Outros

História do Peru: da colonização à independência (1532-1824)

Nesta nova série de artigos, abordaremos a história de um dos países mais importantes do continente latino-americano: o Peru. Centro histórico de antigas e esplendorosas civilizações, o território peruano sempre exerceu considerável influência sobre os destinos de partes distantes da América do Sul pré-colombiana. A partir da conquista espanhola, no …

Leia Mais »

Civilização, barbárie e a visão marxista da história

Este artigo de Alan Woods trata da barbárie e do desenvolvimento da sociedade humana. Nos escritos pós-modernos, a história aparece essencialmente como uma série inexplicável de acidentes aleatórios e sem sentido. Ela não seria governada por nenhuma lei que possamos compreender. Uma variação deste tema é a ideia, agora muito …

Leia Mais »

Os socialistas devem se preparar para a revolução?

Este artigo, publicado anteriormente em Socialist Revolution (revista da CMI nos EUA), argumenta que o pêndulo histórico está oscilando na direção de um eventual ressurgimento do movimento dos trabalhadores. O que precisa estar no lugar para que uma futura revolução tenha êxito? Que tipo de organização e programa pode levar …

Leia Mais »

Paulo Freire, um comunista?

Já na campanha eleitoral, o então candidato Jair Bolsonaro, em um debate, expressou-se da seguinte forma: “Entrar com um lança-chamas no MEC para expulsar Paulo Freire lá de dentro.” A partir daí o nome de Paulo Freire passou a ser fonte de infindáveis debates entre os acadêmicos, estudantes, professores e, …

Leia Mais »

Construção pela base ou bolchevismo?

Como chegar às massas? Esta questão tem sido o centro do debate revolucionário desde o nascimento do movimento socialista. As revoluções são precedidas por períodos preparatórios de fermentação e debate, clarificação de ideias, perspectivas e tarefas, sacudindo a inércia de períodos anteriores de estabilidade e passividade. Nesses períodos, há um …

Leia Mais »