#34 – 150 anos da Comuna de Paris

           

Há 150 anos, milhares de homens e mulheres decidiram tomar as rédeas de seus próprios destinos, assumindo o poder da então “capital do mundo” – Paris. Uma Paris que já há seis meses, estava envolta numa guerra entre a Prússia e a França: uma guerra que nada interessava aos trabalhadores. Uma Paris de homens e mulheres famintos e armados que, ao contrário dos seus governantes, não estavam dispostos a se render diante do invasor. E o que parecia impossível aconteceu: os trabalhadores parisienses “assaltaram os céus”.

Quais as condições que levaram os trabalhadores de Paris, a enfrentar a morte pela liberdade? Como esse evento marcou definitivamente, a ferro, fogo e sangue, a história da luta de classes? O que a experiência parisiense têm a ensinar às novas gerações de revolucionários? Mas afinal, o que foi a Comuna de Paris?

Na transmissão de hoje, André Mainardi e Caio Dezorzi contam como foi essa primeira experiência de governo operário da história. A equipe do Podcast da Esquerda Marxista, como singela homenagem, dedica esse episódio à memória do camarada Hans-Gerd Öfinger, um dos principais dirigentes da seção alemã da Corrente Marxista Internacional, que nos deixou na última sexta-feira, vítima da Covid-19.

Camarada Hans, presente! 

Leia mais

EXPEDIENTE:

Locução, técnica, produção musical, gravação e edição de áudio: André Mainardi.

Comissão do Podcast (Comitê Editorial da Esquerda Marxista): André Mainardi, Evandro Colzani, Flávia Antunes, Mateus Tavares e Luis Devegilli.

Música: Charles Camille Saint-Saëns (1835-1921) – Sinfonia nº 1 em E maior Op. 2 (1853)

OUTROS EPISÓDIOS>>

Deixe Seu Comentário