História Geral

Nahuel Moreno, revisionismo e adaptação na Guerra das Malvinas

A política de Nahuel Moreno levada durante a Guerra das Malvinas é um exemplo do que não se deve fazer e uma demonstração que os esquemas, os clichês e a repetição de fórmulas esterilizadas não servem para a construção da organização revolucionária, nem para ajudar o movimento operário a avançar, e muito menos para se chegar à uma revolução vitoriosa.

Leia Mais »

Quando as tropas britânicas foram enviadas para as ruas da Irlanda

Há 50 anos, no dia 30 de janeiro de 1972, em um domingo, o exército britânico abriu fogo contra uma marcha pacífica pelos direitos civis em Derry, no norte da Irlanda. Quatorze pessoas inocentes foram mortas atrozmente. Durante décadas, a classe dominante britânica tentou encobrir a atrocidade. Quando as tropas …

Leia Mais »

Mianmar: um balanço da revolta de 1988

A Revolta de Mianmar em 1988 foi um ponto de inflexão na história do país. Pela primeira vez em mais de um século, as massas birmanesas enfrentaram diretamente uma ditadura militar e a derrubaram. Durante as lutas de massa contra o golpe militar em 2021, muitos ativistas buscaram inspiração na …

Leia Mais »

Pão, fé e terra: luta de classes na Alemanha (1524-1525)

A Alemanha não existia, ao menos não como a conhecemos. O poder estava nas mãos do Sacro Império Romano-Germânico, um conglomerado de territórios multiétnicos na Europa Ocidental e Central, que perdurou do ano 800 a 1806 e foi dissolvido com o advento das Guerras Napoleônicas. Dentre alguns reinos, como da …

Leia Mais »

Da Revolução de Fevereiro à Guerra Franco-Prussiana: os eventos que precederam a Comuna de Paris

A Comuna de Paris, que alcança seu cento-cinquentenário no ano 2021, é o auge de um período de convulsões sociais que marcou a luta de classes na França. A compreensão do desenvolvimento do radicalismo político da classe trabalhadora francesa, que a direcionou nos rumos desse grande acontecimento da história da …

Leia Mais »

Mariátegui e a Revolução Permanente

Diante da vitória de Pedro Castillo nas eleições presidenciais do Peru, coloca-se a necessidade refletir sobre o papel político e as elaborações teóricas de José Carlos Mariátegui. O partido de Castillo, chamado Peru Libre se reivindica “marxista-leninista-mariateguista”. No texto que segue, originalmente publicado na revista América Socialista em 2012, faz-se …

Leia Mais »

A Comuna é Imortal: Lênin e Trotsky sobre o Assalto aos Céus de 1871 (parte 2)

PARTE 1 Trotsky e as Lições da Comuna Guerra e Revolução frequentemente se sucedem na história. […] É assim que há 46 anos na França a guerra franco-prussiana de 1870-1871 resultou na revolta dos trabalhadores e na criação da Comuna de Paris. […] A bandeira da Comuna é a bandeira …

Leia Mais »

A Comuna é Imortal: Lênin e Trotsky sobre o Assalto aos Céus de 1871 (parte 1)

A análise materialista e dialética da história nos permite uma compreensão totalizante dos acontecimentos, pois mira holofotes ao passado para uma atuação consequente no presente. Para isto deve servir a historiografia, ser uma escrita destinada à balanços e perspectivas para as gerações, explicando como deram-se os caminhos que nos trouxeram …

Leia Mais »

A Comuna de Paris e suas lições para os trabalhadores

Em 1871, na França, pela primeira vez na História, o proletariado construiu seu próprio governo. Essa experiência, conhecida como Comuna de Paris, que durou alguns poucos meses, entre março e maio, mostrou para os trabalhadores que era possível construir um novo mundo a partir de suas organizações. Contudo, para tanto, …

Leia Mais »

A Comuna de Paris (1871)

A Comuna de Paris foi um dos maiores episódios da história da classe trabalhadora francesa. Entre a revolta de 18 de março e a “Semana Sangrenta” no final de maio, Paris foi governada pelos órgãos democráticos dos trabalhadores, que tentavam reorganizar a sociedade sobre bases inteiramente novas – sem exploração …

Leia Mais »