#40 – A Revolução do Haiti: L’Ouverture, Dessalines e os Jacobinos Negros

           

Em que contexto histórico se deu a Revolução Haitiana? Quais os fatores que impulsionaram e propiciaram o levante dos cativos africanos contra os seus senhores franceses. Como e porque o povo revolucionário do Haiti pagou e paga até os dias de hoje por ter ousado se libertar?

No quadragésimo episódio, André Mainardi faz uma breve exposição sobre a revolução negra que incendiou o Haiti – então colônia francesa de São Domingos – dos anos de 1791 a 1803, revisitando o livro “Os Jacobinos Negros” do escritor marxista e militante trotskista trinidadiano Cyril Lionel Robert James. Essa transmissão ainda traz uma análise da conjuntura contemporânea do país caribenho, embasada nas elaborações de camaradas da Esquerda Marxista e da CMI. No bloco Nossas Lutas, a camarada Maritania Camargo traz as novidades da Revista América Socialista nº 19 – Em Defesa do Marxismo.

Leia mais:

 

EXPEDIENTE:

Locução, técnica, produção musical, gravação e edição de áudio: André Mainardi.

Comissão do Podcast (Comitê Editorial da Esquerda Marxista): André Mainardi, Evandro Colzani, Flávia Antunes, Mateus Tavares, Edegardo de Freitas e Levy Sant’Anna.

Trilha Sonora: 

OUTROS EPISÓDIOS>>

Deixe Seu Comentário