Uma educativa fábula sobre gatos e ratos

Alex Minoru
Um camarada nos enviou o vídeo abaixo para publicarmos no BLOG. É uma excelente fábula chamada Mouseland! Ela foi contada pela primeira vez por Clarence Gillis, um político social-democrata canadense e popularizada por Tommy Douglas, outro político do mesmo partido. Foi utilizada para ilustrar de uma forma bem humorada o sistema político do Canadá, em que o Partido Progressivo Conservador e o Partido Liberal, ambos partidos burgueses, se alternavam no poder. (Vejam o vídeo ao final.)

Essa história, apesar de tanto tempo transcorrido desde a primeira vez que foi contada, permanece completamente atual. Traz-nos a importante lição de que os gatos (a burguesia) independente da máscara utilizada tem sempre o propósito comum de explorar os trabalhadores. Acrescentaríamos a essa fábula que muito cuidado temos que ter também com alguns ratos, que se esqueceram da sua condição de ratos, e passaram a agir na defesa dos interesses dos gatos.  Recordando o romance A Revolução dos Bichos, de George Orwell, e permanecendo no âmbito animal, são os porcos que começaram a andar em duas patas.

Contra os falsos amigos reformistas e contra a burguesia, os ratos… quer dizer, os trabalhadores, devem se organizar e lutar para tomar o poder do Estado, governando verdadeiramente e democraticamente para o interesse do conjunto dos porcos… quer dizer, do proletariado. À luta ratos, porcos, estudantes, operários, camponeses contra esse sistema que (utilizando-nos da palavra de ordem do movimento Ocupar Wall Street) governa defendendo o interesse de 1% da sociedade e oprime os 99% restantes. À luta: pelo socialismo

                                                                                                                                                                      Obs: Na legenda do vídeo, em certo trecho, aparece a tradução “veja só a história de Portugal nos últimos 37 anos”, entretanto, a narração em inglês diz “veja só a história do Canadá nos últimos 90 anos”.

Um comentário

  1. Muito bom!!