Trotsky e a luta das mulheres

INSCREVA-SE

Dando prosseguimento ao Curso Trotsky, que vem sendo realizado pela Esquerda Marxista Paraná ao longo do primeiro semestre desse ano, o próximo módulo, organizado em parceria com o movimento Mulheres pelo Socialismo, irá abordar as contribuições do revolucionário russo para a luta das mulheres trabalhadoras.

Nos cinco módulos já realizados, foram tratados os temas da Teoria da Revolução Permanente, o Programa de Transição, a Frente única, fascismo e bonapartismo, a questão sindical e dos modos de vida. Até o mês de julho, além da questão da mulher, serão apresentados os temas da Arte e da Burocratização stalinista.

Neste módulo 6, que será realizado no dia 10 de junho, a questão da mulher será debatida a partir da perspectiva marxista, levando em conta as contribuições de Trotsky nesse campo, os avanços e limites da discussão sobre a mulher no contexto revolucionário russo e a sua relação com a cultura e os modos de vida que estavam em processo de reconstrução no período pós outubro de 1917.

No blog do curso é possível encontrar sugestões de leituras para esse e os demais módulos. As leituras indicadas sobre o tema da luta das mulheres são:

Inscreva-se e participe!

Deixe Seu Comentário