História

O centenário do Manifesto de Córdoba de 1918

No dia 21 de junho de 1918, em Córdoba (Argentina), era publicado em La Gaceta Universitaria (A Gazeta Universitária) o manifesto La juventud argentina de Córdoba: A los hombres libres de Sud América (A juventude argentina de Córdoba: Aos homens livres da América do Sul), redigido e assinado por alguns …

Continue lendo... »

Revolução Russa: o ano de 1917

A Revolução Russa de 1917 foi o mais importante evento da história da luta de classes. A primeira vez que a classe operária tomou o poder e conseguiu conservá-lo. O presente artigo busca dar um panorama geral dos episódios de 1917, concentrando-se da Revolução de Fevereiro até a tomada do …

Continue lendo... »

O modelo de Educação de Bolsonaro

O general Aléssio Ribeiro Souto, assessor de Bolsonaro para a Educação, concedeu uma entrevista para a Folha de S. Paulo, no dia 15 de outubro, apresentando as principais ideias do candidato do PSL à presidência na área. Os alicerces desse projeto estão contidos no Programa de Governo de Bolsonaro, que …

Continue lendo... »

Quem tem medo de fascistas?

Uma análise da Frente Única Antifascista no Brasil à luz da teoria revolucionária de combate ao fascismo na Alemanha O fascismo é um perigo hoje? Junho de 2013 foi uma explosão da indignação popular. As massas saíram às ruas, contra tudo que estava colocado. Expressavam seu completo repúdio ao sistema …

Continue lendo... »

A autoproclamada 4º Internacional, de Pablo e Mandel: Uma virada para o ecletismo filosófico (Parte 1)

Em 1996, a “4º Internacional” aprovou um documento intitulado “Nossa Internacional” . Nesse texto, eles explicam a base teórica da sua organização: “Se citando nossas referências históricas ajuda a esclarecer quem somos, nos identificamos com Karl Marx, Friedrich Engels, Rosa Luxemburgo, VI Lenin e Leon Trotsky. Os muitos outros que …

Continue lendo... »

1936: A batalha de Cable Street

O dia 4 de outubro marca o aniversário da Batalha de Cable Street, um evento importante em que a classe trabalhadora de Londres se uniu para dar um golpe decisivo contra a ameaça do fascismo britânico. Neste artigo nós comemoramos a brava posição daqueles trabalhadores que combateram os fascistas enquanto …

Continue lendo... »