Camarada Roque Ferreira presente!

Com muita tristeza informamos que o camarada Roque Ferreira, membro do Comitê Central da Esquerda Marxista e da Coordenação Nacional do Movimento Negro Socialista, faleceu na tarde de hoje (4 de setembro), vítima da Covid-19.

Roque estava internado desde 22 de agosto diagnosticado com o novo coronavírus. Partiu depois de uma vida dedicada à luta da classe trabalhadora.

Roque Ferreira foi um ferroviário com muito orgulho, dirigente sindical da categoria, lutou contra os ataques de governos e patrões, com destaque para a luta contra a privatização da RFFSA. Atualmente era o coordenador nacional do Movimento Negro Socialista. Fundador do MNS (e antes do MNU – Movimento Negro Unificado), Roque teve uma vida dedicada à luta contra o racismo. Foi eleito vereador em Bauru em 2008 pelo PT, tendo sido reeleito em 2012, realizando um “mandato operário, popular e socialista” ele frisava. Era também o presidente do PSOL na cidade, após ter se desfiliado do PT em 2015, partido do qual foi fundador, diante das consecutivas traições da direção do PT e sua política anti-operária e de conciliação com a burguesia. Era também pré-candidato a prefeito para as eleições municipais deste ano em Bauru pelo PSOL.

Como dirigente da Esquerda Marxista, levantou a consigna “Fora Bolsonaro” nos primeiros meses do governo, quando praticamente todas as direções de esquerda estavam contra. Esteve presente em diferentes atos contra o governo Bolsonaro, que é o responsável direto pelos mais de 125 mil mortos pelo coronavírus no país, assim como o conjunto dos governantes que avançam em medidas de flexibilização do isolamento, todos a serviço de patrões e banqueiros que querem salvar os seus lucros.

Nosso camarada foi levado por esta pandemia trágica que é mais um fruto do capitalismo em decadência. Roque era um comunista, que lutou por um mundo novo para os explorados e oprimidos por este sistema. Como um internacionalista, militante da Corrente Marxista Internacional, participou de diferentes conferências e congressos internacionais. Com entusiasmo acompanhou a recente Universidade Marxista Internacional organizada pela CMI.

Prestamos toda nossa solidariedade aos familiares e amigos. Aos militantes da Esquerda Marxista e ativistas do Movimento Negro Socialista, cabe seguir a luta de Roque, contra a exploração e opressão, pela revolução socialista mundial.

Camarada Roque Ferreira, presente!

Esquerda Marxista

Movimento Negro Socialista

Deixe Seu Comentário