?

A eleição para o DCE da USP ocorre essa semana, entre os dias 6 e 9 de junho, em clima de apatia. São 9 chapas. Se por um lado isso permite apresentar ao conjunto do movimento estudantil as diversas tendências políticas existentes na universidade, demonstra também a fragmentação do movimento. …

Leia Mais »

Vote na chapa 8: USP Pública, Gratuita e para Todos!

A chapa “USP Pública, Gratuita e para Todos!”, composta pela Liberdade e Luta e independentes, busca retomar a radicalidade revolucionária necessária ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da USP. Compreendemos que a paralisia do DCE da USP é algo que reverbera para todo o movimento estudantil nacional, uma paralisia que …

Leia Mais »

Um novo instrumento para discutir, organizar e mobilizar a juventude trabalhadora

O boletim Jovens Trabalhadores é uma iniciativa da Liberdade e Luta com o objetivo de discutir, organizar e mobilizar a juventude trabalhadora. Com esse instrumento, ao mesmo tempo que aprofundamos a elaboração sobre as demandas dessa importante camada da juventude, educamos os camaradas a “verem o mundo com os olhos …

Leia Mais »

Estudantes secundaristas do Paraná mostram o caminho!

Na terra das araucárias, o governo Ratinho Júnior, forte aliado de Bolsonaro, repassou para a iniciativa privada – Unicesumar – a tarefa de conduzir as disciplinas técnicas ofertadas aos estudantes do Ensino Médio. Para terceirizar o serviço o governo do estado drenou R$ 38,4 milhões dos cofres públicos, diretamente para …

Leia Mais »

Conferência Nacional da Liberdade e Luta prepara os próximos passos de nossa atuação na juventude

O último encontro nacional da Liberdade e Luta com caráter de conferência havia sido realizado em 2019 no Acampamento Revolucionário em Florianópolis-SC. Em 2020, já em contexto de pandemia, realizamos o Encontro Nacional Online da Juventude pelo Fora Bolsonaro, onde aprofundamos nossa compreensão sobre a luta pela educação, transporte e saúde públicos, …

Leia Mais »

Vitoriosa Conferência da Liberdade e Luta: preparar a juventude para tempos revolucionários

No último sábado (23/10), a Liberdade e Luta realizou sua conferência nacional. Contando com mais de duzentos inscritos, a atividade, realizada de forma online, permitiu a jovens de todo o Brasil debater a conjuntura nacional e internacional e como se organizar para lutar pela superação da situação de exploração dos …

Leia Mais »

Saúde mental na juventude e a luta pelo socialismo

A saúde mental dos jovens é uma preocupação cada vez maior, e com a pandemia, a situação se agravou ainda mais. Pesquisas mostram que os brasileiros entre 18 e 24 anos foram os mais afetados mentalmente (fonte: Ipec). Mas é necessário entender o porquê disso. O capitalismo não oferece qualquer …

Leia Mais »

Suicídios na USP e a precariedade dos programas de permanência

As recentes mortes por suicídio de universitários da USP abriram a pauta para discussões e denúncias sobre a qualidade de vida, de moradia e o relacionamento dos estudantes com a instituição de ensino, sobretudo entre aqueles que dependem dos recursos das políticas de permanência para que possam continuar estudando. Entre …

Leia Mais »

Univille: o “modo híbrido” e a ciência

Os estudantes e professores estão esgotados das aulas virtualizadas. O esgotamento diante as telas, a perda de momentos fundamentais para a formação dos graduandos e do trabalho dos docentes, de modo geral, todas as dificuldades impostas pela pandemia, que perdura há mais de 1 ano e 4 meses, causa crises …

Leia Mais »

A luta pelo direito ao aborto nas Américas: Uruguai, suas conquistas e limites

Em parceria com o Movimento Mulheres pelo Socialismo, que lançou a campanha “Pelo direito ao aborto legal e público! Abaixo a violência contra a mulher”, publicaremos uma série de artigos sobre a luta pelo aborto no mundo, começando pelas experiências de luta da classe trabalhadora e da juventude pelo direito ao …

Leia Mais »