Foto: UAW, Facebook

A greve “Stand-Up” nos EUA levará os trabalhadores da indústria automobilística à vitória?

Em recente artigo nosso sobre a batalha contratual do United Auto Workers (UAW), dissemos que este seria um grande teste para Shawn Fain e para a nova direção do UAW. Explicamos que a questão chave seria se os novos dirigentes do UAW tentariam conduzir uma luta dentro dos limites do que é aceitável para o sistema capitalista, ou se desafiariam o próprio sistema que exige salários e condições precárias. A greve de Flint, Sit-Down, de 1936-37 ,e outras ocupações de fábricas de luta de classes lançaram o desafio aos patrões: quem realmente dirige a fábrica – os trabalhadores ou os proprietários?

Desde que o nosso artigo foi publicado, o UAW iniciou uma greve limitada, com o próprio Fain lançando o que afirmou ser a resposta desta geração à tática de greve sentada (Sit-Down) da década de 1930: uma “greve em pé”. Ao meio-dia de sexta-feira, 15 de setembro de 2023, o UAW focalizou três fábricas, uma para cada uma das Três Grandes: Wentzville (da GM) no Missouri; Toledo, Ohio (da Stellantis); e a fábrica de montagem de Michigan (da Ford). Estas três greves envolveram cerca de 12.700 trabalhadores, menos de 10% dos trabalhadores da indústria do automóvel filiados ao UAW.

Até agora, a “greve stand-up” envolve menos de 10% dostrabalhadores do setor automobilístico filiado ao UAW – Foto: UAW, Facebook

Mantê-los na dúvida?

O Presidente Fain disse que, em vez de todos os trabalhadores do setor automobilístico entrarem em greve, os dirigentes sindicais escolheriam quais as fábricas específicas que entrariam em greve em um determinado momento. Ele afirma que isso manteria as Três Grandes adivinhando quais seriam as próximas fábricas.

Para nós, essa tática tem muitos e sérios pontos fracos. Para começar, talvez as Três Grandes não saibam exatamente o que está acontecendo, mas muitos membros do UAW também ficam confusos. Há momentos em que o elemento surpresa pode ajudar a vencer uma batalha, mas será este um exemplo? Quando suas próprias forças estão desorientadas, isso só pode prejudicar o moral e enfraquecer a determinação.

Em segundo lugar, a única forma de vencer uma greve é parar a produção. Esta é a única forma de impedir os capitalistas de colherem nova mais-valia, que é de onde se originam os lucros. Se todo o UAW entrasse em greve, os trabalhadores saberiam claramente o que estão a fazer e criariam um verdadeiro sentido de solidariedade. Ao parar toda a produção, os patrões seriam impedidos de acumular estoques, que poderiam utilizar para sobreviver mais tempo que os trabalhadores em uma greve mais longa. Com o âmbito de ataque limitado do “Stand-Up”, as Três Grandes podem manter a produção e aumentar os estoques enquanto apenas três fábricas estão inativas.

Finalmente, vencer uma greve depende da construção da unidade máxima dos trabalhadores. Este é o poder da união! Se algumas fábricas estiverem em greve e outras não, os patrões explorarão a potencial divisão dentro da força de trabalho. Alguns trabalhadores recebem o salário integral, mais horas extras, enquanto outros recebem apenas o pagamento da greve.

Lembrem-se, 97% dos membros do UAW votaram pela autorização de uma greve. Com um poderoso exército proletário preparado e pronto para a batalha, por que enviar apenas alguns batalhões de cada vez? É muito melhor deixar todos saberem exatamente o que está acontecendo – uma paralisação total da produção – do que “mantê-los na dúvida”.

Há uma alternativa para a direção do UAW

Os trabalhadores da indústria automobilística podem obter uma vitória convincente, mas não devem encarar esta luta com leviandade. As últimas décadas mostram que a classe capitalista americana não se renderá a menos que seja confrontada por uma classe trabalhadora que mostre o seu verdadeiro poder. As leis econômicas do sistema capitalista exigem que os patrões pressionem os trabalhadores a trabalharem mais por menos – não é uma escolha, é apenas a forma como este sistema funciona. A greve de Flint, na década de 1930, foi conduzida por trabalhadores determinados a vencer o inimigo de classe contra todas as probabilidades. Eles enfrentaram policiais armados, sicários contratados pelas empresas e a Guarda Nacional.

Os grevistas de Flint na década de 30 estavam determinados a vencer o inimigo de classe contra todas as probabilidades. Eles enfrentaram policiais armados, b sicários contratados pelas empresas e a Guarda Nacional – Foto: Sheldon Dick, Biblioteca do Congresso

O UAW pode parar todas as operações das Três Grandes. Podem também apelar à classe trabalhadora em geral e ao movimento operário como um todo para obter ajuda nesta batalha. Eles podem espalhar a luta a setores não sindicalizados da indústria automobilística, dizendo que se se organizarem com o UAW, também poderão obter pensões dignas, salários mais elevados e melhores condições de trabalho. Piquetes e manifestações em massa podem ser organizados com outros trabalhadores em greve: The Writers Guild, SAG-AFTRA, Amazon, Starbucks e muitos outros.

O UAW também pode declarar publicamente que, não só recusará ser intimidado por leis anti-sindicais, como também, se alguma destas leis for usada contra eles, convocará e organizará uma reunião nacional do movimento trabalhista para apresentar candidatos trabalhistas independentes nas eleições do próximo ano. Isso mudaria completamente a política nos EUA. Os trabalhadores independentes organizariam a classe, para lutarem tanto contra os Democratas como contra os Republicanos, que são extremamente impopulares, mas não têm concorrência real.

Não há ajuda vinda de Biden ou Trump

Com a aproximação do ano eleitoral, ambos os principais partidos estão cinicamente ponderando a obtenção de votos.

Biden, que se autoproclamou “o presidente mais pró-sindical da história americana”, recusou-se a apoiar a greve. Em vez disso, expressou esperanças de um acordo “em que todos saiam ganhando” e formulou concessões legalistas ao “direito” dos trabalhadores da indústria automobilística à greve. Poderíamos nos perguntar onde estava esse “direito” quando ele e os Democratas tornaram ilegal uma iminente greve ferroviária no ano passado. Longe de agir contra os patrões, ele e o resto do seu partido usam o seu controle sobre o governo para forçar os grevistas a regressarem ao trabalho e derrotar qualquer tentativa dos trabalhadores de reduzir os lucros das empresas.

Trump, por outro lado, alerta os trabalhadores do setor do automóvel que a greve para forçar melhores salários e benefícios por parte das Três Grandes irá simplesmente levar ao fechamento das suas fábricas e à transferência da produção para o estrangeiro para explorar fontes mais baratas de força de trabalho. A mensagem de Trump para os trabalhadores é clara: parem de lutar, aceitem tudo o que as empresas lhes derem e apenas sejam gratos por não ser pior.

Onde está a liderança política que apoie plenamente os esforços dos trabalhadores em defesa de nossos meios de subsistência contra o nivelamento por baixo forçado pela crise do sistema? Esse partido ainda não foi construído, mas todos os pré-requisitos necessários já existem.

Uma oportunidade histórica

Há um século, pequenos grupos de trabalhadores comunistas e socialistas se uniram para construir o UAW contra todas as probabilidades e tiveram sucesso. Os trabalhadores estão hoje numa posição muito mais forte para organizar o nosso poder coletivo do que os nossos antecessores na década de 1930. O que falta é uma direção ousada e decisiva na luta de classes. Mais do que palavras, os trabalhadores precisam de uma direção decisiva, comprometida com táticas de luta de classes que atinjam o único lugar que realmente prejudica os patrões – os seus bolsos.

Os dirigentes do UAW têm uma oportunidade histórica pela frente. Uma vitória do UAW enviaria ondas de choque através do movimento trabalhista. Todos os trabalhadores que reconhecem esta oportunidade e desejam aproveitá-la devem organizar-se juntos, e convidamo-los a juntarem-se aos comunistas da CMI para nos ajudarem a trazer estas ideias para o movimento operário.

TRADUÇÃO DE FABIANO LEITE.