Últimas postagens

Janeiro, 2018

  • 17 Janeiro

    Lula, eleições e luta de classes em 2018

    O ano mal começou e grandes mobilizações populares tomaram o Irã. Manifestações que começaram com reivindicações econômicas passaram a se contrapor ao reacionário regime islâmico. Na Tunísia, jovens têm ido às ruas por emprego e contra as medidas de austeridade impostas pelo FMI. Esses dois casos relembram, uma vez mais, …

    Continue lendo... »
  • 16 Janeiro

    Greves de jornalistas: por que esses movimentos são de extrema resistência e coragem?

    Jornalistas da EBC, Portal R7, Correio Popular e Diário de São Paulo encaram de frente a luta contra retirada de direitos e expõem a opressão das empresas de mídia no Brasil Cresceram nos últimos meses os movimentos grevistas de jornalistas pelo Brasil. E cresceram também as retaliações dos patrões contra …

    Continue lendo... »
  • 12 Janeiro

    “Realismo capitalista” e os erros do marxismo acadêmico

    Desde a morte de Mark Fisher no início deste ano houve um pequeno aumento na busca por seu livro “Realismo Capitalista: não há alternativa?”. Isto é lamentável, uma vez que o livro é uma mistura confusa de jargões acadêmicos que mal consegue descrever um fenômeno que foi explicado pela primeira …

    Continue lendo... »
  • 11 Janeiro

    Trump e imperialismo ocidental: tirem as mãos dos protestos iranianos!

    Ondas de protestos heroicos se espalharam rapidamente pelas cidades de todo o Irã durante as últimas duas semanas. Foi uma explosão espontânea de raiva da juventude de classe média baixa e da classe trabalhadora contra a pobreza, a elevação dos preços e a miséria, bem como contra a riqueza e …

    Continue lendo... »
  • 11 Janeiro

    Reforma da Previdência: contra o que estamos lutando?

    Michel Temer e o podre Congresso Nacional lutam para aprovar a Reforma da Previdência, que deixará milhões de brasileiros impossibilitados de se aposentar. Como o governo não conseguiu comprar apoio suficiente ainda em 2017, a próxima data prevista para colocar esta Proposta de Emenda à Constituição em votação é 19 …

    Continue lendo... »
  • 10 Janeiro

    Fermentação revolucionária nas profundezas da sociedade iraniana

    Dia 2 de janeiro continuavam os protestos pelo quinto dia consecutivo em todo o Irã. Enquanto isso, as forças de segurança adotaram uma posição mais dura. No quinto dia os protestos pareciam haver diminuído ligeiramente em tamanho, parcialmente devido ao aumento da repressão e parcialmente devido à ausência de um …

    Continue lendo... »
  • 9 Janeiro

    Regime iraniano abalado por novo movimento de massas

    Nos últimos quatro dias, o Irã viu os protestos mais envolventes desde a Revolução de 1979. Embora ainda seja menor em tamanho do que o movimento Verde de 2009, espalhou-se muito além das principais áreas urbanas das grandes cidades – onde esteve essencialmente . É uma mudança de maré que …

    Continue lendo... »
  • 9 Janeiro

    Eleições catalãs: derrotada a estratégia de Rajoy

    As eleições catalãs de 21 de dezembro representam uma bofetada na estratégia do governo espanhol de introduzir um governo direto para esmagar o movimento de independência. O partido espanhol governante foi reduzido a três assentos na Catalunha e o bloco pró-independência obteve novamente uma maioria absoluta no Parlamento Catalão. Deixe …

    Continue lendo... »
  • 8 Janeiro

    2018: o mundo virado de cabeça para baixo – Perspectivas Mundiais

    Donald Trump saudou o Ano Novo em sua própria e inimitável forma: cercado por seu clã social e político no ambiente opulento de seu clube exclusivo Mar-a-Lago, na Flórida, acompanhado por um representativo grupo de todos os segmentos da sociedade estadunidense – de estrelas de cinema a bilionários. “Será um …

    Continue lendo... »

dezembro, 2017