Foice & Martelo Especial 19

Artigos exclusivos para assinantes.



EDITORIAL | Nem Trump nem Biden, nem Bolsonaro nem Doria

A morte de um voluntário dos testes da vacina CoronaVac, que está sendo desenvolvida em uma parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac, foi o instrumento de uma nova disputa política entre frações da burguesia brasileira na última semana.

LEIA MAIS

Encontros pelo Fora Bolsonaro ocorreram em Bauru, Distrito Federal e, conjuntamente, pelo Espírito Santo e Minas Gerais

Liberdade e Luta

No dia 31 de outubro, foram realizados dois encontros regionais pelo Fora Bolsonaro, um em Bauru/SP e outro em conjunto, com participantes do Espírito Santo e de Minas Gerais. No dia 8 de novembro, foi a vez do Distrito Federal.

LEIA MAIS

A segunda onda da pandemia

Michel Goulart da Silva

Quem cumpre a tarefa semanal ou mensal de comprar os produtos que comporão sua alimentação e da família tem experimentado na prática o quanto seu esforço diário das horas de trabalho tem sido sistematicamente desvalorizado, para se dizer o mínimo.

LEIA MAIS

Entrevista com uma médica sobre a atenção básica no Brasil

Redação

O Presidente da República Jair Bolsonaro, através do Decreto n. 10.530/20, autorizou estudos para que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) fossem incluídas no programa de privatizações e concessões do Governo Federal – ou “Programa de Parcerias de Investimentos” (PPI).

LEIA MAIS

Em defesa da vida das mulheres trabalhadoras: o direito ao aborto legal, seguro e gratuito

Mulheres Pelo Socialismo

Em outubro de 2020, mais uma vez voltou às manchetes uma luta que sempre é alvo dos ataques mais reacionários: o aborto! Desta vez, a massa se voltou contra o governo da Polônia, o qual tem em seus líderes representantes católicos e nacionalistas da extrema direita.

LEIA MAIS

Especial “Racismo e Luta de Classes”

Ser negro não é crime: o judiciário, a polícia e a luta contra o racismo hoje

Felipe Araujo

O advento do racismo se dá junto ao surgimento do capitalismo, uma vez que as burguesias emergentes necessitavam de uma força de trabalho escrava em grande escala, para realizar seus projetos de expansão dos mercados.

LEIA MAIS

Zumbi dos Palmares: o papel do indivíduo na história

Chico Aviz

Em 20 de novembro, relembramos o assassinato de Zumbi dos Palmares, dirigente do maior quilombo de seu tempo, executado em 1695. Tomar a história de Zumbi em nossas mãos e mentes significa auxiliar no salto de consciência na luta de classes, compreendendo não o culto ou o mito, mas o papel do indivíduo a partir da concepção materialista da história.

LEIA MAIS

Os quilombos no Brasil e a luta pela libertação dos escravos

Flávia Antunes

O Brasil ocupa o vergonhoso segundo lugar na história da diáspora africana ficando atrás apenas dos EUA. Durante o período colonial cerca de cinco milhões de africanos desembarcaram no Brasil. O tráfico negreiro, que se estendeu do século 15 ao 19, foi uma das atividades econômicas mais rentosas dos negociantes europeus e, por 300 anos, caracterizou o modo de produção da colônia.

LEIA MAIS

Da senzala ao cartório: a Lei de Terras de 1850 e sua importância no processo de abolição da escravatura

Nathan Belcavello de Oliveira

A Lei das Terras de 1850, mais do que se constituir no “[…] dispositivo legal que, pela primeira vez, buscou regulamentar a questão fundiária no Império do Brasil”, foi fundamental para a transição da propriedade privada dos meios de produção no Brasil e, em consequência, um passo conservador das elites rumo à abolição da escravatura.

LEIA MAIS

Perspectivas da luta de classes nos EUA após eleições presidenciais

Alexandre Mandl

A maior potência do mundo é o centro da luta de classes no momento e desdobramentos interessantes podem acontecer no próximo período. A instabilidade é o que caracteriza a conjuntura diante da maior crise do capitalismo desde 1929. O desemprego bate recordes, assim como o aumento brutal do número de famílias em pobreza extrema. Ao mesmo tempo, a desigualdade social aumenta, com os milionários cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

LEIA MAIS

África do Sul: 16 anos do fim do Apartheid (parte 2)

Marcelo Pancher

Mesmo antes da reeleição de Zuma, em 2013, graves acusações de corrupção surgiram (além das 783 anteriores). Ramaphosa, até então aliado de Zuma na repressão aos trabalhadores, abriu uma implacável campanha contra o próprio governo em que era vice-presidente, ganhando bastante notoriedade.

LEIA MAIS

QUEM SOMOS CONTRIBUA E ASSINE OUTRAS EDIÇÕES

CAPA DA EDIÇÃO:

EXPEDIENTE

Editor: Evandro Colzani.

Comitê Editorial: Aline Seitenfus, André Mainardi, Evandro Colzani, Francine Hellmann, Henrique de Macedo, Luiz Bicalho, Michel Goulart da Silva.

Arte de Capa: Evandro Colzani.

Revisão: Francine Hellmann, Felipe Libório, Flávia Antunes, Mara Lúcia Tavares, Bruna dos Reis, Mariana Rosa, Michelle Vasconcellos e Tiago de Carvalho.

Contato: jornal@marxismo.org.br

Deixe Seu Comentário