Apresentação da brochura “A luta pela educação pública, gratuita e para todos: questões do movimento estudantil”

Apresentamos aqui a introdução escrita pela professora e dirigente da Esquerda Marxista, Maritânia Camargo para a brochura “A luta pela educação pública, gratuita e para todos: questões do movimento estudantil“, lançada no dia 17 de abril de 2021 no 2º Seminário Em Defesa da Educação Pública, Gratuita e Para Todos. A brochura é o mais novo lançamento teórico e de orientação prática da Liberdade e Luta sobre temas candentes do movimento estudantil. A pré-venda está disponível no site da Livraria Marxista e estará disponível em formato PDF ao público no dia 10 de junho! Compre a sua e ajude a manter nossa organização independente política e financeiramente!

Introdução

“– Vamos parar de falar assim, ao acaso, apressadamente. Se queremos ser deslumbrantes, vamos pensar um pouco. Muita improvisação esvazia bestamente o espírito… Olhem a primavera; se chegar antes da hora, está perdida, pois o frio a matará”. (Tholomyès – personagem de Os Miseráveis, de Victor Hugo)

Durante os últimos cinco anos, acompanhei a Liberdade e Luta travando árduas batalhas em defesa da educação pública, gratuita e para todos, não só contra a classe dominante, mas também contra as diferentes organizações de esquerda que há muito baixaram essa bandeira. Neste combate, o resgate histórico e a rigidez de princípios foram e permanecem sendo o fio condutor para o êxito dos jovens e trabalhadores.

O girar da história ainda não nos deu a primavera, como nas palavras de Tholomyès. Não estamos no tempo da beleza, mas o outono nos traz a colheita e aqui estão os frutos teóricos de uma juventude de combate, que estará preparada quando a hora chegar.

É nesse espírito que a Liberdade e Luta traz este compilado de textos que tratam da educação: um resgate da história desse direito conquistado tão arduamente pelos trabalhadores, a educação pública, gratuita e para todos e uma polêmica com a questão da qualidade; a história do movimento estudantil em nosso país, através das organizações dos estudantes – UNE e UBES; a luta pela educação pública, gratuita e para todos nas universidades pagas; a defesa do direito à auto-organização estudantil com o texto sobre os Sindicatos de Estudantes, acompanhado de um modelo de Estatuto baseado nos princípios da liberdade sindical, da democracia, da construção pela base, da independência política e financeira, da luta pela educação pública, gratuita e para todos e do socialismo; e, por fim, um debate sobre a posição dos marxistas sobre a Autonomia Universitária.

Os textos aqui presentes não falam ao acaso, são os frutos dos últimos anos de experiência e, com certeza, ajudarão não só a juventude, mas todo aquele que se emociona com os conhecimentos que a humanidade acumulou, seja na medicina, nas artes ou na economia. Em um momento em que milhões de pessoas morrem nos quatro cantos do globo em razão de um vírus, é fundamental que nos debrucemos sobre a ciência e sobre a história. É desta forma que vamos fortalecer a luta não só pela educação pública, gratuita e para todos, mas pela transformação definitiva da sociedade.

Uma boa leitura a todos! Que sejamos deslumbrantes.

Saudações revolucionárias!

Maritania Camargo, professora e dirigente da Esquerda Marxista
Joinville, 14 de abril de 2021.

Apresentado pela professora e militante da Esquerda Marxista, Maritania Camargo, este material é composto pelos artigos:

  • Qualidade e universalização da educação pública e gratuita: falsa polêmica e nossa posição, por Fábio Ramirez e Lucy Dias
  • De pé a jovem guarda: UNE e UBES da fundação a degeneração, por Chico Aviz
  • A luta pelos sindicatos de estudantes: livre, independente, democrático e socialista, por Mayara Colzani
  • A luta pela educação pública, gratuita e para todos nas universidades privadas, por Lucy Dias
  • A luta pela autonomia universitária e a posição dos marxistas, por Esquerda Marxista e Liberdade e Luta
  • Modelo de estatuto para Sindicato de Estudantes

Visite o site da Livraria Marxista e compre a sua!

Deixe Seu Comentário