Episódio #19 – Trotsky e o Exército Vermelho

           

Em 1918, os bolcheviques cumpriram sua promessa de livrar a Rússia da guerra imperialista. No entanto, a burguesia estava disposta a invadir a nascente União Soviética e afogar em sangue a Revolução. Para se defender de mais de 21 exércitos estrangeiros, a classe operária e os camponeses russos tiveram que pegar em armas e se organizar no Exército Vermelho criado por Leon Trotsky. 

Como Trotsky conseguiu transformar homens famintos, assustados e desmoralizados pela guerra imperialista no grande Exército Vermelho dos operários e camponeses? Como transcorreu a sangrenta guerra civil revolucionária? Que o papel jogou Lev Davidovich Bronstein nessa guerra e no comando da gigantesca vanguarda armada do proletariado?

No encerramento da série dedicada à vida e obra de Leon Trotsky, os camaradas André Mainardi e Evandro Colzani fazem um debate onde procuram responder essas perguntas.

EXPEDIENTE:

Locução, técnica, produção musical, gravação e edição de áudio: André Mainardi.

Comissão do Podcast (Comitê Editorial da Esquerda Marxista): André Mainardi, Evandro Colzani, Flávia Antunes, Luiz Bicalho, Mateus Tavares e Thaís Tolentino.

Música: Dmitri Shostakovich – Sinfonia nº 12 em Ré menor, Op. 112, “O ano de 1917”.

ESCUTAR OUTROS EPISÓDIOS

Deixe Seu Comentário