História

O argentinazo, 20 anos depois

Há 20 anos uma profunda crise levava a Argentina a assistir à sucessiva derrubada de vários presidentes, entre os quais Fernando De la Rúa e Adolfo Rodríguez Saá. Dois anos antes os argentinos tinham elegido De la Rúa, da direitista União Cívica Radical (UCR), imaginando estar derrotando o “menemismo”. Contudo, …

Leia Mais »

Zumbi dos Palmares: o papel do indivíduo na história

“O grande homem é grande não porque suas particularidades individuais imprimiam uma fisionomia individual aos grandes acontecimentos históricos, mas porque é dotado de particularidades que o tornam o indivíduo mais capaz de servir às grandes necessidades sociais de sua época, surgidas sob a influência de causas gerais e particulares” – …

Leia Mais »

A Revolução Russa como nunca se viu antes: a história real, contada por uma testemunha ocular (parte 1)

Há 104 anos, a classe trabalhadora russa tomou o poder. Para comemorar o aniversário desses notáveis eventos, é um grande prazer disponibilizar o seguinte relato de uma testemunha ocular da Rússia revolucionária, em 1920, para o público online. Muitos desses artigos e fotografias surpreendentes não foram vistos desde sua publicação, …

Leia Mais »

Comunismo de Guerra e a NEP

Neste artigo buscamos explicar duas políticas importantes para a compreensão da Revolução Russa: o Comunismo de Guerra e a Nova Política Econômica (mais conhecida como NEP). Essas políticas econômicas são aplicadas praticamente no início da Revolução Russa de 1917 e as consideramos essenciais para a compreensão dos traços posteriores da …

Leia Mais »

Mário Pedrosa e o trotskismo

No dia 5 de novembro completou-se 40 anos da morte de Mário Pedrosa. Nascido no dia 5 de abril de 1900, em Timbaúba (PE), Mário Pedrosa é reconhecido principalmente como um dos fundadores das primeiras organizações trotskistas no Brasil. Depois de romper com o Partido Comunista do Brasil (PCB), começa …

Leia Mais »

Trotsky e a guerra civil na Espanha

Quando se desata o levantamento dos generais, em 19 de julho de 1936, nem Trotsky nem os dirigentes do POUM, Partido Operário de Unificação Marxista, são surpreendidos. O governo da Frente Popular, uma emanação da maioria operário-republicana, levado ao poder pelas eleições de fevereiro, não pôde e nem quis se …

Leia Mais »

A Batalha Estudantil da Rua Maria Antônia

“Foi como se esquecessem o leite fervendo sobre o fogão. Em 1968, o mundo transbordou. Foi como se tudo fosse terminar no dia seguinte. A história avançava com velocidade, fúria e criatividade. Nada seria como antes. Ninguém ficaria parado” (Gilberto Amendola, autor de Maria Antônia: A história de uma guerra, …

Leia Mais »

Revolução de Saur do Afeganistão: a revolução suprimida da história

Quando um novo reinado de terror do Talibã se aproxima no Afeganistão, vale a pena lembrar uma página gloriosa e apagada na história deste país, a Revolução de Saur de 1978, que trouxe enormes avanços sociais. A origem do Talibã está aqui, quando o imperialismo norte-americano o criou, financiou e …

Leia Mais »

Engels: grande lutador e professor do proletariado moderno

“Que tocha da razão deixou de arder! Que coração deixou de bater!” (Nikolai Alekseievitch Nekrassov) Em 5 de agosto de 1895, faleceu na cidade de Londres, Friedrich Engels. Depois de seu amigo Karl Marx (falecido em 1883), Engels foi o mais notável cientista e professor do proletariado moderno de todo …

Leia Mais »

Fundação do Partido Comunista Chinês: heroísmo e tragédia

Há um século, em 1º de julho de 1921, o Partido Comunista Chinês foi fundado. Começou como um partido revolucionário genuíno liderado por quadros dedicados e heroicos, mas veio abaixo ante a trágica derrota na revolução de 1925-27. Hoje, o PCCh é um instrumento de dominação capitalista, mas sua história …

Leia Mais »