20 anos das Fábricas Ocupadas: os trabalhadores podem gerir a sociedade

Militantes e simpatizantes, jovens e trabalhadores, acompanharam a celebração dos 20 anos do início do Movimento das Fábricas Ocupadas. O evento ocorreu neste sábado (3/12) por meio de uma live promovida no canal do YouTube da Esquerda Marxista. A transmissão está disponível e pode ser acessada pelo vídeo embutido nesta publicação.

O Movimento das Fábricas Ocupadas começou em 2002 com o movimento de greve que culminou com a ocupação das fábricas Cipla e Interfibra, na cidade de Joinville (SC). A experiência inspirou e influenciou trabalhadores de mais de 35 empresas pelo país, como a Flaskô, localizada em Sumaré (SP), que somaram-se ao movimento ao longo de sua atividade. A influência da ocupação operária alcançou envergadura internacional, estabelecendo relações com trabalhadores de diversos países, como Uruguai, Argentina, Venezuela, EUA e Turquia.

A celebração dos 20 anos contou com uma apresentação de Serge Goulart, coordenador nacional do Movimento das Fábricas Ocupadas. Também relataram a história e suas lições Adilson Mariano, figura importante nesses episódios e ex-vereador em Joinville/SC, Onirio Martins, ex-trabalhador da fábrica ocupada Cipla e Rafael Prata, ex-trabalhador da fábrica ocupada Flaskô. A mediação do evento foi feita por Maritania Camargo, editora da revista Américana Socialista – Em Defesa do Marxismo, responsável pelo Comitê Regional de Joinville da Esquerda Marxista.