História Geral

A Comuna de Paris e suas lições para os trabalhadores

Em 1871, na França, pela primeira vez na História, o proletariado construiu seu próprio governo. Essa experiência, conhecida como Comuna de Paris, que durou alguns poucos meses, entre março e maio, mostrou para os trabalhadores que era possível construir um novo mundo a partir de suas organizações. Contudo, para tanto, …

Leia Mais »

A Comuna de Paris (1871)

A Comuna de Paris foi um dos maiores episódios da história da classe trabalhadora francesa. Entre a revolta de 18 de março e a “Semana Sangrenta” no final de maio, Paris foi governada pelos órgãos democráticos dos trabalhadores, que tentavam reorganizar a sociedade sobre bases inteiramente novas – sem exploração …

Leia Mais »

O Japão se encaminha ao desastre

Neste artigo escrito em 1933, Trotsky trata da política imperialista japonesa no momento em que o país parecia capaz de “dominar não só o continente asiático, mas também o mundo inteiro“. Trotsky realiza uma análise que vai além da superfíce para mostrar que a situação real era bem diferente, tese …

Leia Mais »

O histórico Natal de 1914: quando os trabalhadores se recusaram a matar uns aos outros

Por toda a história, as classes dominantes nunca hesitaram em recorrer ao conflito armado para defender seus interesses. Em nome da segurança e da expansão de suas propriedades, as elites sempre se dispuseram a afundar o conjunto da humanidade no inferno da guerra. E em nenhum outro período isso foi …

Leia Mais »

Liberdade e escravidão: o nascimento do capital (parte 2)

A revolução agrária Em 1516, o famoso escritor e advogado Thomas More observou: “sim e certos abades, homens sagrados sem dúvidas… Não deixam terras para os lavradores, se cercam em pastagens, derrubam as casas, colocam abaixo as cidades e não deixam nada de pé, apenas a igreja para ser transformada …

Leia Mais »

Liberdade e escravidão: o nascimento do capital (parte 1)

De todas as palavras de ordem usadas pelos defensores pagos e não pagos do capital, “liberdade” é certamente a mais usada e a menos compreendida. “O capitalismo é liberdade” de acordo com o Turning Point UK. Capitalismo e Liberdade de Milton Freedman permanece sendo um livro sagrado para aqueles que …

Leia Mais »

As origens do machismo e como combatê-lo: o caminho é o socialismo (parte 3)

Na relação monogâmica burguesa, o casamento se torna um ato político com objetivo de firmar alianças para aumentar o poder e as riquezas, ou seja, aumentar a concentração de riquezas e defender a propriedade privada. Como marxistas, defendemos que o matrimônio apenas se realizará com toda liberdade quando forem suprimidas …

Leia Mais »

Como o capitalismo britânico enriqueceu através da escravidão

O movimento Black Lives Matter ajudou a iluminar a própria história racista e colonial da Grã-Bretanha. Fiona Lali analisa as origens do capitalismo britânico, que surgiram – nas palavras de Marx – com “sangue pingando por todos os poros“. A derrubada da estátua do comerciante de escravos Edward Colston, em …

Leia Mais »

As origens do machismo e como combatê-lo: o caminho é o socialismo (parte 2)

Na edição anterior, explicamos os diferentes tipos de família que foram construídos ao longo da história da humanidade. Para que essas mudanças nas famílias ocorressem, entraram em jogo novas forças impulsionadoras da ordem social, como por exemplo, a domesticação de animais, a agricultura e a criação de gado, que abriram …

Leia Mais »

As origens do machismo e como combatê-lo: o caminho é o socialismo (parte 1)

Este texto tem o objetivo de reunir, de forma sucinta, as principais questões trazidas por Engels, para pensarmos a luta da mulher pela sua emancipação. Este trabalho reúne o esforço do coletivo da Esquerda Marxista Mulheres pelo Socialismo no Rio de Janeiro, que tem, como uma das suas frentes de …

Leia Mais »