Convocatória: Encontro Nacional Online da Juventude por Fora Bolsonaro!

O mundo em revolta, a juventude contra o capital!

INSCREVA-SE EVENTO NO FACEBOOK

O mundo está em revolta, no ano de 2019 a juventude no mundo inteiro lutou contra o capitalismo e os efeitos de sua crise nas condições de vida, nas nossas escolas e universidades, no nosso trabalho, nos nossos direitos e no meio-ambiente. De maneira específica em cada país, massas de jovens e trabalhadores se levantam e se organizam para lutar contra a opressão e a exploração. O capitalismo já demonstrou ser um sistema incapaz de satisfazer as necessidades de toda a humanidade, ainda que produza e desperdice imensas pilhas de recursos; destruindo assim a natureza. Milhões de vidas são perdidas todos os anos em nome dos lucros pelas guerras e miséria crescentes.

A pandemia da Covid-19 mostra o horror sem fim que é o sistema capitalista. Esse sistema que gera uma imensa massa de famintos desesperado e ao mesmo tempo produz alimentos suficientes para 1,5x a população mundial é o responsável pelo surgimento desse novo vírus. Anos de cortes e privatização nos serviços públicos, com saúde e educação, e a demissão de profissionais, tornou os hospitais incapazes para atender a essa demanda. Falta médicos, falta enfermeiros, falta ambulâncias, falta equipamentos e falta proteção e os que estão trabalhando, estão se infectando e morrendo, sem máscaras, luvas e instrumentos de proteção adequados!

No Equador corpos de pessoas mortas pela Covid-19 estão sendo deixados nas calçadas, estão sendo cremados no meio da rua, devido à falta de ambulâncias para retirá-los. Enquanto isso, os governos soltam bilhões para salvar as empresas e dão migalhas para os trabalhadores! Enquanto isso, os governos continuam pagando a dívida pública que suga as riquezas produzidas pelos trabalhadores direto para os bolsos dos banqueiros! Mas os trabalhadores italianos resistem e mostram o caminho: organizam greves pelo fechamento de empresas com atividades não essenciais e pelo direito à suas vidas e a proteção de sua família!

A pandemia é somente o catalizador da crise do capitalismo e da retirada completa de suas máscaras frente as massas do mundo inteiro. Mesmo antes, milhões de pessoas sofriam com esse sistema podre!

Durante o ano de 2019 vimos uma onda revolucionária varrendo o mundo, da Ásia à Europa, do Oriente Médio à América Latina e o norte da África. A juventude não aceita mais viver desta maneira! Não aceitamos a exploração, opressão e repressão desse sistema! O Estado burguês que prende, oprime e mata a juventude pobre e negra nas favelas e bairros operários no Brasil responde aos mesmos interesses da burguesia em todo o mundo: ela quer aterrorizar a juventude, esse é seu “Estado Democrático de Direito” realmente existente. Lutamos pela liberdade e pelo fim da Polícia Militar, já!

Fora Bolsonaro!

O governo Bolsonaro iniciou seu primeiro ano de mandato com gigantescas mobilizações contra os cortes na educação, onde foi evidente a ascensão do movimento Fora Bolsonaro. Em 2019, uma greve geral levou 45 milhões de trabalhadores a cruzarem os braços contra a Reforma da Previdência, apesar das direções sindicais buscarem sabotá-la. A fragilidade do governo cresce a cada dia. O Secretário Especial de Cultura e Bolsonaro plagiou um discurso nazista e o leu na TV e nas redes sociais. A censura a livros nos estados de Rondônia e São Paulo são exemplos do que representam estes governos contra a cultura e a arte.

Ao mesmo tempo, vemos a precarização dos serviços públicos mexendo com os sonhos de milhões de estudantes a partir dos erros no Enem. A educação pública iniciou esse ano com seu orçamento reduzido, devido ao teto de gastos, e a ciência foi atacada novamente com a restrição das viagens dos pesquisadores.

Bolsonaro minimiza a gravidade da disseminação do vírus, chama, de maneira irresponsável, a população a retornar ao trabalho, deixando claro que a “economia”, isto é, os lucros dos patrões importam mais que a vida da classe trabalhadora! E para mostrar como o estado é realmente o comitê de negócios da burguesia, apresentou a Medida Provisória (MP) assassina que previa retirar os salários e empregos por quatro meses e, mesmo com a retirada desse artigo da MP, todo o resto continua valendo e nenhum tipo de exigência para que os patrões!

A linha da “unidade nacional” está levando as organizações ditas de esquerda a apoiar bolsonaristas e representantes diretos da burguesia. É o caso de Lula apoiando as medidas “responsáveis de Dória”. É o caso de deputados do PSOL apoiando a permanência de Mandetta, que apoiou a privatização do SUS, combateu o “mais médicos”, votou pela PEC do Teto dos Gastos e foi a favor da Reforma Trabalhista. Ele mesmo aceitou e aplicou cortes na saúde com o orçamento da saúde! Essa linha só vai manter Bolsonaro no governo, trocando algumas peças, mas continuando a aplicar ataques e levando os trabalhadores e a juventude à morte! A juventude quer muito mais: quer estudar, quer pesquisar, quer trabalhar, quer arte e cultura, quer viver dignamente! Para nós é hora de derrubar esse governo e construir um governo dos trabalhadores, é hora de gritar FORA BOLSONARO, POR UM GOVERNO DOS TRABALHADORES SEM PATRÕES NEM GENERAIS!

Socialismo ou barbárie!

O capitalismo é um sistema falido e está em total descrédito: 56% da população mundial considera que o capitalismo tal como existe hoje é mais maléfico que benéfico para o mundo, indica pesquisa da família Edelman. Dados da mesma pesquisa revelam que cerca de 70% da juventude entre 18 e 29 anos nos EUA, que durante décadas foi bombardeado com propaganda anticomunista, afirma que votaria em um candidato socialista, 36% da geração Millenium aprova o Comunismo e 52% afirma preferir viver num sistema socialista ou comunista. Esses são os dados não só do descrédito do capitalismo como também de uma necessidade de mudança clara: a juventude luta contra o capital e, nos diversos países, busca uma saída revolucionária e internacional. Com a pandemia, fica ainda mais evidente que o sistema capitalista não nos serve e que está nos levando para a barbárie! Está cada vez mais evidente que nossa luta se resume em socialismo ou barbárie! Lutamos por socialismo em nossas vidas! Junte-se a nós nesse combate! Participe do primeiro evento online nacional da juventude por Fora Bolsonaro, promovido pela Liberdade e Luta, e se prepare para enterrar esse sistema!

PROGRAMAÇÃO

10:00 às 11:00 – Abertura com saudações internacionais
11:00 às 11:30 – O direito à educação em tempos de pandemia
11:30 às 12:00 – A batalha pelo SUS público, gratuito e realmente para todos
12:00 às 13:30 – Pausa para almoço
13:30 às 14:00 – Se o transporte é público, por que pagamos?
14:00 às 14:30 – O fim do pagamento da dívida pública e a luta pelo Fora Bolsonaro
14:30 às 16:00 – Intervenções do plenário, envio de dúvidas pelo chat
16:00 às 16:15 – Breve pausa, sem derrubar conexões
16:15 às 16:30 – Coleta de Fundos
16:30 às 17:45 – Respostas
17:45 às 18:00 – Encerramento

INSCREVA-SE COMPARTILHE O EVENTO NO FACEBOOK

QUANDO: 31 de maio de 2020 (DOMINGO)
ONDE: INSCREVA-SE PARA RECEBER O LINK!
VALOR DA INSCRIÇÃO: R$5,00

(CONTRIBUA PARA MANTER A INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA DA NOSSA ORGANIZAÇÃO)

Deixe Seu Comentário