Meio Ambiente

Precisamos barrar a PEC das Praias e o Pacote da Destruição

A PEC 03/2022, conhecida também como "PEC Nova Cancún", tem como centro a possibilidade de venda dos chamados “terrenos de marinha”, atualmente nas mãos da União e administrados pelo Governo Federal. Inspirado em resorts de luxo no México, Bolsonaro, em 2019, manifestou desejo de realizar algo semelhante em Angra dos Reis, mas se disse impedido por questões legais. Hoje essa ideia voltou com possibilidades reais de concretização após ser colocada a voto na Câmara de Deputados.

Leia Mais »

Rio Grande do Sul debaixo d’água: os governos sabem o que estão fazendo?

O povo do Rio Grande do Sul se desespera e promove um esforço coletivo de auto-organização popular e solidário para sobreviver aos efeitos das chuvas frente a falência das instituições. Enquanto um pesadelo paira sobre a nação: quando e onde ocorrerá o próximo evento climático de intensidade?

Leia Mais »

Catástrofe anunciada deixou Joinville sem água

No início do ano (29/1) um acidente de caminhão que transportava ácido sulfônico, um perigoso produto químico, afetou a fauna, a flora e as pessoas da maior cidade de Santa Catarina. O acidente ocorreu na Serra Dona Francisca, na SC-418, em um local com duas insinuantes curvas no cenário contínuo de acidentes de veículos, muitos deles mortais.

Leia Mais »

Desmatamento na Amazônia cai, mas por que Lula não atende os servidores do IBAMA?

Assembleias regionais dos servidores de órgãos ambientais (IBAMA, ICMbio, Serviço Florestal Brasileiro e Ministério do Meio Ambiente) estão se reunindo com a pauta de greve. Há uma negociação permanente com o Governo que há 3 meses não avança. “Nenhuma resposta sobre a proposta de reestruturação, dentre outras reivindicações”, diz a …

Leia Mais »

Aço, carvão e floresta no Médio Rio Doce

Esse artigo discute as questões socioambientais do Médio Rio Doce em Minas Gerais. Partimos do documentário de 20 minutos “Mata Atlântica: bioma biodiverso do Brasil” produzido pela UNIVALE TV e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Nosso texto é uma resenha do documentário somando algumas notas.

Leia Mais »

Chuvas no Sul, seca no Norte: rastros de destruição como resultado das mudanças climáticas

“O ser humano vive da natureza significa que a natureza é seu corpo, com o qual ele precisa estar em processo contínuo para não morrer.” (Manuscritos econômico-filosóficos, Karl Marx, 1844) O ano de 2023 deixou marcas terríveis para 8,5 milhões de brasileiros. De um lado do país, a população sofre …

Leia Mais »

Seca no Amazonas: fogo, fumaça e calor extremo

Dos 62 municípios do Amazonas, 50 estão em estado de emergência por conta da seca severa que atinge o estado. Às margens da área urbana de Manaus, o nível do Rio Negro já está pouco acima de 13 metros, o menor volume desde que a medição começou a ser feita …

Leia Mais »

Chuvas em São Paulo: Tragédia capitalista no Litoral Norte

Neste verão já ocorreram dois deslizamentos de terras com vítimas fatais no Brasil. Em todos os casos, o que observamos é um histórico de descaso do Estado, exemplificado na destinação do orçamento público para fins que não atendem os interesses da classe trabalhadora.

Leia Mais »

Avanços da fusão nuclear: como a especulação capitalista impede a energia limpa e ilimitada

O futuro do nosso planeta depende da transição bem-sucedida dos combustíveis fósseis para a energia limpa. Estamos em uma corrida contra o tempo. Cientistas do clima estimam que há 50% de chance de as temperaturas globais excederem os níveis pré-industriais em 1,5°C nos próximos cinco anos. Recentemente, uma enxurrada de …

Leia Mais »