Foice e Martelo Especial 16

Matérias com  são exclusivas para assinantes.

EDITORIAL: Algumas notas sobre a crise nos EUA e no Brasil

“Palhaço”, “mentiroso”, dispara Biden contra Trump no debate das eleições dos EUA. Este responde que Biden é “pai de drogado” e “corrupto”. Um analista do Partido Republicano (partido de Trump) disse que o debate serviu para afastar os eleitores das urnas. Na verdade, o nível do debate é uma amostra da crise do capitalismo e da falta de perspectiva em que a burguesia se vê metida.

LEIA MAIS

Volta às aulas presenciais só com vacina!

Pedro Bernardes Neto

Em todo o mundo a luta contra a volta às aulas presenciais se acirra. Interrompidas por conta da pandemia ocasionada pela disseminação do novo coronavírus, vemos debates intensos sobre essa questão.

LEIA MAIS

Entrevista com o advogado Rafael Teixeira sobre as ameaças de morte à Prof.ª Mara

Liberdade e Luta

Como parte de nossa campanha em defesa da vida da Prof.ª Mara, entrevistamos os advogados da professora de modo a esclarecer o caso desde o ponto de vista criminal. Os advogados cordialmente nos cederam esta entrevista, que nos permitirá explicar com mais elementos como está o andamento do processo judicial enquanto continuamos com nosso abaixo-assinado exigindo a transferência compulsória dos estudantes que escreveram “Morte à Mara” no grupo de WhatsApp.

LEIA MAIS

Cotas financeiras para negros nas eleições

Renata Costa

Uma decisão do judiciário estipulou já para as eleições municipais de 2020 cotas financeiras para negros, pagas com o fundo eleitoral. A medida liminar foi tomada a partir de uma consulta pública feita pelo Psol ao Supremo Tribunal Federal (TSF). Ela estabelece que os partidos devem dividir os valores proporcionalmente entre candidatos negros e brancos.

LEIA MAIS

Entrevista entre estudantes de universidades públicas: os impactos do corte no orçamento na UNESP e UnB

Liberdade e Luta

O governo Bolsonaro enviou uma proposta de orçamento federal de guerra contra os trabalhadores para 2021. Só em educação houve um corte de 8,61%. Na UNESP esse corte vai trazer um sucateamento ainda maior dos serviços que já estavam precários.

LEIA MAIS

O Estado: braço armado da burguesia

Esquerda Marxista (Rio de Janeiro)

No dia 16 de março de 2020 o Governo do Estado do Rio de Janeiro reconheceu, finalmente, a gravidade da pandemia do Covid-19 que então se espalharia por todo o país. No rol de medidas tomadas está o fechamento do comércio, das escolas e locais públicos em geral. Os efetivos militares são deslocados da sua rotina de patrulhamento e operações policiais para ações de enfrentamento ao novo coronavírus.

LEIA MAIS

As frentes de conciliação e a hipocrisia das direções reformistas

Francisco Aviz

As eleições se aproximam e os reformistas reafirmam seu caráter com maior intensidade, cumprindo uma função de freio para os trabalhadores na luta contra o capitalismo e o Estado. Nos últimos meses, antes de iniciarem os acertos eleitorais, partidos como o PT, o PCdoB, a direção do PSOL e o PCB, além de suas expressões sindicais e estudantis, foram obrigados a adotar a palavra de ordem Fora Bolsonaro, pois tornou-se impossível calar as ruas e os panelaços.

LEIA MAIS

Bolsa Família, Renda Brasil e as políticas liberais de distribuição de renda

Lucy Dias

Muita polêmica gira em torno da criação do Renda Brasil. Na proposta de orçamento de 2021 enviada pela equipe econômica de Bolsonaro ao Congresso (um verdadeiro orçamento de guerra contra o povo), o Bolsa Família – que, segundo as propostas do governo, será substituído pelo novo programa – ainda foi mantido para 2021.

LEIA MAIS

Bolívia – Por saúde, trabalho e educação: Fora Áñez!

Luiz Neto

Os últimos meses têm sido de intensas eclosões políticas por todo o mundo. Desde os países mais ricos e industrializados até os mais fragilizados, vemos como a burguesia utiliza os meios mais bárbaros para se manterem no poder. Na América Latina a máquina imperialista intensifica a sangria de exploração para se salvar da crise que ela mesma causou, sacrificando assim os governos de conciliação de classes.

LEIA MAIS

Criptografia e bolchevismo

Levy Sant’Anna

Falei sobre o Wikileaks no primeiro texto (colocar link aqui) e como Assange pensou a criação do Wikileaks pois ele e os cypherpunks acreditam que a criptografia seria uma capacidade física do universo em favor dos indivíduos, pois para quebrar a criptografia é mais difícil e caro que criar um texto criptografado, ou seja, indecifrável.

LEIA MAIS

Filosofia, Ciência e Misticismo (Filosofia da História – parte 2)

Luiz Bicalho

Falar da história da China a partir do século 1 DC é ver um paralelo impressionante com a história da Europa a partir deste século. Apesar de alguns reinos e dinastias por breves momentos dominarem toda a China, na maior parte do tempo o que se vê são divisões políticas. Apesar disso, como um país que tinha mais de 2 mil anos de existência no século 1, as revoltas camponesas começaram nesse período.

LEIA MAIS

QUEM SOMOS CONTRIBUA E ASSINE OUTRAS EDIÇÕES

CAPA DA EDIÇÃO:

EXPEDIENTE

Editor: Luiz Bicalho.

Comitê Editorial: Aline Seitenfus, André Mainardi, Evandro Colzani, Francine Hellmann, Henrique de Macedo, Luiz Bicalho, Michel Goulart.

Arte de Capa: Henrique de Macedo.

Contato: jornal@marxismo.org.br

Deixe Seu Comentário