História

Alemanha, 1921: A tragédia da “Ação de Março”

Há cem anos, os líderes ultraesquerdistas do Partido Comunista Alemão lançaram prematuramente uma ofensiva revolucionária. Isso acabou sendo um fiasco, destruindo a autoridade do partido. A “Ação de Março” de 1921 contém lições importantes para hoje. O evento conhecido como “Ação de Março” de 1921 foi um capítulo trágico no …

Leia Mais »

Os voos altos e baixos da águia: Rosa Luxemburgo e a Rússia

A Rússia e a Alemanha formavam o epicentro dos debates teóricos e das ondas revolucionárias do final do século 19 e início do século 20. Nos dois locais, a efervescência política produzida pela revoltosa classe trabalhadora estava sob a influência das sociais-democracias1 e dos sindicatos, onde, de modo geral, os …

Leia Mais »

Os trustes e a ascensão bipartidária do imperialismo dos EUA

O poder dos grandes monopólios de tecnologia levou ao retorno de uma instituição americana há muito adormecida: a fiscalização antitruste. O consenso da imprensa burguesa é de que acabou o período de fusões e aquisições sem controle de tecnologia. Grandes setores de ambos os partidos da classe capitalista dos EUA, …

Leia Mais »

O PCB e a esquerda brasileira

Os próximos meses serão marcados por diversas comemorações pelo centenário do Partido Comunista Brasileiro (PCB), fundado em 25 de março de 1922. Essa data será celebrada em torno a personagens ou em debates acadêmicos promovidos por grupos de pesquisa e periódicos científicos em todo o país. Contudo, os revolucionários devem …

Leia Mais »

A Comuna de Paris e suas lições para os trabalhadores

Em 1871, na França, pela primeira vez na História, o proletariado construiu seu próprio governo. Essa experiência, conhecida como Comuna de Paris, que durou alguns poucos meses, entre março e maio, mostrou para os trabalhadores que era possível construir um novo mundo a partir de suas organizações. Contudo, para tanto, …

Leia Mais »

A Comuna de Paris (1871)

A Comuna de Paris foi um dos maiores episódios da história da classe trabalhadora francesa. Entre a revolta de 18 de março e a “Semana Sangrenta” no final de maio, Paris foi governada pelos órgãos democráticos dos trabalhadores, que tentavam reorganizar a sociedade sobre bases inteiramente novas – sem exploração …

Leia Mais »

A casa de Coyoacán: Memórias dos últimos anos de Trotsky

No dia 11 de março (quinta-feira), às 13h, o Museu Casa Leon Trotsky (México) irá realizar uma homenagem internacional a Esteban Volkov Bronstein por seus 95 anos de luta pelo legado de Leon Trotsky.  Em razão desta importante atividade, publicamos aqui o artigo de Alan Woods, dirigente da Corrente Marxista …

Leia Mais »

Ascensão e queda da Internacional Comunista

Há 102 anos iniciava o 1º Congresso Mundial da Internacional Comunista, em Moscou. Também conhecida como a 3ª Inernacional ou Comintern, essa poderosa organização da classe trabalhadora mundial nasceu a partir do colapso do capitalismo na Primeira Guerra Mundial. Suas sementes foram lançadas antes, na famosa Conferência de Zimmerwald, em …

Leia Mais »

Rosa Luxemburgo, o marxismo e a revolução

Em comemoração aos 150 anos do nascimento de Rosa Luxemburgo, publicaremos uma série de artigos ao longo do ano, analisando a vida e a obra desta grande revolucionária, seus acertos e seus erros. A história de Rosa Luxemburgo está intimamente ligada aos mais importantes eventos do século 20, passando pela …

Leia Mais »

Homenagear Krupskaya é compreender a escola que os marxistas defendem

Estamos no interlúdio entre o nascimento e morte de Nadezhda Konstantinovna Krupskaya. Comemoramos 152 anos de sua chegada na Rússia czarista, relembramos os 82 anos da sua morte completados neste 27 de fevereiro, na União Soviética já burocratizada pelo stalinismo. A obra de Krupskaya, produzida durante a Revolução Russa, primeira …

Leia Mais »