História

Fundação do Partido Comunista Chinês: heroísmo e tragédia

Há um século, em 1º de julho de 1921, o Partido Comunista Chinês foi fundado. Começou como um partido revolucionário genuíno liderado por quadros dedicados e heroicos, mas veio abaixo ante a trágica derrota na revolução de 1925-27. Hoje, o PCCh é um instrumento de dominação capitalista, mas sua história …

Leia Mais »

Pão, fé e terra: luta de classes na Alemanha (1524-1525)

A Alemanha não existia, ao menos não como a conhecemos. O poder estava nas mãos do Sacro Império Romano-Germânico, um conglomerado de territórios multiétnicos na Europa Ocidental e Central, que perdurou do ano 800 a 1806 e foi dissolvido com o advento das Guerras Napoleônicas. Dentre alguns reinos, como da …

Leia Mais »

Da Revolução de Fevereiro à Guerra Franco-Prussiana: os eventos que precederam a Comuna de Paris

A Comuna de Paris, que alcança seu cento-cinquentenário no ano 2021, é o auge de um período de convulsões sociais que marcou a luta de classes na França. A compreensão do desenvolvimento do radicalismo político da classe trabalhadora francesa, que a direcionou nos rumos desse grande acontecimento da história da …

Leia Mais »

Mariátegui e a Revolução Permanente

Diante da vitória de Pedro Castillo nas eleições presidenciais do Peru, coloca-se a necessidade refletir sobre o papel político e as elaborações teóricas de José Carlos Mariátegui. O partido de Castillo, chamado Peru Libre se reivindica “marxista-leninista-mariateguista”. No texto que segue, originalmente publicado na revista América Socialista em 2012, faz-se …

Leia Mais »

A Comuna é Imortal: Lenin e Trotsky sobre o Assalto aos Céus de 1871 (parte 2)

PARTE 1 Trotsky e as Lições da Comuna Guerra e Revolução frequentemente se sucedem na história. […] É assim que há 46 anos na França a guerra franco-prussiana de 1870-1871 resultou na revolta dos trabalhadores e na criação da Comuna de Paris. […] A bandeira da Comuna é a bandeira …

Leia Mais »

A Comuna é Imortal: Lenin e Trotsky sobre o Assalto aos Céus de 1871 (parte 1)

A análise materialista e dialética da história nos permite uma compreensão totalizante dos acontecimentos, pois mira holofotes ao passado para uma atuação consequente no presente. Para isto deve servir a historiografia, ser uma escrita destinada à balanços e perspectivas para as gerações, explicando como deram-se os caminhos que nos trouxeram …

Leia Mais »

A Comuna de Paris e a educação

Participe da atividade “150 anos da Comuna de Paris”, no dia 30/05, às 15h. A atividade será online e faz parte da  Universidade Marxista Brasil 2021. Confira o evento no Facebook e inscreva-se. Há 150 anos, no dia 18 de março, os trabalhadores de Paris estabeleceram a Comuna de Paris, …

Leia Mais »

Alemanha, 1921: A tragédia da “Ação de Março”

Há cem anos, os líderes ultraesquerdistas do Partido Comunista Alemão lançaram prematuramente uma ofensiva revolucionária. Isso acabou sendo um fiasco, destruindo a autoridade do partido. A “Ação de Março” de 1921 contém lições importantes para hoje. O evento conhecido como “Ação de Março” de 1921 foi um capítulo trágico no …

Leia Mais »

Os voos altos e baixos da águia: Rosa Luxemburgo e a Rússia

A Rússia e a Alemanha formavam o epicentro dos debates teóricos e das ondas revolucionárias do final do século 19 e início do século 20. Nos dois locais, a efervescência política produzida pela revoltosa classe trabalhadora estava sob a influência das sociais-democracias1 e dos sindicatos, onde, de modo geral, os …

Leia Mais »

Os trustes e a ascensão bipartidária do imperialismo dos EUA

O poder dos grandes monopólios de tecnologia levou ao retorno de uma instituição americana há muito adormecida: a fiscalização antitruste. O consenso da imprensa burguesa é de que acabou o período de fusões e aquisições sem controle de tecnologia. Grandes setores de ambos os partidos da classe capitalista dos EUA, …

Leia Mais »