Foice & Martelo Especial 20

EDITORIAL | Segunda onda da Covid-19 novos tremores no horizonte

A segunda onda da pandemia na Europa revela números trágicos. Na última terça-feira (24/11), a Espanha registrou 537 novas mortes, o Reino Unido 608 e a Itália 853 novas vítimas, o maior número de óbitos desde 31 de março no país. UTIs estão lotadas e os governos retomam medidas de restrição de circulação. Também nos EUA, o número de internações por Covid-19 bateu recorde nessa semana, o número de mortes em 24 de novembro chegou a 2.216 em um dia.

LEIA MAIS

 

Por que participar dos Encontros Regionais pelo Fora Bolsonaro?

Liberdade e Luta

No dia 31 de outubro, foram realizados dois encontros regionais pelo Fora Bolsonaro, um em Bauru/SP e outro em conjunto, com participantes do Espírito Santo e de Minas Gerais. No dia 8 de novembro, foi a vez do Distrito Federal. Agora outros estados realizarão seus encontros, participe.

LEIA MAIS

Apagão no Amapá: descaso, privatizações e repressão

Moisés Adom

Há mais de três semanas a população do Amapá vive um apagão elétrico sem precedentes, que deixou quase todo o estado sem energia por quatro dias. O colapso no abastecimento de energia elétrica do Amapá teve início no dia 3 de novembro e até agora não foi completamente resolvido.

LEIA MAIS

Vidas negras não importam para a burguesia: o antirracismo deve combater o capitalismo

Arthur Penna

A crise econômica e sanitária que há meses afeta o mundo vem exacerbando as contradições do capitalismo. Com isso, o racismo, expressão estrutural desse sistema de exploração dos trabalhadores, se manifesta em toda a sua brutalidade, tanto por meio da violência do aparato de repressão como pela ação de outros órgãos do Estado.

LEIA MAIS

A decepção de Guedes: Dois anos de governo e nada de privatizações gratuito

Pedro H. Corrêa

Governo ultraliberal e bonapartista? Só no blefe. Teto de gastos? Adeus. Contra o sistema? Só se for abraçado com o centrão e a política tradicional. Planeja-se neste governo obras públicas[1], renda básica[2] e aumento importante no bolsa família[3]. Guedes, que afirmou, justamente, estar frustrado com toda essa situação[4], perdeu recentemente a companhia do secretário de privatizações[5], que entregou o cargo imprestável

LEIA MAIS

200 anos de Friedrich Engels, mestre do proletariado contemporâneo

Esquerda Marxista

Em 2020 os revolucionários de todo o mundo celebram o bicentenário do nascimento de Friedrich Engels. Em parceria com Karl Marx, Engels foi o responsável por sistematizar filosófica, política e taticamente as ferramentas que os trabalhadores poderiam manejar para fazer a revolução.

LEIA MAIS

Trabalho e segregação urbana: apontamentos a partir de Engels

Michel Goulart da Silva

Pensar a obra A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, originalmente publicada em 1844, como atual pode parecer uma contradição, na medida em que se trata de um estudo realizado por Friedrich Engels acerca de um contexto social particular vivido há mais de um século e meio. Se for levada em conta a interpretação de que a classe trabalhadora deixou de existir ou de que o marxismo faliu como método explicativo da realidade, certamente essa grande obra da juventude de Engels estaria superada.

LEIA MAIS

A suposta recuperação econômica e as pressões da burguesia para manter a economia aberta

Fernando Leal

Na semana passada, a imprensa burguesa festejou os dados do Banco Central sobre o PIB brasileiro. Os dados preveem um crescimento de 9,47% no terceiro trimestre de 2020 se comparado com o trimestre anterior. Esse crescimento não recupera as perdas do segundo trimestre, quando a queda do PIB foi de 10,18% se comparado com o primeiro trimestre de 2020. Não recupera totalmente as perdas, mas se aproxima bastante.

LEIA MAIS

Autonomia do Banco Central é um presente para os banqueiros

Rafael Prata

No momento, há dois projetos em tramitação, sendo um enviado pelo governo Bolsonaro à Câmara dos Deputados e outro já aprovado pelo Senado Federal no dia 3 de novembro. Os textos são bem parecidos, mas como o do Senado está mais adiantado, deve entrar na pauta da Câmara em breve e seguir para sanção presidencial ainda este ano, segundo a previsão de analistas (leia-se, lobby de representantes burgueses).

LEIA MAIS

Crise política e lutas dos trabalhadores no Peru

Luiz Neto

No dia 9 de novembro foi aprovado o processo de impeachment que levou ao fim o mandato do ex-presidente Martín Vizcarra. A acusação que levou todo o processo é a denúncia de recebimento de propina que Vizcarra teria recebido, como governador em 2014, do conglomerado empresarial brasileiro, Odebrecht. Vizcarra não foi eleito para o cargo, tendo assumido como presidente em 2018 após a renúncia de Pedro Pablo Kuczynski, também denunciado em esquemas com a Odebrecht.

LEIA MAIS

África do Sul: 16 anos do fim do Apartheid (parte 3)

Marcelo Pancher

Coincidindo com o aniversário de um ano de fundação, a SAFTU realizou uma greve com adesão praticamente total dos 800.000 trabalhadores, parando multinacionais como a BMW, Ford e Toyota. O setor de transportes provocou um verdadeiro colapso em todos os setores. Os  trabalhadores em marcha chegaram até a invadir o parlamento neste dia.

LEIA MAIS

110 anos desde a Revolta da Chibata: o que temos a aprender com ela?

Felipe Araujo

Há 110 anos, no dia 22 de novembro de 1910, ocorria um dos mais importantes movimentos operários da luta contra o racismo no Rio de Janeiro: a Revolta da Chibata. Na verdade, o que ocorreu, foi uma revolta contra a chibata. Um conjunto de marinheiros decidiram se colocar contra as leis racistas de raízes escravocratas que ainda ocorriam dentro da Marinha.

LEIA MAIS

QUEM SOMOS CONTRIBUA E ASSINE OUTRAS EDIÇÕES

CAPA DA EDIÇÃO:

EXPEDIENTE

Editor: Luiz Bicalho.

Editor Assistente: Evandro Colzani.

Comitê Editorial: Aline Seitenfus, André Mainardi, Evandro Colzani, Francine Hellmann, Henrique de Macedo, Luiz Bicalho, Michel Goulart da Silva e Pedro Henrique Corrêa.

Arte de Capa: Henrique de Macedo.

Revisão: Mara Lúcia Tavares, Edson Tavares, Francine Hellmann, Mariana Rosa e Leo Mendes.

Contato: [email protected]

Deixe Seu Comentário