Especiais

A fome no Brasil e a necessidade de pôr abaixo o podre governo Bolsonaro

Em julho de 2019, o atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, declarou a jornalistas estrangeiros que não existe fome no Brasil; pois, segundo ele, “não se vê gente, mesmo pobre, pelas ruas, com físico esquelético” (COPLE; 19/7/2019). A sua fala além de demonstrar ignorância quanto ao fato de que …

Leia Mais »

Sobre a “greve sanitária” da educação de Minas Gerais

A pandemia, que expôs ainda mais a crise do capitalismo, é utilizada pela burguesia para atacar ainda mais nossos direitos. O imperialismo e os governos estão usando a Covid-19 como arma contra as massas. Nessa guerra, estão utilizando a tragédia da pandemia para endurecer a repressão, aumentar a exploração, destruir …

Leia Mais »

Univille: o “modo híbrido” e a ciência

Os estudantes e professores estão esgotados das aulas virtualizadas. O esgotamento diante as telas, a perda de momentos fundamentais para a formação dos graduandos e do trabalho dos docentes, de modo geral, todas as dificuldades impostas pela pandemia, que perdura há mais de 1 ano e 4 meses, causa crises …

Leia Mais »

Amazonas na CPI da Covid: o espetáculo hipócrita de um sistema em crise

No dia 15 de junho, o ex-secretário de Saúde do Amazonas Marcellus Campelo foi ouvido na CPI da Covid. Para além da sua incapacidade de explicar as inúmeras irregularidades na saúde do estado e da tentativa dos senadores de salvar suas imagens agora que Bolsonaro está nas cordas, o que …

Leia Mais »

Professor, antes de morrer, não esqueça de finalizar o diário de classe…  

Em áudio recentemente difundido pelas redes sociais, aparentemente, uma diretora da rede estadual de Santa Catarina expressa o total desprezo pela vida humana e naturalização do processo de assassinato social sofrido pela classe trabalhadora em meio à pandemia. De acordo com a diretora:  Parece que está tendo caso de professores que não estão completando o professor …

Leia Mais »

O doloroso esquecimento

Depois de apenas uma semana do recuo em algumas regiões, a Matriz de Risco Potencial no estado de Santa Catarina retornou a ter 15 das 16 regiões listadas com situação gravíssima para transmissão da Covid-19. A decisão de tirar duas populosas regiões do estado do patamar gravíssimo levou à diminuição …

Leia Mais »

Segunda onda na Argentina: o capitalismo é um horror sem fim

A crise do capitalismo argentino, inserida na crise econômica e sanitária mundial, se aprofundou com a segunda onda de contágios da Covid-19. A situação é dramática para a classe trabalhadora. O governador da província de Buenos Aires, Axel Kicillof, assinalou: “Não é um onda o que está ocorrendo, é mais …

Leia Mais »

Os recordes de óbitos em São Paulo e a demagogia das lideranças

O número de mortes registradas por Covid-19 alcançou níveis alarmantes ao final de março no Brasil e mostra tendência a seguir em alta por mais dias. Em constante crescimento desde o ano passado, o número de casos da doença e suas consequências trágicas, deixam cada vez mais evidentes os responsáveis …

Leia Mais »

Profissionais de saúde na linha de frente: sucateamento e mortes por Covid-19

A enfermeira Cristiane, 43 anos, chegou em casa após um cansativo plantão. O caçula de quatro anos correu pelo corredor para abraçá-la. “Eu pensei: ‘vixe, e agora?’. Do nada apareceu meu marido Raimundo, também enfermeiro, e segurou o pequeno de última hora, sabe? Ele o abraçou e falou ‘Temos que …

Leia Mais »

Nenhuma confiança no Prefeito Rafael Greca! Vacina para todos já!

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, anunciou no dia do aniversário da cidade (29/03) que o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas municipais irá ocorrer apenas após a vacinação dos professores. Esta não é a primeira vez que o prefeito faz promessas deste tipo. Durante as eleições municipais de …

Leia Mais »