Evento internacional debaterá Trotsky e a Revolução Permanente

Começa nesta segunda-feira (02/08) o encontro online “Trotsky em Permanência”, iniciativa vinculada ao II Encontro Internacional Leon Trotsky, cuja realização está temporariamente suspensa por conta da pandemia. Durante toda a semana serão realizadas mesas de debate e simpósios temáticos que discutirão o trotskismo hoje, as contribuições teóricas de Trotsky, o papel do stalinismo, os processos revolucionários do século 20, entre outras questões. O evento ocorre num momento de intensas mobilizações dos trabalhadores em todo o mundo, deixando cada vez mais explícita a necessidade histórica do trotskismo e da revolução.

A conferência de abertura, a ser realizada na segunda-feira (02/08) a partir das 19h, terá como tema “Da Comuna a Trotsky”, ministrada por Antônio Rago Filho, professor da PUC-SP. Além disso, Frank Hernandez, que integra o blog cubano “Comunistas”, participará da atividade debatendo a situação atual de Cuba e os recentes protestos ocorridos no país.

Entre terça-feira e quinta-feira, também a partir das 19h, serão realizadas três mesas de debates. Na terça-feira (03/08), será realizada a mesa com o tema o “Trotskimo hoje”, que contará com a participação de militantes de diversas organizações que reivindicam o trotskismo. Na quarta-feira (04/08), também às 19h, a mesa será dedicada ao debate sobre o stalinismo e suas recentes manifestações.

Na quinta-feira (05/08) será realizada a mesa com o tema “História do trotskismo”, que contará com a participação de Serge Goulart, membro da direção da Esquerda Marxista e da Corrente Marxista Internacional (CMI). Na mesa também participarão Mercedes Petit, da Argentina, e o historiador José Castilho Marques Neto, autor do livro “Solidão revolucionária”, sobre Mario Pedrosa e as origens do trotskismo no Brasil.

O evento também contará com 10 simpósios temáticos, que ocorrerão entre segunda-feira e sexta-feira, pela manhã e à tarde. Os trabalhos a serem apresentados nos simpósios temáticos discutirão as contribuições teóricas e políticas de Trotsky e do trotskismo para a arte, a cultura e a educação, além de reflexões sobre a Revolução Permanente e sua importância para compreender os processos revolucionários do século20 e as lutas dos trabalhadores na atualidade.

O evento é parte de um esforço internacional de militantes e acadêmicos interessados na obra de Trotsky, com o qual a CMI e suas várias seções têm procurado contribuir ativamente. A primeira edição do encontro aconteceu na cidade de Havana, em maio de 2019.

O evento será transmitido integralmente pelo canal do Youtube e pode ser visto aqui.

Para ver a programação completa.

Para mais informações.

Primeira edição do evento.

 

Deixe Seu Comentário