Vote na chapa 8: USP Pública, Gratuita e para Todos!

A chapa “USP Pública, Gratuita e para Todos!”, composta pela Liberdade e Luta e independentes, busca retomar a radicalidade revolucionária necessária ao Diretório Central dos Estudantes (DCE) da USP. Compreendemos que a paralisia do DCE da USP é algo que reverbera para todo o movimento estudantil nacional, uma paralisia que se expressa na concepção política das organizações que compõem a atual direção do DCE, como também da UNE – Disparada, JPL, Levante Popular da Juventude – que investem toda sua força na campanha presidencial de Lula (PT), em vez de mobilizar os estudantes para a luta.

Não acreditamos que esperar passivamente as eleições de 2022 seja uma postura que condiga com as necessidades dos estudantes. Os ataques sofridos não esperam as eleições, como também uma eleição não resolve magicamente os problemas, nem se quer dá de bandeja o projeto de universidade que queremos! Acreditamos que o DCE da USP deva agir como um sindicato estudantil, um instrumento de organização, mobilização e de luta dos estudantes e não um prestador de serviços inerte, pois é apenas dessa forma que podemos lutar contra a precarização da universidade e por seu acesso público, gratuito e para todos!

Uma universidade que corresponda aos interesses dos estudantes e da classe trabalhadora não pode existir sob o governo Bolsonaro (PL), por isso, qualquer um que proponha um projeto de universidade que contraponha a precarização sem se lançar na real mobilização da classe trabalhadora e da juventude pela derrubada do governo Bolsonaro não nos serve. Também não existirá sob o governo Lula a universidade necessária à juventude brasileira, pois, um governo de conciliação de classes – ainda mais tendo Alckimin (PSB) como vice – vai continuar apostando no enriquecimento dos tubarões do ensino em detrimento da ampliação de vagas para todos nas universidades públicas.

A luta pela universidade que necessitamos só pode acontecer sob a bandeira do socialismo, pois é preciso retirar a universidade e a produção acadêmica de sua subserviência aos interesses da burguesia, tomando os grandes meios de produção das mãos dos bilionários e banqueiros, planificando a economia e permitindo o acesso irrestrito por todos os filhos da classe trabalhadora à universidade, e isto não está dentro de perspectiva dentro da sociedade capitalista. Por isso, queremos organizar e mobilizar os estudantes da USP com base nas seguintes bandeiras de luta:

Contra a cobrança de mensalidades nas universidades públicas! Educação pública, gratuita e para todos em todos os níveis!

  • Fim dos vestibulares! Vagas para todos em universidades públicas!
  • Abaixo o pagamento da Dívida Pública! Todo o investimento necessário em educação, saúde, transporte e moradia públicos, gratuitos e para todos!
  • Fim das parcerias público-privadas nas universidades! Estatização de todas as universidades privadas!
  • Permanência estudantil para todos! Bolsas de pesquisa, bolsas de auxílio, vagas nas moradias e restaurantes universitários gratuitos para todos! Retomada dos blocos K e L da moradia já!
  • Creches para todas! Pela garantia das condições de estudo e de trabalho para mães e pais! Abaixo o machismo e o patriarcado!
  • Aborto legal, público, gratuito e com segurança para todas!
  • Ser negro não é crime! Abaixo o racismo e o racialismo!
  • Abaixo a burocracia no uso de nomes sociais e mudanças de documentos! Abaixo toda discriminação e opressão contra LGBTQIA+!
  • Por mais contratações! Abaixo as demissões e o congelamento de salários!
  • Pela contratação direta, efetiva e imediata de todos os trabalhadores terceirizados, com os mesmos direitos e salários dos servidores e com estabilidade no emprego!
  • Estado laico! Abaixo a intervenção religiosa na educação, na política e nas ciências!
  • Fim da polícia militar! Fora PM da USP! Abaixo a repressão!
  • Abaixo o governo Bolsonaro! Abaixo o capitalismo! Pela revolução socialista com um governo dos trabalhadores sem patrões nem generais!
  • Viva o socialismo internacional!

Seu voto é muito importante para ajudar as nossas bandeiras a alcançar mais estudantes, mas a sua participação no Núcleo da Liberdade e Luta-UPS fará toda a diferença! Então, se você gostou de nossas propostas e quer fazer parte da Liberdade e Luta, ajudando a construir não só uma nova universidade mas uma nova sociedade, entre em contato! Clique aqui!

Deixe Seu Comentário