Foice & Martelo Especial 12

Exclusivo para assinantes.

EDITORIAL: Grande êxito da Universidade Marxista Internacional! Seguir o combate pela Internacional Revolucionária!

A Universidade Marxista Internacional CMI foi uma grande vitória, contando com quase 6.500 inscritos de mais de 115 países! Participaram revolucionários de todos os cantos do globo! O Brasil foi o segundo país com maior número de inscritos, atrás apenas do Paquistão. Esta é uma demonstração da efervescência política em nosso país e do interesse crescente pelas ideias revolucionárias marxistas.

Leia Mais

Filosofia, ciência e misticismo (parte 1)

Luiz Bicalho

Na década de 1970, dizia-se que todo brasileiro era técnico de futebol. Hoje, todo mundo é filósofo e cientista. Um presidente que faz propaganda de uma droga ineficaz contra a Covid-19, livros que repetem velhos ditados e preconceitos culturais como “autoajuda” ou filosofia, pseudociência que se vende como ciência… uma série de exemplos que mostra que a destruição das forças produtivas atinge em cheio a ciência, a filosofia e a cultura.

Leia Mais

O combate às ideias alheias à classe trabalhadora: não existe atalho!

Fran Lima

Um dos objetivos centrais da Universidade Marxista Internacional foi o combate às ideias alheias à classe trabalhadora, expressas por meio de teorias burguesas, pequeno-burguesas e antimarxistas. Esses temas estiveram presentes nas sessões que debateram o sectarismo, o pacifismo, o anarquismo e as teorias pós-modernas, expressas na teoria identitária e Queer. Em comum, essas teorias se apresentam aos olhos, principalmente dos jovens, como revolucionárias, anti-sistêmicas ou radicais, mas encerram, em sua origem e desdobramentos, uma perspectiva divisionista e antimarxista.

Leia Mais

Reforma Tributária: as diferentes propostas e seu significado

Lucy Dias

A nova menina dos olhos do governo Bolsonaro, depois da aprovação da Reforma da Previdência, das privatizações que seguem em curso e do novo marco do saneamento básico, é a Reforma Tributária, que está agora no centro da agenda de Paulo Guedes.

Leia Mais

Morte e vida proletária

Na UTI do Hospital Tide Setubal, localizado em um bairro proletário de São Paulo, 95% dos pacientes com Covid-19 morrem. No Rio de Janeiro, um estudo feito pela Fiocruz mostrou que o percentual de mortes nas UTIs de hospitais públicos é o dobro do percentual nos hospitais privados.

Leia Mais

Trotsky e a revolução permanente

Michel Goulart

Além de ser um dos principais dirigentes da Revolução Russa, Trotsky foi também quem apresentou a mais precisa avaliação sobre aquele processo político, sistematizado na teoria da revolução permanente. Essa teoria trata das compreensões expressas por Marx e Engels na análise da dinâmica da revolução de 1848, mostrando que aquele processo dirigido pela burguesia poderia significar a antessala da revolução socialista.

Leia Mais

O que é o Programa de Transição?

Rafael Prata

O Programa de Transição é o principal documento de fundação da 4ª Internacional. É a base programática dessa nova organização, adotada em uma reunião entre revolucionários ocorrida num subúrbio de Paris no dia 3 de setembro de 1938.

Leia Mais

As origens do machismo e como combatê-lo: o caminho é o socialismo (parte 3)

Ana Paula Gomes

Na relação monogâmica burguesa, o casamento se torna um ato político com objetivo de firmar alianças para aumentar o poder e as riquezas, ou seja, aumentar a concentração de riquezas e defender a propriedade privada. Como marxistas, defendemos que o matrimônio apenas se realizará com toda liberdade quando forem suprimidas a produção capitalista e as condições de propriedade privada criadas por ela, quando forem removidas todas as considerações econômicas que ainda exercem influência na escolha dos cônjuges.

Leia Mais

Amin está livre! Viva a solidariedade da classe trabalhadora, abaixo o Estado paquistanês e o sistema capitalista!

Vinícius Camargo

No dia 1º de agosto, nosso jovem camarada Mohammad Amin, da seção paquistanesa da Corrente Marxista Internacional (CMI), foi libertado após 18 dias de um sequestro em que foi mantido refém dos Rangers, uma força paramilitar do governo paquistanês.

Leia Mais

Brasil, um país fora dos trilhos

Roque Ferreira

A Rumo informou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) sua proposta de devolução da Malha Oeste para União. A Malha Oeste, antiga Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, foi a primeira a ser concedida à iniciativa privada em março de 1996.

Leia Mais

QUEM SOMOS CONTRIBUA E ASSINE OUTRAS EDIÇÕES

CAPA DA EDIÇÃO:

EXPEDIENTE

Editor: Luiz Bicalho.

Comitê Editorial: Aline Seitenfus, André Mainardi, Evandro Colzani, Francine Hellmann, Henrique de Macedo, Luiz Bicalho, Michel Goulart.

Arte de Capa: Evandro Colzani.

Contato: jornal@marxismo.org.br

Deixe Seu Comentário