Foto: Henrique Almeida, UFSC

Servidores da UFSC entram em greve

Nesta segunda-feira, 04 de abril, os técnico-administrativos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) entraram em greve. O movimento grevista faz parte de uma mobilização nacional do conjunto de servidores públicos federais que reivindicam um reajuste salarial de 19,99%. No caso dos técnicos das universidades, a categoria está há quase seis anos sem receber reajuste. Além disso, os servidores da UFSC, que votaram pelo início da greve em assembleia realizada no dia 30 de março, denunciam problemas estruturais e de manutenção da universidade, que incluem infiltrações, mofos, vazamentos, problemas elétricos, banheiros e aparelhos de ar-condicionado que não funcionam.

No dia 23 de março, servidores de outras categorias haviam entrado em greve, entre os quais os trabalhadores do INSS e do Ministério da Saúde. Além disso, também já tinham iniciado a greve os servidores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Além disso, no dia1º de abril os servidores do Banco Central também entraram em greve.

No dia 22 de março, integrantes do Fonasefe, fórum que reúne os sindicatos dos servidores públicos federais, se reuniram com representantes do Ministério da Economia, mas não houve avanço na abertura de negociações. Circula na imprensa que o governo estuda a possibilidade de reajustar os salários em 5%, mas não há qualquer proposta formalizada por parte do Ministério da Economia.

Os servidores realizaram um conjunto de atividades ao longo do mês de março, em Brasília e nos estados onde estão as categorias, inclusive o ato “Pelas Liberdades Democráticas e em Defesa do Serviço Público“, no dia 1º de abril, em Porto Alegre. 

Além disso, os servidores participarão dos atos Fora Bolsonaro, que ocorrerão no dia 9 de abril, em diversas cidades do país. Os trabalhadores da UFSC se somarão ao movimento, que, em Florianópolis, está marcado para iniciar às 9h, no Largo da Alfândega.