Blog Tirem As Mãos Da Venezuela

Pelo fim das ameaças e sanções! Tirem as mãos da Venezuela!

Nos últimos dias, houve uma escalada perigosa nas ameaças e provocações de Washington contra a Venezuela. O Departamento de Justiça dos EUA indiciou o presidente Maduro e outras autoridades venezuelanas por acusações de narcotráfico, entre outras coisas. Isso foi apoiado pelo Departamento de Estado dos EUA, oferecendo recompensas de até …

Leia Mais »

Como se trai uma revolução? – Parte 2

Apesar do fracasso do imperialismo no dia 23 de fevereiro em forçar a entrada da “ajuda humanitária” na Venezuela, o golpe permanece em curso. Assim como algumas organizações “de esquerda” continuam a defender a contrarrevolução e a dizer, ao mesmo tempo, que são revolucionárias. Esse é o caso do PSTU, …

Leia Mais »

El Caracazo: quando Los Barrios sacudiram a Venezuela

“Ao chegar a uma fase determinada de desenvolvimento, as forças materiais produtivas da sociedade entram em contradição com as relações de produção existentes ou, o que não é mais do que a expressão jurídica disto, com as relações de propriedade dentro das quais se desenvolveram até ali. De formas de …

Leia Mais »

Venezuela: 23 de fevereiro – o dia em que NÃO PASSARAM

Então, 23 de fevereiro veio e se foi. Esse era o dia que os EUA e seus fantoches locais consideravam como o Dia D, quando a “ajuda humanitária” devia entrar no país contra a vontade do diabólico Maduro, algo que, como até mesmo o correspondente da BBC admitiu, tinha pouco …

Leia Mais »

Como se trai uma revolução? – Parte 1

Quando um fato da dimensão da tentativa de golpe na Venezuela ocorre, é natural que as organizações políticas “marxistas” se posicionem e proponham ações em defesa da revolução que ocorre no país. Entretanto, o que algumas dessas organizações colocam sobre a questão, por mais que digam estar ao lado do …

Leia Mais »

Crônica de uma provocação anunciada

Maria Zakharova, evocando Gabriel Garcia Márquez, fez uma feliz descrição sobre a crise na Venezuela, como “crônica de uma provocação anunciada”. A porta-voz russa se referia à trama orquestrada pelos EUA sobre a ajuda humanitária enviada para a fronteira colombiana. Neste dia 23 um novo episódio tende a orientar o …

Leia Mais »

A Doutrina Monroe: os primeiros passos do imperialismo norte-americano

A América é para os americanos. Essa célebre frase, cunhada em meados do século 19, resume muito bem o que é a doutrina Monroe: os Estados Unidos, principal país imperialista do mundo, conferem a si mesmos a função de “proteger” os “pobres e indefesos” latino-americanos. Tal proteção, naturalmente, é conferida …

Leia Mais »

Não ao Golpe! Não à Guerra! Tirem as Mãos da Venezuela!

A Corrente Marxista Internacional (CMI) rechaça a tentativa em marcha do imperialismo estadunidense de realizar um golpe de Estado na Venezuela. O que estamos presenciando é uma tentativa de destituir o governo venezuelano do presidente Maduro por parte de uma coalizão de países liderados por Trump. Este é o último …

Leia Mais »

Ato no consulado dos EUA repudia golpe na Venezuela

À medida que a tensão aumenta na fronteira da Colômbia com a Venezuela, cresce também a solidariedade à revolução venezuelana no mundo todo. E a Corrente Marxista Internacional está empenhada em resistir junto à classe trabalhadora. O segundo ato no Rio de Janeiro, realizado dia 7 de fevereiro em repúdio …

Leia Mais »

Chavistas marcham contra o imperialismo: qual é o próximo passo no golpe de Trump?

Embora o golpe imperialista em curso na Venezuela ainda não tenha sido bem-sucedido, a impressão que se tem é que marcha inexoravelmente à frente em sua implementação, que é principalmente impulsionada mais por forças externas do que de dentro da própria Venezuela. O próximo passo do plano é usar a …

Leia Mais »