Outros

Se os Estados Unidos se tornassem comunistas

Este artigo foi escrito para o amplo público norte-americano durante a Grande Depressão, quando milhões de pessoas se radicalizavam e se interessavam em aprender sobre o marxismo e o que significava a revolução socialista nos Estados Unidos. Se os Estados Unidos se tornassem comunistas em consequência das dificuldades e problemas …

Leia Mais »

A degeneração da teoria e a teoria da degeneração: Problemas do regime soviético

O socialismo plenamente desenvolvido (comunismo) significa uma sociedade sem Estado. Mas o período de transição do capitalismo ao socialismo exige um extremo fortalecimento da função do Estado (ditadura do proletariado). Essa dialética histórica do Estado foi suficientemente estudada pela teoria marxista. A base econômica do desaparecimento progressivo do Estado operário …

Leia Mais »

Bibliografia sugerida para a Universidade Marxista – Brasil

Diante do grande êxito da Universidade Marxista Internacional, que contou com a inscrição de quase 6.500 pessoas de mais de 115 países ao redor do mundo, a Esquerda Marxista, seção brasileira da Corrente Marxista Internacional (CMI), decidiu organizar a Universidade Marxista – Brasil. Confira a programação aqui e inscreva-se. 5º …

Leia Mais »

Universidade Marxista – Brasil: Bibliografia para o módulo 3

No próximo sábado, 10/10, às 14h, vamos apresentar o terceiro módulo da Universidade Marxista – Brasil com o tema “A necessidade da Internacional dos Trabalhadores”. O informante dessa edição será o militante da Esquerda Marxista, Evandro Colzani, que irá abordar os seguintes temas: A 1ª Internacional: As bases da independência …

Leia Mais »

Os limites pós-modernos das ideias de Foucault: uma crítica marxista

Michel Foucault foi um destacado filósofo francês do chamado pós-estruturalismo. Teve uma grande influência dentro da corrente pós-moderna de esquerda, entre a esquerda acadêmica e entre os ativistas de diversos movimentos, como o feminismo, o anarquismo e o neozapatismo. Muitos ativistas o veem como um complemento e mesmo como uma …

Leia Mais »

Peru: da independência à consolidação nacional (1821-1895)

Nesta edição, damos continuidade à série de artigos que trata da formação da sociedade peruana contemporânea e sobretudo, o que levou o movimento operário do país andino à situação em que se encontra. Esse é um estudo da maior importância para qualquer militante que procura entender as perspectivas da luta …

Leia Mais »

História do Peru: da colonização à independência (1532-1824)

Nesta nova série de artigos, abordaremos a história de um dos países mais importantes do continente latino-americano: o Peru. Centro histórico de antigas e esplendorosas civilizações, o território peruano sempre exerceu considerável influência sobre os destinos de partes distantes da América do Sul pré-colombiana. A partir da conquista espanhola, no …

Leia Mais »

Civilização, barbárie e a visão marxista da história

Este artigo de Alan Woods trata da barbárie e do desenvolvimento da sociedade humana. Nos escritos pós-modernos, a história aparece essencialmente como uma série inexplicável de acidentes aleatórios e sem sentido. Ela não seria governada por nenhuma lei que possamos compreender. Uma variação deste tema é a ideia, agora muito …

Leia Mais »

Uma nota sobre o trabalho dos comunistas nos sindicatos

O que são os sindicatos Marx termina uma brochura que ele apresentou no Conselho Geral da AIT (I Internacional) em 1865 com a seguinte observação sobre os sindicatos: Estas breves indicações bastarão para demonstrar, precisamente, que o próprio desenvolvimento da indústria moderna contribui por força para inclinar cada vez mais …

Leia Mais »

A 4ª Internacional, o Programa de Transição e a juventude

O Programa de Transição foi escrito em 1938. Toda essa década de 1930 foi marcada pela crise de 1929 que atingiu todos os países, uma crise de escala similar à que estamos vivendo desde 2008-2009. O período anterior está marcado pela morte de Lênin em 1924 e a burocratização da …

Leia Mais »