História

As relações entre Stalin e o Exército Vermelho (parte 2)

PARTE 1 O Pacto Molotov – Ribbentrop e o fiasco na Guerra de Inverno Depois de uma série dos mais absurdos malabarismos teóricos e mudanças bruscas de orientação, por parte de Stalin e da sua Comintern, que apenas confundiram e atrapalharam o proletariado mundial em sua luta de vida e …

Leia Mais »

As relações entre Stalin e o Exército Vermelho (parte 1)

Um dos momentos mais marcantes da história da União Soviética remonta à voraz resistência à invasão e, consequentemente, à vitória sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial. Ela abriu o caminho para a expropriação do capital em diversos países do Leste Europeu – na esteira da onda revolucionária que …

Leia Mais »

10 anos depois: lições da Revolução Egípcia (parte 2)

PARTE 1 O que é o Estado egípcio? Muitas discussões sobre a Revolução Egípcia se concentram na natureza burocrática militar do Estado egípcio. Embora seja uma questão importante, muitas vezes é confundida com discussões sobre o conteúdo de classe fundamental do Estado. A classe dominante egípcia – e o Estado …

Leia Mais »

10 anos depois: lições da Revolução Egípcia (parte 1)

Entre os países cujas massas participaram do que ficou conhecido como a Primavera Árabe, a Revolução Egípcia é, talvez, a mais rica em lições, como também em perspectivas para o futuro imediato. Esse artigo fornece um balanço da revolução e suas consequências, dez anos depois, e explica as perspectivas revolucionárias …

Leia Mais »

A Revolta da Vacina: Um antídoto para a antidemocrática República burguesa

“A revolta não visava o poder, não pretendia vencer, não podia ganhar nada. Era somente um grito, uma convulsão de dor, uma vertigem de horror e indignação. Até que ponto um homem suporta ser espezinhado, desprezado e assustado? Quanto sofrimento é preciso para que um homem se atreva a encarar …

Leia Mais »

Conciliação e adaptação: as origens do Brexit

Desde o dia 31 de janeiro do ano passado, o Reino deixou de fazer parte da União Europeia (UE), o bloco econômico mais poderoso do mundo. A saída de uma das nações mais ricas e importantes do continente já trouxe significativas consequências e trará ainda muitas outras, para ambos os …

Leia Mais »

O Japão se encaminha ao desastre

Neste artigo escrito em 1933, Trotsky trata da política imperialista japonesa no momento em que o país parecia capaz de “dominar não só o continente asiático, mas também o mundo inteiro“. Trotsky realiza uma análise que vai além da superfíce para mostrar que a situação real era bem diferente, tese …

Leia Mais »

100 anos do caso de Sacco e Vanzetti

Este ano é o centenário do esquema policial nos Estados Unidos contra dois militantes anarquistas de origem italiana, que os levou à morte sete anos depois e gerou um movimento de solidariedade internacional. Na época, milhões de trabalhadores socialistas, comunistas e anarquistas saíram às ruas para denunciar o ultraje com …

Leia Mais »

Cuba e a revolução de 1959

A Revolução Cubana foi um dos mais importantes processos políticos protagonizados pelos trabalhadores na América Latina. Por décadas, vem enfrentando o imperialismo a poucos quilômetros da fronteira com os Estados Unidos, sofrendo, ainda hoje, com diversos ataques. Além disso, mostrou que os trabalhadores devem lutar para a superação do capitalismo …

Leia Mais »

O histórico Natal de 1914: quando os trabalhadores se recusaram a matar uns aos outros

Por toda a história, as classes dominantes nunca hesitaram em recorrer ao conflito armado para defender seus interesses. Em nome da segurança e da expansão de suas propriedades, as elites sempre se dispuseram a afundar o conjunto da humanidade no inferno da guerra. E em nenhum outro período isso foi …

Leia Mais »