História Geral

Mariátegui e a Revolução Permanente

Diante da vitória de Pedro Castillo nas eleições presidenciais do Peru, coloca-se a necessidade refletir sobre o papel político e as elaborações teóricas de José Carlos Mariátegui. O partido de Castillo, chamado Peru Libre se reivindica “marxista-leninista-mariateguista”. No texto que segue, originalmente publicado na revista América Socialista em 2012, faz-se …

Leia Mais »

A Comuna é Imortal: Lenin e Trotsky sobre o Assalto aos Céus de 1871 (parte 2)

PARTE 1 Trotsky e as Lições da Comuna Guerra e Revolução frequentemente se sucedem na história. […] É assim que há 46 anos na França a guerra franco-prussiana de 1870-1871 resultou na revolta dos trabalhadores e na criação da Comuna de Paris. […] A bandeira da Comuna é a bandeira …

Leia Mais »

A Comuna é Imortal: Lenin e Trotsky sobre o Assalto aos Céus de 1871 (parte 1)

A análise materialista e dialética da história nos permite uma compreensão totalizante dos acontecimentos, pois mira holofotes ao passado para uma atuação consequente no presente. Para isto deve servir a historiografia, ser uma escrita destinada à balanços e perspectivas para as gerações, explicando como deram-se os caminhos que nos trouxeram …

Leia Mais »

A Comuna de Paris e suas lições para os trabalhadores

Em 1871, na França, pela primeira vez na História, o proletariado construiu seu próprio governo. Essa experiência, conhecida como Comuna de Paris, que durou alguns poucos meses, entre março e maio, mostrou para os trabalhadores que era possível construir um novo mundo a partir de suas organizações. Contudo, para tanto, …

Leia Mais »

A Comuna de Paris (1871)

A Comuna de Paris foi um dos maiores episódios da história da classe trabalhadora francesa. Entre a revolta de 18 de março e a “Semana Sangrenta” no final de maio, Paris foi governada pelos órgãos democráticos dos trabalhadores, que tentavam reorganizar a sociedade sobre bases inteiramente novas – sem exploração …

Leia Mais »

O Japão se encaminha ao desastre

Neste artigo escrito em 1933, Trotsky trata da política imperialista japonesa no momento em que o país parecia capaz de “dominar não só o continente asiático, mas também o mundo inteiro“. Trotsky realiza uma análise que vai além da superfíce para mostrar que a situação real era bem diferente, tese …

Leia Mais »

O histórico Natal de 1914: quando os trabalhadores se recusaram a matar uns aos outros

Por toda a história, as classes dominantes nunca hesitaram em recorrer ao conflito armado para defender seus interesses. Em nome da segurança e da expansão de suas propriedades, as elites sempre se dispuseram a afundar o conjunto da humanidade no inferno da guerra. E em nenhum outro período isso foi …

Leia Mais »

Liberdade e escravidão: o nascimento do capital (parte 2)

A revolução agrária Em 1516, o famoso escritor e advogado Thomas More observou: “sim e certos abades, homens sagrados sem dúvidas… Não deixam terras para os lavradores, se cercam em pastagens, derrubam as casas, colocam abaixo as cidades e não deixam nada de pé, apenas a igreja para ser transformada …

Leia Mais »

Liberdade e escravidão: o nascimento do capital (parte 1)

De todas as palavras de ordem usadas pelos defensores pagos e não pagos do capital, “liberdade” é certamente a mais usada e a menos compreendida. “O capitalismo é liberdade” de acordo com o Turning Point UK. Capitalismo e Liberdade de Milton Freedman permanece sendo um livro sagrado para aqueles que …

Leia Mais »

As origens do machismo e como combatê-lo: o caminho é o socialismo (parte 3)

Na relação monogâmica burguesa, o casamento se torna um ato político com objetivo de firmar alianças para aumentar o poder e as riquezas, ou seja, aumentar a concentração de riquezas e defender a propriedade privada. Como marxistas, defendemos que o matrimônio apenas se realizará com toda liberdade quando forem suprimidas …

Leia Mais »