Juventude

Por que não há vacina para todos já?

PUBLICAÇÃO DE LIBERDADEELUTA.ORG Por que não há vacina para todos já? Esta é a pergunta que, possivelmente, todos já se fizeram. Em um mundo com tamanha capacidade produtiva, por que todas as indústrias não produzem, em larga escala, vacina para imunizar toda a população mundial? Um tema semelhante pode nos …

Leia Mais »

A barbárie na educação: orçamento 2021 aprovado, mais cortes e nosso combate

Quando dizemos socialismo ou barbárie não estamos levantando uma mera palavra de ordem ou uma previsão de piora nas condições de vida, trabalho e estudo que, futuramente, há de chegar, caso não construamos o socialismo. Na realidade, a barbárie está se impondo. Não há mais segredos ou máscaras neste sistema, …

Leia Mais »

Bolsonaro ataca as liberdades democráticas: qual o significado e o que fazer?

O Ministério da Educação (MEC) emitiu, no dia 7 de fevereiro, um ofício que prevê punições para atos político-partidários nas instituições públicas federais de ensino. No ofício foi usado como um dos argumentos uma decisão tomada em 2019 pelo procurador-chefe da República em Goiás, Ailton Benedito de Souza, onde afirmava que …

Leia Mais »

Não ao sacrifício da juventude estudantil!

Isolamento, depressão, precariedade: na França, as condições de vida dos estudantes estão se deteriorando sob o impacto desta crise sanitária, mas também de todas as políticas de austeridade dos últimos anos. O primeiro-ministro Macron admitiu em seu discurso de 15 de outubro: “É difícil ter 20 anos em 2020”. Mas …

Leia Mais »

IFMT Sem Sorteio e a luta por vagas para todos

O Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação do Mato Grosso (IFMT) suspendeu a realização das provas do processo seletivo para o ano de 2021 devido à pandemia da Covid-19. A decisão foi tomada pelo Conselho Superior do Instituto Federal e, como alternativa às provas, foi decidido que o processo …

Leia Mais »

DCE Pode+: a crise das direções estudantis na Univille

Em 2011, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Univille passou a ser dirigido pela chapa DCE é pra lutar. Composta por graduandos de diversos cursos, a unidade se deu por meio de um programa político que realmente representasse os estudantes, assim como os professores e demais trabalhadores da comunidade …

Leia Mais »

Mato Grosso do Sul: Governo pressiona pela volta às aulas presenciais

Baixe, imprima seu panfleto aqui e se mobilize conosco!  O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) começou o ano declarando que “virou a página de 2020” e que “estamos com as contas em ordem”. Mas será que as contas de Azambuja somam os 3.241 mortos de todo o estado, a subnotificação de …

Leia Mais »

Os impactos da pandemia do capital para jovens e adolescentes

A pandemia causada pela Covid-19 escancarou as desigualdades dentro da sociedade capitalista. Milhões de pessoas estão sem os recursos e os serviços da saúde e da assistência social, assim como da educação e cultura, aspectos necessários para o desenvolvimento da vida humana. Esse cenário se dá pela incapacidade dos governos …

Leia Mais »

Cinco anos de Liberdade e Luta: nossas campanhas, nossa história!

A Liberdade e Luta, já em seu manifesto de fundação, deixou claro que a Liberdade é sua meta e a Luta é seu método. Lutamos por um mundo onde sejamos socialmente iguais, humanamente diferentes e totalmente livres, mas sabemos que sob o capitalismo esse mundo não é possível. Por isso …

Leia Mais »

As mortes pela Covid-19 e as Guerras Mundiais

O placar aponta uma goleada. Com 2.341.004 mortes no mundo, a Covid-19 assola a humanidade e expõe a falência do capitalismo. Obviamente, o revés e o saldo negativo são contra a maioria da população do globo, aquela que produz toda a riqueza, mas que tem suas vidas ceifadas pela exploração …

Leia Mais »